O Instituto Federal oferece curso gratuito de Libras com 60 horas, aulas on-line gravadas e inscrições abertas até 30 de setembro de 2026.
O Instituto Federal (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho) está com inscrições abertas até 30 de setembro de 2026 para um curso gratuito de Introdução à Libras. A formação possui 60 horas, é oferecida totalmente on-line e aceita participantes com idade mínima de 16 anos. As aulas são gravadas, permitindo que cada aluno organize os estudos de acordo com sua disponibilidade.
A proposta é fornecer uma base para comunicação e acessibilidade, sem formar intérpretes. O conteúdo aproxima os participantes da estrutura linguística de Libras e também apresenta aspectos ligados à comunidade surda, à legislação e ao uso da língua em situações cotidianas.
Curso gratuito trabalha comunicação em situações práticas
Ao longo das 60 horas, os alunos terão contato com vocabulário aplicado a diferentes contextos, construção de frases e diálogos funcionais. A programação também inclui elementos históricos e culturais necessários para compreender a língua além da memorização de sinais.
-
Plataforma lança cursos gratuitos de inteligência artificial com certificado, ensina a criar prompts e automatizar tarefas e prepara novas formações para profissionais em setembro
-
IFRN abre 4.142 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, espalha oportunidades por 24 unidades e mantém inscrições abertas somente até 24 de setembro
-
Fundação Cecierj e UFRRJ abrem 600 vagas em cursos gratuitos sobre Piscicultura Ornamental, Produção de Aves e Ovos Caipira para trabalhadores rurais e outros interessados
-
Instituto Federal oferece 1.792 vagas em cursos técnicos gratuitos em Informática, Agropecuária, Química, Edificações e outras 38 opções para estudar no IFNMG
Esse formato pode atender pessoas que convivem diretamente com surdos, profissionais interessados em ampliar conhecimentos sobre inclusão e estudantes que buscam uma formação complementar.
Educadores também estão entre os públicos que podem aproveitar o conteúdo para reconhecer barreiras de comunicação encontradas em ambientes de ensino e em outras situações sociais.
Instituto Federal oferece aulas gravadas e horário flexível
Como as atividades ficam disponíveis on-line, o participante não precisa acompanhar encontros em um horário único. A organização dos estudos fica sob responsabilidade do próprio aluno durante o período da formação.
Por esse motivo, é recomendável verificar antecipadamente a disponibilidade de acesso à internet e reservar tempo para cumprir as atividades acadêmicas exigidas pelo Campus Muzambinho.
Os critérios relacionados a aproveitamento, frequência e emissão do certificado devem ser consultados nas regras da seleção.
Inscrições para Libras terminam em setembro
Não há cobrança para participar do curso gratuito, mas o candidato precisa observar as condições acadêmicas estabelecidas pelo campus antes de concluir o cadastro.
As inscrições permanecem disponíveis até 30 de setembro de 2026. O Instituto Federal direciona a formação a pessoas a partir dos 16 anos que desejam começar a estudar Libras e desenvolver uma base para se comunicar de maneira mais acessível em situações do cotidiano.
