Você já imaginou transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica? Agora, isso é possível através de uma oportunidade única oferecida pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Estão abertas as inscrições para 30 vagas de emprego, destinadas tanto para profissionais internos quanto externos, para atuar no Programa Ecosol: Ciranda Formativa Norte e Nordeste/Manuel Querino.
Este programa é parte de uma iniciativa maior de qualificação social e profissional em economia popular e solidária, apoiada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O Programa Ecosol no IFPB vai além de oferecer uma formação tradicional. Ele visa capacitar trabalhadores para atuar em empreendimentos econômicos solidários, promovendo a gestão colaborativa e sustentável.
-
Hapvida abre processo seletivo gigantesco com mais de 800 vagas para profissionais de nível médio, técnico e superior em cargos como Ajudante, Recepcionista, Auxiliar e mais
-
Trabalhe sem sair de casa: 110 vagas de home office para quem busca emprego remoto em 2025
-
Montadora no Brasil é condenada por não contratar candidato após 24 etapas de seleção
-
Trabalhe na Alemanha: país convoca trabalhadores que falam português e querem receber até 4.500 euros em cargos com motorista, cozinheiro, vendedor, enfermeiro e muito, muito mais
Os cursos, que serão realizados nos campi de João Pessoa e Campina Grande, oferecem uma oportunidade ímpar de desenvolvimento pessoal e profissional para aqueles que participarem como educadores e formadores.
Para os interessados em atuar como educadores infantis, há duas vagas disponíveis em cada campus (Campina Grande e João Pessoa). A remuneração é bastante atrativa, sendo de R$22,80 por hora-trabalho. Essas vagas são exclusivas para profissionais externos, ou seja, pessoas que não fazem parte do quadro de servidores do IFPB.
Além disso, o edital prevê 24 vagas para servidores do quadro do IFPB que desejem atuar como professores formadores. As áreas de atuação são variadas, incluindo Letras, Matemática, Informática, Administração, Economia, Ciências Sociais, entre outras.
Para docentes externos, há duas vagas disponíveis, com uma remuneração de R$ 50 por hora-aula, destinadas a profissionais formados em Administração, Gestão Pública, Gestão Rural, Economia ou Ciências Sociais.
As inscrições são gratuitas e estão abertas de 24 a 30 de julho. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico e anexar a documentação necessária através do link: https://concursos.ifpb.edu.br. O processo seletivo considerará a formação acadêmica e a experiência profissional dos candidatos, com a lista final de aprovados prevista para ser divulgada em 10 de agosto.
O curso de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários será oferecido na modalidade presencial, com o objetivo de formar 160 profissionais. O programa pretende preparar os participantes para atuar em ambientes de trabalho associativo e colaborativo, promovendo valores como equidade, igualdade e justiça socioambiental.
Os profissionais selecionados receberão remuneração por meio de bolsas ou como prestadores de serviços, financiadas pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sob a responsabilidade do MTE. Na Rede Federal, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) também participa como um dos organizadores do programa.
Quero
Oportunidade para mudar a vida de pessoas
Com o apoio do governo federal