1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Investimentos da Petrobras: impactos e planos da Estatal no setor de petróleo e gás natural
Tempo de leitura 3 min de leitura

Investimentos da Petrobras: impactos e planos da Estatal no setor de petróleo e gás natural

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 24/04/2023 às 16:12
Investimentos da Petrobras
Investimentos da Petrobras (foto/divulgação)

A Petrobras é a maior empresa do setor de petróleo e gás natural do Brasil e uma das maiores do mundo. Sua atuação é ampla, abrangendo desde a exploração até a comercialização do produto final.

Com isso, a empresa possui uma grande carteira de projetos de investimento em diversas áreas de negócio. Recentemente, a empresa informou ao Ministério de Minas e Energia os investimentos vigentes em seu portfólio, para subsidiar a elaboração do novo Programa de Aceleração do Crescimento.

Além disso, a Petrobras também anunciou a ampliação e modernização de unidades na Refinaria Abreu e Lima e indicou novos nomes para a diretoria da Transpetro.

Investimentos vigentes da Petrobras

A Petrobras informou ao Ministério de Minas e Energia a carteira vigente de projetos de investimento de capital em fase de implantação, dos segmentos de negócio de Exploração e Produção E&P, Refino, Transporte e Comercialização – RTC, Gás e Energia – G&E e Renováveis.

Segundo a estatal, projetos de investimentos que tenham impacto na imagem, reputação e visão de futuro, como projetos exploratórios da Margem Equatorial ou de biorrefino, mesmo que em fase de planejamento, também foram incluídos nas informações fornecidas.

Todos os projetos estão previstos no Plano Estratégico 2023-2027 (PE 2023-27), divulgado ao mercado em novembro de 2022. A Petrobras destacou a modificação da entrada em operação de três FPSOs: Búzios 7, Integrado Parque das Baleias (IPB) e Búzios 10.

Apesar das modificações nas previsões de entrada em operação, a empresa afirmou que não são esperados impactos nas suas metas de produção de óleo e gás natural divulgadas.

Investimentos na Refinaria Abreu e Lima

via BM&C NEWS

A Petrobras também assinou contrato para ampliação e modernização de unidades já em operação na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. As unidades envolvidas são a destilação atmosférica, coqueamento retardado e unidades auxiliares.

Após a conclusão das obras, esperada para o quarto trimestre de 2024, a refinaria terá um aumento na capacidade total de processamento do Trem 1: dos atuais 115 mil barris de petróleo por dia (bpd) para 130 mil bpd, conforme previsto no Plano Estratégico 2023-2027.

A modernização dessas unidades é estratégica para a Petrobras e para o país, pois viabilizará o incremento da oferta de diesel para o mercado brasileiro a partir de 2025.

Indicações para a Diretoria da Transpetro

A diretoria executiva da Petrobras aprovou as indicações de Sergio Hermes Martello Bacci e Fernando Mascarenhas Cavalcanti de Barros para ocuparem, respectivamente, os cargos de presidente e diretor financeiro da sua subsidiária Petrobras Transporte S.A.(Transpetro).

Também foi confirmado o nome de Jones Alexandre Barros Soares para o cargo de diretor de Transporte Marítimo, Dutos e Terminais da Transpetro. As indicações estão sujeitas à eleição pelo Conselho de Administração da Transpetro, que ocorrerá na próxima quinta-feira (27).

Impactos dos Investimentos da Petrobras

Os investimentos da Petrobras têm um grande impacto na economia brasileira, especialmente os relacionados à produção de petróleo e gás natural. De acordo com especialistas, com a ampliação das unidades da Refinaria Abreu e Lima, é esperado um aumento na oferta de diesel no mercado nacional a partir de 2025.

A Petrobras é uma das maiores empresas brasileiras em termos de geração de empregos diretos e indiretos. Com os novos investimentos em projetos que visam explorar novos campos de petróleo e gás natural, é esperado um aumento na demanda por mão-de-obra qualificada em diversas áreas de atuação.

Por outro lado, os investimentos em novas tecnologias e projetos exploratórios têm um alto custo, o que pode afetar o resultado financeiro da empresa a curto prazo. Porém, a longo prazo, a expectativa é de um aumento na rentabilidade e na capacidade produtiva da Petrobras.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos