1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Investimento bilionário em Parque Eólico vai gerar mil vagas de emprego no Nordeste até março de 2023. Obras estão a cargo da maior empresa privada de energia do Brasil, a ENGIE, e serão realizadas no Rio Grande do Norte
Localização RN Tempo de leitura 3 min de leitura

Investimento bilionário em Parque Eólico vai gerar mil vagas de emprego no Nordeste até março de 2023. Obras estão a cargo da maior empresa privada de energia do Brasil, a ENGIE, e serão realizadas no Rio Grande do Norte

Escrito por Sabrina Moreira Paes
Publicado em 01/07/2022 às 00:22
parque eólico obras rio grande do norte brasil nordeste investimento vagas de emprego
Vagas de emprego no parque eólico serão para construção e manutenção dos aerogeradores | Foto: Engie
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

ENGIE investiu R$ 2,3 bilhões para construção do Parque Eólico Santo Agostinho, no RN, trazendo muitas vagas de emprego para a região

O Rio Grande do Norte segue na liderança como maior estado produtor nacional de energia eólica, e agora receberá um investimento bilionário da maior empresa privada de energia do Brasil, a ENGIE. O investimento de R$ 2,3 bilhões se deu para a construção do novo Complexo Parque Eólico Santo Agostinho, e promete oferecer até mil vagas de emprego até 2023, quando as obras serão concluídas.

A empresa anunciou que já está em processo de contratação de 800 colaboradores e que mais 200 vagas serão abertas ainda esse ano. No mundo, a companhia conta com mais de 170 mil colaboradores. O parque está localizado nos municípios de Lajes e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte, a 120 quilômetros da capital, Natal. Saiba mais sobre esse novo empreendimento.

Entenda um pouco mais sobre a importância do Nordeste na geração de energia eólica no Brasil

YouTube Video
Rio Grande do Norte é o maior produtor nacional de energia eólica e recebe cada vez mais investimentos | Reprodução — YouTube: Consutec RN

Implementação do parque eólico de Santo Agostinho começou em 2021 e vai ser concluída em 2023, com aerogeradores Siemens e geração de vagas de emprego no Nordeste

O projeto inicial do Complexo Parque Eólico Santo Agostinho contará com uma capacidade de geração de 434 MW, a partir da presença de 70 aerogeradores da Siemens Gamesa, produzindo 6,2 MW cada. As obras foram iniciadas em janeiro de 2021 e têm previsão de conclusão até março de 2023, podendo ser uma ótima oportunidade para quem busca por vagas de emprego na região nordeste.

A ENGIE é uma empresa grande e comprometida na busca pela transição de matriz energética para adoção de outras mais renováveis. Ela visa neutralidade em carbono e soluções em sustentabilidade. Com os projetos já em operação no Brasil, a ENGIE já consegue produzir 10 GW por meio de suas 69 usinas, responsabilizando-se por 6% da produção nacional de energia eólica.

Esse novo complexo no Nordeste vai expandir ainda mais os negócios e a permanência da empresa no Brasil, estimulando o mercado de trabalho com novas vagas de emprego. Após a conclusão das obras de Santo Agostinho, a empresa vai aumentar sua presença no mercado livre de energia e estimular o uso de energia eólica e de fontes renováveis, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa e ajudando a reduzir a gravidade do aquecimento global.

Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), esse conjunto parque eólico do Nordeste vai direcionar toda sua energia para o mercado livre. Esse setor já é responsável por 30% de toda energia elétrica consumida ao nível nacional, e assim tenderá a ganhar ainda mais força.

Porque a ENGIE foca no Nordeste?

Conforme apontamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, produzido pelo Centro de Referência para as Energias Solar e Eólica Sérgio de S.Brito, o Nordeste, em especial o Rio Grande do Norte, é a região mais promissora para geração de energia eólica no Brasil. Isso implica em uma potencial capacidade de 500 GW, equivalendo a quase três vezes a atual capacidade total nacional.

Além disso, a ENGIE Brasil já tem outras usinas em operação na região e com resultados muito satisfatórios na geração de energia eólica e de vagas de emprego. No momento, a empresa conta com usinas no Ceará, com o Conjunto Eólico Trairi (212,6 MW), e na Bahia, com os Conjuntos Eólicos Umburanas (360 MW), Campo Largo Fase 1 (326,7 MW) e Conjunto Eólico Campo Largo Fase 2 (361,2 MW).

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Sabrina Moreira Paes

Moradora da Grande São Paulo, 25 anos, formada pela UFPR com MBA em marketing pela USP. Possui mestrado pela Unicamp e doutorado em andamento na USP. Profissional de marketing, Copy, SEO e Ghost Writer certificada pelas Universidades de Stanford, California, Northwestern e Toronto. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos.

Compartilhar em aplicativos