Menu
Início IPVA 2023: aumento do tributo surpreende e causa insatisfação dos brasileiros. André Brunetta, Cofundador do aplicativo Zul+, e Victor Mahon, sócio da Zapay, comentam sobre o assunto

IPVA 2023: aumento do tributo surpreende e causa insatisfação dos brasileiros. André Brunetta, Cofundador do aplicativo Zul+, e Victor Mahon, sócio da Zapay, comentam sobre o assunto

22 de janeiro de 2023 às 23:39
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
O aumento do IPVA vem gerando questionamentos por parte dos brasileiros, André Brunetta, Cofundador do aplicativo Zul+ fala sobre possibilidades de pagamento do tributo.
Fonte: AutoPapo

O aumento do IPVA vem gerando questionamentos por parte dos brasileiros, André Brunetta, Cofundador do aplicativo Zul+ fala sobre possibilidades de pagamento do tributo.

Os diversos estados do Brasil já começaram a divulgar os calendários de pagamento do IPVA, entretanto, vários estados aumentaram o valor do tributo, surpreendendo os proprietários de veículos. André Brunetta, cofundador do Zul+, aplicativo de compra e ativação de estacionamento rotativo, afirma que devido a esse aumento, várias plataformas têm surgido promovendo a facilidade no pagamento do tributo com parcelamentos.

Descontos, prazos e parcelamento: saiba tudo sobre o IPVA 2023

Descubra qual o valor do IPVA 2023 do seu veículo. Fonte: DOK Despachante

O cálculo do IPVA se dá com base na tabela da Fipe

Através do levantamento de dados, órgãos governamentais projetam que o IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) em 2023 ficará mais caro em todo o território brasileiro.

Artigos recomendados

O governo apontou que em São Paulo a taxa ficou 10,77% mais cara neste ano, sendo estimada a arrecadação de R$ 23,4 bilhões com o tributo.

Já nos estados do Pará e Goiás, os governos estaduais informaram que a taxa deve ficar, aproximadamente, 11,5% e 10% mais alta, respectivamente.

No Pará, segundo informações divulgadas pela Sefa (Secretaria de Estado da Fazenda), o aumento do imposto se dá com base na Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas), que mede os valores venais conforme a marca e modelo dos veículos.

Aponta também que a variação média dos preços segundo a referência tributável do IPVA foi de 11,54% no Pará.

Já em Goiás, a Secretaria de Economia comunicou que utiliza “o preço do veículo avaliado pela tabela Fipe e aplica em cima desse valor de venda uma alíquota de acordo com a categoria do veículo”. Segundo o governo, o estado segue as mesmas alíquotas de IPVA vigentes há oito anos, e o aumento do imposto em 2023 tem como motivação a valorização dos carros usados.

Para André Brunetta, o aumento já era aguardado. Mas para Victor Mahon, essa alta pesará no bolso dos trabalhadores 

“Com a pandemia, as montadoras tiveram problemas para entregar carros zero quilômetro, o que aqueceu o mercado de usados”, afirma André Brunetta, Cofundador do aplicativo Zul+ e Diretor de Inovação e Digital da Estapar, acrescentando que a alta do IPVA já era aguardada, pois já tinha sido verificada em 2022.

Acrescenta também, “a perda de renda e a alta de juros também reduziram o poder de compra dos brasileiros e encareceram o financiamento. Tudo isso combinado provocou a elevação dos preços dos carros e, consequentemente, do IPVA”.

“No ano de 2022, os veículos em geral subiram menos do que em 2021. Logo, o IPVA também vai aumentar um pouco menos. Porém, isso não quer dizer que o imposto não vai pesar no bolso. Podemos esperar que esse ano o IPVA tenha um acréscimo médio da ordem de 10%, o que é muito pesado para a conjuntura atual de alto endividamento das famílias”, afirmou Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar