1. Início
  2. /
  3. / Justiça decreta prisão preventiva de suspeitos de furtar combustível da Transpetro
Tempo de leitura 3 min de leitura

Justiça decreta prisão preventiva de suspeitos de furtar combustível da Transpetro

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 03/07/2019 às 01:00
Atualizado em 02/07/2019 às 22:09

Sem categoria

Vazamento de gasolina deixou uma criança morta e cinco feridos. MPRJ informou que 17 pessoas tiveram que deixar as casas na região.

A 3ª Vara Criminal de Duque de Caxia determinou a prisão preventiva de três suspeitos de perfurar um duto da Transpetro em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A tentativa de furto do combustível provocou um vazamento e resultou na morte de uma criança de 9 anos. De acordo com o MPRJ, a companhia de transportes de combustíveis teve um prejuízo superior a R$2,8 milhões.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) denunciou, além dos três suspeitos, quatro pessoas apontadas como integrantes de organização responsável pelo roubo. Elas também teriam participado do furto.

A denúncia aponta que William Cesar Vieira, Mateus Kevin da Silva Belo e Wesley Muniz Pollete perfuraram o duto Orbel I da Transpetro e provocaram um vazamento de cerca de 237 mil litros de gasolina. O crime acontece no dia 26 de abril na Rua Celeno, bairro Capivari, em Duque de Caxias.

Antônio Martins da Silva, avô da vítima, Fernanda Pacheco Luciano, mãe da vítima, Sonia Cristina Tavares Ventura e Ventura Carmona Ventura também são suspeitos de participar do roubo. Eles teriam funções de vigilância, transporte e de negociar a gasolina furtada.

Os parentes da menina morta vão responder pelos crimes de homicídio qualificado, furto qualificado, crime contra o meio ambiente, crime contra a ordem econômica e organização criminosa.

Segundo o MPRJ, “o furto não se consumou pois houve rompimento da mangueira presa à válvula, que não suportou a alta pressão do duto”.

A perfuração, além de causar a morte da criança de 9 anos com 80% do corpo queimado, retirou 17 moradores da área. O crime ambiental provocou uma espessa nuvem branca, de aproximadamente 10 metros, por conta do vazamento de gasolina.

Ana Cristina Pacheco Luciano, de 9 anos, morreu no dia 23 de maio, após ter 80% do corpo queimado no vazamento de combustível. Ela foi encontrada desmaiada em uma poça de gasolina.

A menina foi internada no internada no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, com 80% do corpo queimado. Ela teve queimadura nas mãos, braços e pernas.

Polícia prende dono de posto e funcionários da Transpetro por furto de combustíveis em SP

Operação Trupanon, contra organização criminosa especializada em furto de dutos da estatal, cumpre 14 mandados de prisão temporária e 45 de busca e apreensão em cidades paulistas. Policiais civis do Núcleo de Roubo de Cargas da Delegacia Seccional de Guarulhos, na Grande São Paulo, prenderam nesta segunda-feira, 1° de julho ao menos dez pessoas, incluindo um dono de posto de gasolina e funcionários da Transpetro — subsidiária da Petrobras de transporte e logística — por furto de combustível.

R$ 150 milhões de prejuízo todos os anos. Este é o montante perdido pela Petrobras por causa da ação de grupos criminosos contra dutos de transporte de petróleo e derivados.

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos