Itaboraí assinou um protocolo de intenções com a petroleira Petrobras para a cessão de áreas do Polo GasLub. Acordo promete retomar a economia no setor de petróleo e gás, explorando ainda a infraestrutura do local, além de atrair grandes indústrias para o município.
Itaboraí que tem uma história repleta de vitórias e derrotas, vive uma esperança de guinada econômica e geração de empregos com a retomada das obras do Polo GasLub (antigo Comperj). O município iniciou sua jornada de maneira simples, e posteriormente se tornou em 1978 o mais importante centro agrícola da Vila de Santo Antônio de Sá, e a produção começou a ser embarcada dois anos depois em caixas de madeira nos 14 barcos pertencentes ao porto. Eis aí a origem do conhecido bairro de Porto das Caixas.
Leia também
- Multinacional Volkswagen lança a nova Kombi, o clássico que permaneceu em produção até 1975 aqui no Brasil terá um sucessor elétrico!
- Microsoft convoca para vagas em cursos gratuitos EAD (online) com certificados; o plano Mais Brasil ajuda milhares de brasileiros a se capacitarem profissionalmente
- Gol abriu vagas de emprego home office para trabalhar no conforto de casa; não há limite de idade, não é necessário ensino superior e você pode se candidatar agora!
- Multinacional Sodexo abre vagas de emprego de nível fundamental, técnico e superior para trabalhar no Rio de Janeiro, São Paulo, Macaé, Bahia e mais, neste dia 2 de novembro
Itaboraí se consolidou economicamente, em 1860, onde os transportes fluviais foram gradualmente substituídos pelos ferroviários, recebendo toda a produção de gêneros do nordeste fluminense pela ferrovia e enviando em embarcações pelo Rio Aldeia, até o Rio Macacu.
Mas infelizmente, no ano de 1874, foi inaugurada a Estrada Ferro-Carril Niteroiense, de Niterói até Porto das Caixas, substituindo o transporte fluvial. A construção da estrada foi uma das principais responsáveis pelo declínio do porto, os anos foram se passando e Itaboraí pouco fez para o desenvolvimento da cidade.
- Petrobras e Brasil boicotados pelo Ibama, diz ex-presidente do Senado! Estatal tenta explorar novo pré-sal, gerando 350 MIL novos empregos, mas esbarra na negativa do órgão
- Agora vai? Petrobras está otimista e espera explorar jazida de petróleo que vai gerar mais de 300 MIL empregos para os brasileiros
- Pré-sal: produção de petróleo e gás natural alcança recorde histórico no Brasil
- Governadora Fátima Bezerra impulsiona avanços nos investimentos da Brava Energia no Rio Grande do Norte.
Obras do Comperj devolveram a esperança econômica e geração de empregos para Itaboraí
Eis que surge uma esperança de retomada econômica para o município, as obras do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) foram iniciadas pela Petrobras. O início das atividades logo geraram mais de dois mil empregos diretos. Mas tudo que é bom dura pouco, e em 2015, no entanto, as obras do Comperj foram paralisadas, o que fez Itaboraí entrar novamente em uma decadência econômica.
A paralização das obras, devastou a atividade comercial do município, que despencou quase pela metade e mais de 700 lojas fecharam. O mercado imobiliário esfriou, derrubando os preços dos imóveis em quase 45%.
Mas a esperança não saiu dos corações dos trabalhadores, que sabiam que Itaboraí ia dar a volta por cima. Com as atividades do Polo GasLub (antigo Comperj), Itaboraí vive uma esperança de retomada econômica, o novo momento conta com a ajuda do governador Claúdio Castro, que tem conversado com o prefeito Marcelo Delaroli.
Eleito em 2020, Delaroli, em dez meses de governo, atraiu empresários e trouxe recursos da União e do Estado, além de já ter feito muitas obras na cidade. O governo também assinou um protocolo de intenções com a petroleira Petrobras para a cessão de áreas do Polo GasLub. A ideia é explorar o potencial da infraestrutura do local para atrair grandes indústrias e viabilizar a retomada econômica no setor de óleo e gás.
A gigante do petróleo brasileiro Petrobras se comprometeu investir R$ 13,7 milhões durante o período de dois anos para seis projetos, com foco em educação no estado do Rio. O resultado da seleção inclui iniciativas apoiadas pela Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura do Estado do Rio (Lei Estadual nº 8.266/2018).