O aumento do IPVA vem gerando questionamentos por parte dos brasileiros, André Brunetta, Cofundador do aplicativo Zul+ fala sobre possibilidades de pagamento do tributo.
Os diversos estados do Brasil já começaram a divulgar os calendários de pagamento do IPVA, entretanto, vários estados aumentaram o valor do tributo, surpreendendo os proprietários de veículos. André Brunetta, cofundador do Zul+, aplicativo de compra e ativação de estacionamento rotativo, afirma que devido a esse aumento, várias plataformas têm surgido promovendo a facilidade no pagamento do tributo com parcelamentos.
Descontos, prazos e parcelamento: saiba tudo sobre o IPVA 2023
O cálculo do IPVA se dá com base na tabela da Fipe
Através do levantamento de dados, órgãos governamentais projetam que o IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) em 2023 ficará mais caro em todo o território brasileiro.
O governo apontou que em São Paulo a taxa ficou 10,77% mais cara neste ano, sendo estimada a arrecadação de R$ 23,4 bilhões com o tributo.
- Para a surpresa dos fãs, Yamaha lança a nova Ténéré 700 2025 com visual renovado e tecnologia de ponta!
- Brasil, o país onde tirar a CNH é um verdadeiro pesadelo! Ficando em 2º lugar no ranking mundial, considerado um país extramente difícil de conseguir tirar a habilitação
- Toyota 4Runner TRD Surf Concept surpreende como picape baseada em SUV: um projeto que traz o verão para o asfalto
- Adeus, Honda Pop 110! Nova concorrente chega com 3 motos incríveis na faixa de R$ 9 mil para dominar o mercado e desbancar até a Yamaha!
Já nos estados do Pará e Goiás, os governos estaduais informaram que a taxa deve ficar, aproximadamente, 11,5% e 10% mais alta, respectivamente.
No Pará, segundo informações divulgadas pela Sefa (Secretaria de Estado da Fazenda), o aumento do imposto se dá com base na Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas), que mede os valores venais conforme a marca e modelo dos veículos.
Aponta também que a variação média dos preços segundo a referência tributável do IPVA foi de 11,54% no Pará.
Já em Goiás, a Secretaria de Economia comunicou que utiliza “o preço do veículo avaliado pela tabela Fipe e aplica em cima desse valor de venda uma alíquota de acordo com a categoria do veículo”. Segundo o governo, o estado segue as mesmas alíquotas de IPVA vigentes há oito anos, e o aumento do imposto em 2023 tem como motivação a valorização dos carros usados.
Para André Brunetta, o aumento já era aguardado. Mas para Victor Mahon, essa alta pesará no bolso dos trabalhadores
“Com a pandemia, as montadoras tiveram problemas para entregar carros zero quilômetro, o que aqueceu o mercado de usados”, afirma André Brunetta, Cofundador do aplicativo Zul+ e Diretor de Inovação e Digital da Estapar, acrescentando que a alta do IPVA já era aguardada, pois já tinha sido verificada em 2022.
Acrescenta também, “a perda de renda e a alta de juros também reduziram o poder de compra dos brasileiros e encareceram o financiamento. Tudo isso combinado provocou a elevação dos preços dos carros e, consequentemente, do IPVA”.
“No ano de 2022, os veículos em geral subiram menos do que em 2021. Logo, o IPVA também vai aumentar um pouco menos. Porém, isso não quer dizer que o imposto não vai pesar no bolso. Podemos esperar que esse ano o IPVA tenha um acréscimo médio da ordem de 10%, o que é muito pesado para a conjuntura atual de alto endividamento das famílias”, afirmou Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay.