Inscrições abertas para o curso online e gratuito de qualificação profissional em Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) divulgou o Edital nº 18/2024/REIT – PROEX/IFRO, de 17 de setembro de 2024, para seleção de alunos para o curso de qualificação profissional em Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O curso online e gratuito faz parte do projeto Escola de Conselhos de Rondônia e visa capacitar profissionais vinculados ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), com oferta de vagas remanescentes. A formação será gratuita e não haverá taxa de inscrição.
O curso online gratuito tem como objetivo aprimorar as competências dos profissionais do SGDCA, abordando temas essenciais para a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Com uma carga horária total dividida em 50% presencial e 50% à distância, os participantes terão a oportunidade de assistir a aulas, participar de fóruns, seminários e avaliações. A carga horária abrange atividades online e presenciais, distribuídas em encontros nas cidades-polos e aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Vagas disponíveis e locais de oferta
As vagas do curso estão distribuídas entre os campi do IFRO nas seguintes cidades e polos regionais:
- Quer fazer um curso no Senac? Instituição abre 12 MIL vagas entre cursos técnicos, livres, de graduação e pós-graduação para áreas como saúde, beleza e cuidado pessoal, design, segurança do trabalho e muito mais
- Que tal fazer uma Especialização EAD na Fiocruz? Fundação Oswaldo Cruz abre 280 vagas em diferentes cidades do Brasil
- Quer ganhar R$ 2 mil para estudar? Universidade Federal oferece curso gratuito online (EAD) com certificado e subsídio garantido para todo o Brasil!
- Inscrições abertas para 4,2 mil vagas em Graduação EAD 100% GRATUITA! Universidade Estadual oferece cursos gratuitos online em pedagogia, administração, educação física e mais
- Colorado do Oeste: 20 vagas
- Vilhena: 40 vagas
- Cacoal: 50 vagas (divididas entre duas turmas)
- Ji-Paraná: 7 vagas
- Ariquemes: 14 vagas
- Guajará-Mirim: 8 vagas
- Jaru: 9 vagas
- Porto Velho: 49 vagas (22 na região central e 27 na zona norte)
- São Miguel do Guaporé: 5 vagas
Os encontros presenciais acontecerão em datas específicas entre outubro e novembro de 2024, conforme detalhado no cronograma do edital.
Processo de Seleção do curso gratuito de Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
O processo seletivo será realizado com base na análise das informações fornecidas no formulário de inscrição. Há prioridade para adolescentes, membros do conselho de direitos da criança e do adolescente, servidores públicos e conselheiros tutelares. Em caso de empate, a preferência será dada ao candidato de maior idade. A pontuação extra será concedida para pessoas com deficiência, autodeclaradas pretas ou pardas, e pessoas transgênero.
Requisitos para Inscrição
Os candidatos devem preencher os seguintes requisitos:
- Vínculo com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA);
- Disponibilidade para participar dos encontros presenciais;
- Informar um e-mail válido e número de telefone;
- Preencher corretamente o formulário de inscrição.
Curso online gratuito ofertado pelo Instituto Federal
O curso ofertado é Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, em caráter de qualificação profissional.
Cronograma do Processo Seletivo
- Inscrições: até 24 de setembro de 2024
- Resultado preliminar: 25 de setembro de 2024
- Interposição de recurso: até 26 de setembro de 2024
- Resultado final: 27 de setembro de 2024
- Matrículas: de 28 de setembro a 04 de outubro de 2024
- Início das aulas: conforme quadro de encontros presenciais
Inscrições
Os interessados devem realizar a inscrição até 24 de setembro de 2024, por meio do formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/cs3RkfWicBG3WNcZA. O curso oferece uma grande oportunidade de capacitação gratuita, e ao término, será emitido um certificado válido, desde que o aluno cumpra os requisitos de participação nas aulas e desempenho nas atividades avaliativas.
Não perca essa chance de aprimorar suas habilidades e contribuir para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes! Para mais informações confira o Edital.