Investidores russos propõem uma linha de trem entre Arroio do Sal e Paraná, mas a malha ferroviária do RS enfrenta desafios críticos. Enquanto isso, novos portos estão sendo construídos, levantando questões sobre o futuro do transporte na região.
Um projeto ferroviário de 1.549 quilômetros está em jogo, ligando Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a Terra Roxa, no oeste do Paraná.
Apresentada pela empresa Doha Investimentos e Participações, de Porto Alegre, a proposta voltou a ser analisada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em setembro de 2024, após uma suspensão temporária. A interrupção, segundo informações, ocorreu por conta da necessidade de reavaliação dos impactos das mudanças recentes na legislação.
Em julho de 2024, a ANTT decidiu dar novo impulso ao projeto e notificou a empresa para o envio de informações complementares. No momento, a Agência aguarda essas documentações para prosseguir com o processo de autorização.
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Se aprovada, a linha de trem entre Arroio do Sal e Terra Roxa será gerida pela Doha Investimentos por um longo período de 99 anos.
Investidores
A empresa destaca que conta com a participação de investidores russos em seu quadro, uma informação que gera tanto interesse quanto especulação. Além do projeto ferroviário, a Doha Investimentos está envolvida no licenciamento para a construção de um novo porto em Arroio do Sal, que já está em andamento desde outubro de 2020.
Porém, há quem acredite que a empresa possa estar mais interessada em demarcar o traçado da ferrovia do que em efetivamente implementá-la. Fontes do setor sugerem que o verdadeiro objetivo seria estabelecer negociações futuras, sem a intenção real de seguir com o cronograma proposto. Até o momento, essa especulação não foi oficialmente confirmada pela Doha Investimentos.
Novo porto em construção
Enquanto isso, a construção de um novo porto no Rio Grande do Sul avança. A empresa DTA Engenharia lidera o projeto, tendo assinado um contrato com o governo federal na semana passada, que concede à empresa o direito de implantar o empreendimento. Isso se dá após a conclusão do processo de autorização junto aos órgãos competentes.
Malha ferroviária do RS em crise
Paralelamente, a malha ferroviária do Rio Grande do Sul enfrenta sérios problemas, agravados por danos causados por enchentes recentes.
Dos 1.700 quilômetros de trilhos existentes no estado, aproximadamente 800 quilômetros precisam de intervenções, e a recuperação poderá levar anos.
Estima-se que os investimentos necessários para reparar a malha ferroviária ultrapassem os R$ 3 bilhões.
Com esse processo de recuperação lento, o estado ainda enfrenta desafios logísticos e de transporte ferroviário, enquanto novos projetos, como a linha entre Arroio do Sal e Terra Roxa, aguardam um avanço nas negociações.
O Futuro do transporte no sul
Seja pela construção do novo porto ou pela potencial linha de trem, a infraestrutura no Sul do Brasil está em um momento crítico. Os investidores russos, com sua influência e recursos, podem trazer um novo horizonte para a região, mas é preciso acompanhar atentamente o desenrolar dos acontecimentos.
O que isso significará para a logística e a economia do estado?
Você acredita que o projeto ferroviário será realmente implementado ou é apenas uma manobra para futuras negociações?