A revolução da Inteligência Artificial (IA) poderia impulsionar o PIB do Brasil em até 6%, de acordo com um estudo conduzido por Reginaldo Rodrigues, CEO da Cogtive. Com mais de 15 anos de experiência em controle e automação de unidades fabris, Rodrigues ressalta a necessidade urgente de adoção da indústria 4.0 no Brasil.
IA na Manufatura: Oportunidades e Desafios
A incorporação da IA no setor de manufatura poderia, potencialmente, resultar em um significativo aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Rodrigues, que também é engenheiro mecânico e de controle e automação, baseia essa análise em estudos de mercado e na experiência da Cogtive, uma desenvolvedora de softwares para linhas de produção industrial.
A aplicação de soluções de IA e aprendizado de máquina (machine learning) nos processos produtivos industriais, um marco da transformação para a indústria 4.0, tem o potencial de acelerar processos, combater falhas e desperdícios, e otimizar a capacidade produtiva.
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
- Guia Completo da Arval: Dicas Incríveis para Maximizar a Vida e Desempenho dos Seus Carros Elétricos
- Impulsionando o Futuro: MTR Solar Revoluciona o Setor com Complexo Inovador e Soluções Verdes
- Sil Fios e Cabos Elétricos: Vencedor do Prêmio Anamaco 2024 pelos 50 Anos de Excelência em Condutores Elétricos.
Potencial Desperdiçado e o Impacto no PIB
No entanto, Rodrigues aponta que, em 2022, o setor industrial manufatureiro do Brasil deixou de gerar R$ 500 bilhões devido à falta de aproveitamento da capacidade oculta, equivalente a 5,6% do PIB. Essa estimativa é respaldada por um estudo da McKinsey & Company, que indica que 30% das fábricas operam abaixo do seu potencial máximo.
A causa dessa subutilização inclui paradas desnecessárias da linha de produção, alocação ineficiente de mão de obra, e gestão deficiente dos processos. Rodrigues argumenta que, graças às soluções modernas em automação e IA, esses problemas são totalmente evitáveis.
Caso de Sucesso: Ourofino Saúde Animal
Como prova do potencial da IA na indústria, Rodrigues cita o caso da Ourofino Saúde Animal. A empresa de medicamentos veterinários registrou um aumento de 29% em sua capacidade de produção após adotar a solução de IA da Cogtive, denominada TÆLOR.
A IA, explica Rodrigues, fornece insights valiosos por meio de dados em tempo real, combinando as condições do maquinário com o progresso da linha de produção. Isso permite identificar e corrigir qualquer problema antes que resulte em interrupções e perdas.