O Google coleta e armazena milhares de informações dos usuários. Saiba como selecionar e excluir essas informações e a como ter mais privacidade na internet.
As buscas feitas no Google são coletadas e armazenadas a fim de dar continuidade ao algoritmo. É através dessa coleta de interesses que anúncios e propagandas são recomendados, o que acaba gerando discussões e dúvidas acerca da segurança presente na internet e o uso das redes.
O Google consegue armazenar todo tipo de informação, como os históricos de busca, localização e até mesmo padrões de comportamento. Porém, é possível deletar esses dados armazenados pelo Google durante a navegação.
Como ter mais privacidade na internet
No painel inicial do Google, estão os primeiros dados, chamados de “informações pessoais”, como o email, o nome, a data de nascimento, o telefone e o gênero. Essas informações presentes na internet podem ser ocultadas, impedindo a sua visualização por outras pessoas. Além disso, através da opção oferecida pelo Google “Escolha o que as outras pessoas podem ver”, os detalhes dessas informações podem se manter discretos.
- Contrato Orbital Tático Impulse Space: O Projeto Secreto que Está Revolucionando as Operações Espaciais!
- Descubra o Segredo dos Bastidores: Como Veículos Autônomos e Investimentos Estão Transformando o Futuro da Mobilidade!
- YouTube Pede Desculpas por Erro Incrível: Canais Bloqueados Injustamente e Assinaturas Canceladas!
- OpenAI investimento bilionário: Descubra como ainda há espaço para outras startups no mercado!
O Google sabe quais são suas pesquisas na internet e quais são os aplicativos usados, como o Maps, o Play Store, o Tradutor, Chrome, entre outros. Além disso, o Google também armazena seu histórico de localização enquanto o GPS estiver em funcionamento, ainda que o Google Maps não seja usado diariamente pelo usuário. O histórico de pesquisas e vídeos assistidos no YouTube também é guardado pelo Google.
Para que o público tenha mais privacidade e preserve suas informações e dados pesquisados, existe um recurso do Google que exclui os históricos de pesquisa após um tempo máximo de registro das informações. O usuário também pode aumentar e ter mais controle sobre a sua privacidade ao conferir no seu perfil a área de “Dados e privacidade”, na seção “Dados de apps e serviços que você usa”, ao clicar na seta voltada para a direita.
O usuário, ao criar uma conta no Google e um endereço de e-mail no Gmail, aceita os termos de condição de uso, os quais explicam em detalhes como o Google utiliza as fontes de informação. Portanto, ao seguir os passos citados, o usuário consegue ter mais controle sobre o que é monitorado em cada aplicativo e evitar o vazamento de informações indesejadas.
Deletando e escolhendo as informações compartilhadas com o Google
O usuário pode escolher as informações que quer compartilhar com o Google, assim como pode apagar essas informações, incluindo, por exemplo, os pixels de navegação, os cookies para envio de notícias e propagandas de lojas virtuais. Ele deve acessar o site de configurações gerais do Google, selecionando a seção “Dados e Personalização”.
A seção possui a opção de “Minha Atividade”, a qual o usuário pode ver tudo o que está conectado na sua conta do Google, além do seu histórico de pesquisa na Web, no Youtube, no Gmail, entre outros aplicativos. Com isso, pode escolher quais informações deseja manter e quais ele quer excluir.
Já a opção “Linha do Tempo” oferece as informações de todo o histórico de localização ligados à conta por meio de um mapa. O usuário pode escolher uma data para analisar melhor o que está armazenado nessa opção.
Para deletar qualquer uma das informações da seção “Dados e Personalização”, deve-se clicar nos três pontos presentes no lado direito da tela e selecionar a opção “excluir”.
A escolha das informações que o usuário deseja compartilhar na internet pode ser feita manualmente. Isto é, ele deve desativar o armazenamento de dados. Essa opção fica no topo da página, em que o usuário deve selecionar uma das opções(atividade na web e apps, histórico de localização e histórico do YouTube) e escolher entre ativar ou desativar o armazenamento de dados na internet.