1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Já se perguntou como é feita uma moto elétrica? Conheça abaixo a Voltz, fábrica brasileira que desenvolve veículos elétricos de duas rodas
Tempo de leitura 3 min de leitura

Já se perguntou como é feita uma moto elétrica? Conheça abaixo a Voltz, fábrica brasileira que desenvolve veículos elétricos de duas rodas

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 29/09/2022 às 08:21
Fábrica, moto, elétrica
Foto: reprodução voltzmotors.com

A fábrica da Voltz é 100% nacional e é líder no setor de motos elétricas no Brasil! Conheça abaixo mais sobre a fabricação dos veículos

A Voltz é uma fábrica 100% brasileira, fundada no ano de 2017. A empresa possui uma fábrica gigante, a qual foi responsável por garantir à marca o título de líder de segmento de motos elétricas no Brasil. Tendo como foco a redefinição da mobilidade urbana de motocicletas no Brasil, a Voltz iniciou sua jornada desenvolvendo motos 100% elétricas, o que engloba um grande segmento de estratégias e metas, como a de reduzir os gastos e deixar a motocicleta mais sustentável, diminuir a emissão de CO2, e de tornar a mobilidade ecologicamente correta.

Para alcançar todos seus objetivos, as fábricas da empresa trabalham com muita tecnologia em seus processos de produção das motos. De acordo com dados, a Voltz já chegou a fabricar 4 mil motos somente no ano de 2021, sendo que sua ideia principal é ter 10 mil motos até o final de 2022. Para 2023, a meta da empresa é projetada em até 50 mil unidades de motos elétricas.

Modelo de moto  mais vendido da Voltz

O modelo de moto preferido da Voltz (e de todos os seus clientes), é a Street EVS, que possui um visual com pegada esportiva, arrojada e mais robusta, sendo esta moto totalmente elétrica. Dentro da Voltz ainda existem vários outros modelos de moto elétrica, como por exemplo o triciclo Miles, a Ev1 Sport e a EVS Work. Sendo que o Miles é voltado para serviços de logística e entrega.

A Voltz, que está liderando de forma exponencial o mercado de motocicletas elétricas, está planejando o lançamento de mais 5 modelos de motos elétricas em 2023, além de novas estratégias inovadoras. Partindo do ponto de que a empresa é líder no setor de motos elétricas, a pretensão agora é começar a fazer sua própria trilha, servindo de exemplo para outras fabricantes menores no mercado.

Abaixo, confira um vídeo do canal TecMundo, que visitou a fábrica da Voltz, e trouxe informações sobre a montagem de uma moto elétrica.

https://youtu.be/vOA5Hen7Ypw

Mais sobre veículos elétricos: Jaguar Land Rover começa sua conversão de fábrica inglesa para carros elétricos, Land Rover elétrico sai em 2024

Visando uma transformação em uma marca completamente elétrica, a Jaguar Land Rover quer sair na vanguarda dos carros elétricos, e começou a converter sua fábrica em Halewood, na Inglaterra, para deixar a unidade pronta para a produção de apenas veículos de emissão zero. Em Halewood, cidade do subúrbio sudeste de Liverpool, o primeiro Land Rover movido a bateria será produzido, entre outros futuros carros elétricos. A expectativa é que ele seja comercializado a partir de 2024.

A fábrica de Halewood começou a ser construída pela Ford no início dos anos 1960, para permitir que a empresa entrasse nos principais mercados europeus com carros produzidos no Velho Continente. Entretanto, somente em 2001, a empresa começou a produzir o X-Type e, posteriormente, também outros modelos da montadora fundada por William Lyons. Na última década, com a saída da Ford e o retorno da Jaguar e Land Rover sob a propriedade da Tata Motors, a fábrica nos arredores de Liverpool passou a se concentrar em vários modelos das duas marcas britânicas. Hoje, ela deseja sair na frente na produção de carros elétricos e híbridos.

Embora seja curioso, a Ford ainda continua a ter um centro industrial em Halewood, sendo que a empresa norte-americana também decidiu converter essas plantas para a mobilidade elétrica. Nesta perspectiva, no entanto, a produção se concentrará em trens de força para veículos movidos a baterias destinados à Europa. Em relação a conversão de suas atividades para um cenário elétrico, a Jaguar Land Rover também criou um novo centro em Gaydon, onde poderá testar cp, facilitando a sua próxima geração de carros elétricos com emissão zero em termos de interferência elétrica e rádio.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos