As estradas paulistas estão prestes a passar por uma transformação histórica, com promessas de duplicações de vias, ciclovias que se estenderão por quilômetros e melhorias estruturais que visam revolucionar a mobilidade no estado.
O Governo de São Paulo está destinando R$ 4,3 bilhões ao longo dos próximos 30 anos para um extenso plano de melhorias em diversas rodovias estaduais.
De acordo com informações reveladas pelo jornal Gazeta de S.Paulo, o projeto prevê a duplicação de 90 quilômetros de estradas, a construção de 73 quilômetros de ciclovias, e a adição de faixas de ultrapassagem e acostamentos em várias regiões. No entanto, a data de início da cobrança de pedágios nas novas vias ainda não foi divulgada.
Investimentos e melhorias nas rodovias
Duplicações e ciclovias: Um dos pontos centrais do investimento inclui a duplicação do trecho Bertioga-Santos da SP-055 (Rio-Santos), que também contará com uma ciclovia em toda a sua extensão.
- Brasil pode enfrentar escassez de combustíveis e isso deve ser o gatilho para Petrobras reajustar os preços, dizem analistas
- Vale revoluciona o mercado! Gigante brasileira anuncia construção da maior fábrica de cimento sustentável do planeta, transformando rejeitos de mineração em inovação ambiental
- Falta de mão de obra chega na construção civil! ‘Filho do mestre de obras é engenheiro e não quer ir para a obra’, diz CEO de construtora
- Novo trem custará 15 BILHÕES e ligará São Paulo ao litoral do estado
Além disso, o trecho entre Peruíbe e Praia Grande ganhará vias marginais e dispositivos para melhorar a conectividade urbana. No trecho Miracatu-Peruíbe, além da duplicação, haverá a construção de dispositivos viários, marginais e passarelas.
Pedágios e sistemas de controle
- Investimentos em sistemas de arrecadação
De acordo com o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica, a Parceria Público-Privada (PPP) que fundamenta esse projeto prevê um gasto de R$ 87 milhões em sistemas e equipamentos para a arrecadação de pedágios, sendo que R$ 25,6 milhões serão aplicados já no primeiro ano de contrato.
O valor das tarifas foi estipulado entre R$ 1,00 e R$ 6,00 no Lote Litoral, com uma taxa de R$ 0,20 por quilômetro para pistas duplas e R$ 0,14 para pistas simples.
- Sistemas de fiscalização
Além das tarifas, o estudo projeta um investimento de R$ 29,2 milhões em sistemas de controle e fiscalização, incluindo R$ 16,8 milhões para instalação de radares e R$ 12,4 milhões para balanças de pesagem de veículos, garantindo a segurança e eficiência nas rodovias.
Terceiras faixas e segurança nas rodovias de São Paulo
- Faixas de ultrapassagem
O projeto também inclui a construção de 10 quilômetros de terceiras faixas no trecho Mogi-Bertioga, além da recuperação de quatro quilômetros de vias marginais e a construção de 47 quilômetros de acostamentos.
- Rampas de escape na serra
Na Serra do Mar, três rampas de escape serão construídas nos quilômetros 78,1, 84,4 e 88,5 para veículos pesados. Essas rampas são projetadas para aumentar a segurança nas descidas íngremes, evitando acidentes em caso de falha nos freios.
Com tantas mudanças previstas, você acredita que essas melhorias nas rodovias de São Paulo realmente trarão benefícios a longo prazo, ou os novos pedágios serão um obstáculo para os motoristas?
Desde que fizeram a rodovia Santos/ Rio ; Rio Santos; SP 55, sempre se falou em duplicação desta rodovia! Vi essa rodovia ser asfaltada e depois disso nenhuma melhora de infraestrutura foi feita (apenas conversas que iria duplicar)! Com o passar dos anos ocorreu a ampliação de construções e formações de bairros e em algumas praias a rodovia tendo seu espaço ocupado por construções (como resolver isso)!
Atualmente o volume de carros aumentou em muito nas rodovias e nas rodovias litorâneas. Com o passar dos anos as cidades e bairros do litoral foram ampliando e desta forma ampliando o aumento de usuário na rodovia a deixando obsoleta para o volume de tráfego.
Falta opções de trajetos e ou pontos de descida/subida para o litoral. Para seguir ao litoral de Santos a Bertiiga temos a Rodovia Mogi/Bertioga ; Anchieta e Imigrantes.
Para seguir viagem ao litoral norte a partir da Rodovia Mogi Bertioga a São Sebastião/ Ilha Bela, não tem nenhum outro ponto de interligação entre o Planalto e Litoral.
Seguindo do complexo Anchieta / Imigrantes a Peruibe é a mesma situação, não tem nenhum outro ponto de interligação entre litoral e Planalto e os problemas citados do litoral norte segue os mesmos para o sul.
Há anos se falam em melhorias e projetos de construção de outra rodovia (se não me falha a memória teria um projeto aprovado para uma nova rodovia para o litoral sul) não sei mais se isso sai!
Os problemas são vários desde acessibilidade para o litoral que as rodovias existentes não suportam mais o volume de veículos, segurança devido a muitos cruzamentos em nível tanto de veículos e como de pedestres e fluidez na rodovia.
Com certeza todas melhorias são bem vindas e atualmente são de extrema urgência.
Mas, porém e entretanto tem que se pensar também em retirar certos impostos tais como o IPVA por exemplo por que se vai colocar mais Pedagios para passar de carro por que pagamos tantos impostos! Concordo a rodovia fica com a manutenção em ordem porém estamos pagando novamente.
Um último detalhe, por que as prefeituras dessas cidades litorânea não se juntam com o governo do Estado para buscar soluções para múltiplos projetos, ex: Rodovias e transporte!
Sou moradora do macuco há exatamente 55 anos, sou proprietária fico preocupada com as desapropriações,não tenho idade nem saúde para financiar outro imóvel.Até agora não fomos notificados ,o que farão com 220 famílias prejudicadas com esse projeto feito dentro do bairro macuco, sendo que tem outros traçados que não afetaria às famílias que ali vivem!!NAO SOMOS CONTRA O TÚNEL E SIM CONTRA AS DESAPROPRIAÇÕES!!