1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Kawasaki Versys-X 300 Tourer, equipada com motor bicilíndrico de 296cc, malas laterais de fábrica e autonomia de até 400 km, é vendida no Brasil, mas continua sendo ignorada por muitos que buscam uma trail versátil e econômica
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 8 comentários

Kawasaki Versys-X 300 Tourer, equipada com motor bicilíndrico de 296cc, malas laterais de fábrica e autonomia de até 400 km, é vendida no Brasil, mas continua sendo ignorada por muitos que buscam uma trail versátil e econômica

Escrito por Débora Araújo
Publicado em 15/07/2025 às 10:15
Kawasaki Versys-X 300 Tourer, equipada com motor bicilíndrico de 296cc, malas laterais de fábrica e autonomia de até 400 km
Foto: Kawasaki/Reprodução
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
42 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Versys‑X 300 Tourer vem pronta para viajar com malas laterais e 400 km de autonomia — sim, ela está à venda no Brasil; entenda por que ainda passa despercebida.

Entre as motos aventureiras de entrada que têm ganhado espaço em mercados internacionais, a Kawasaki Versys-X 300 Tourer se destaca por oferecer um pacote completo voltado para viagens e uso misto, com foco em autonomia, conforto e versatilidade. A versão vendida no México, Chile, EUA e outros países já sai de fábrica com malas laterais rígidas, protetores de mão, suporte para baú traseiro, cavalete central e para-brisa elevado — algo que também se encontra na versão vendida no Brasil.

A ausência dessa versão no mercado nacional é sentida especialmente por quem busca uma moto trail Kawasaki com pegada aventureira real, sem precisar recorrer a acessórios aftermarket caros e muitas vezes mal integrados ao design original.

O que é a Versys-X 300 Tourer e por que ela chama tanta atenção?

A Kawasaki Versys-X 300 Tourer é uma aventureira de entrada voltada para quem deseja encarar rodovias, estradas de terra leves e longas distâncias com economia de combustível e conforto ergonômico.

A base do modelo é a mesma da esportiva Ninja 300, com motor bicilíndrico de 296 cm³, mas adaptado para uma entrega mais linear e com menos vibrações em baixa rotação — ideal para viagens longas.

YouTube Video

O grande diferencial da versão Tourer é que ela já vem pronta para a estrada: com malas laterais de fábrica, protetores, suporte de baú e cavalete central. Isso evita ao consumidor a dor de cabeça de procurar por peças compatíveis e instalar acessórios posteriormente.

Ficha técnica – Kawasaki Versys-X 300 Tourer

ItemEspecificação
Motorização296 cc, 2 cilindros paralelos, DOHC 8v
Potência máxima40 cv a 11.500 rpm
Torque máximo2,6 kgfm a 10.000 rpm
Câmbio6 marchas
TraçãoCorrente
Peso em ordem de marcha184 kg
Tanque17 litros
Autonomia estimada400–450 km
Suspensão dianteiraGarfo telescópico de 41 mm
Suspensão traseiraUni-Trak com pré-carga ajustável
Altura do assento815 mm
FreiosDisco 290 mm (dianteiro), 220 mm (traseiro), ambos com ABS
RodasAro 19″ na frente e 17″ atrás, raiadas

Com uma autonomia que ultrapassa 400 km com um tanque, a Versys-X 300 Tourer é ideal para quem busca uma trail leve, econômica e confiável — especialmente em regiões com poucos pontos de abastecimento.

Comparativo: Versys-X 300 Tourer vs rivais vendidas no Brasil

ModeloPotênciaTanquePesoAutonomiaABSMalas de fábricaPreço (estimado)
Versys-X 300 Tourer40 cv17 L184 kg400+ kmSimSim~R$ 35 mil (conversão)
Honda XRE 300 Sahara25,2 cv13,8 L149 kg300 kmSimNãoR$ 27 mil
Yamaha Lander 250 ABS20,9 cv13,6 L153 kg270 kmSimNãoR$ 25 mil
BMW G 310 GS34 cv11 L175 kg250–300 kmSimNãoR$ 39 mil

A comparação mostra como a Versys-X 300 Tourer entregaria um custo-benefício interessante no Brasil, com maior potência, mais autonomia e equipamentos de série que muitas rivais não oferecem nem como opcionais.

O que poucos sabem sobre a Versys-X 300 Tourer

  • O quadro reforçado de aço e a suspensão mais longa tornam a moto ideal para trechos de terra e cascalho, apesar da proposta on-road.
  • A relação de marchas é mais longa que a da Ninja 300, o que ajuda a manter o giro baixo e o consumo reduzido.
  • A Versys usa rodas raiadas e aro 19″ na frente, o que permite encarar terrenos leves com mais conforto do que as rivais com rodas de liga leve.
  • O motor bicilíndrico de alta rotação oferece suavidade e elasticidade que nenhuma trail monocilíndrica consegue igualar nessa faixa.

Vale a pena?

Embora a Versys-X 300 Tourer esteja disponível oficialmente no Brasil, muitos aventureiros ainda recorrem à compra de unidades mais completas no exterior, especialmente via Chile ou México. Nessas versões, o conjunto de malas laterais, cavalete central, protetores e acessórios vem de fábrica — o que evita ao comprador brasileiro gastar mais de R$ 10 mil extras em adaptações após a compra da versão básica.

Mas por que a Kawasaki não oferece no país o mesmo nível de equipamento que distribui lá fora? Será que estamos diante de uma estratégia comercial conservadora, ou o público brasileiro ainda não amadureceu o suficiente para valorizar uma 300cc pronta para longas viagens direto da concessionária?

Enquanto isso, o mercado perde a chance de consolidar a cultura de trail acessível e completa, e muitos continuam achando que só big trail de R$ 90 mil resolve.

Inscreva-se
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alessandro
Alessandro
19/07/2025 00:11

Acho que essa reportagem está equivocado, a Kawasaki vende a versys x 300 tourer no Brasil!

Zuzarte josicleber
Zuzarte josicleber
18/07/2025 09:59

Tenho uma versys X 300…a2 anos a moto e top mas berra demais….perde de arrancada para qualquer biz,e entre 85 e 100 por hora vibra are a alma…..ou vc anda a 80 ou a partir de 105….já dei 155 porém o consumo é de moto 1400…..bebe igual v8

Raphael
Raphael
16/07/2025 12:46

Quem escreveu, claramente não sabe o que está falando.

Débora Araújo

Débora Araújo é redatora no Click Petróleo e Gás, com mais de dois anos de experiência em produção de conteúdo e mais de mil matérias publicadas sobre tecnologia, mercado de trabalho, geopolítica, indústria, construção, curiosidades e outros temas. Seu foco é produzir conteúdos acessíveis, bem apurados e de interesse coletivo. Para sugestões de pauta, correções ou contato direto: deborasthefanecruz@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x