O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está com dezenas de vagas em cursos gratuitos de mestrado. Fique por dentro de como se inscrever, taxas de inscrição e início das aulas.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas em dois cursos gratuitos de mestrado. Assim como os demais cursos gratuitos da instituição, os cursos de mestrado são gratuitos, não possuem mensalidades, mas para concorrer a uma das oportunidades é cobrada uma taxa de inscrição de R$ 150.
Saiba mais sobre os cursos gratuitos de mestrado do IFRS
O curso gratuito de Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais do Instituto Federal é multicampi, com aulas nos campi Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz, e conta com duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento de materiais de engenharia, e Tecnologia da Transformação de materiais. Esta oportunidade do IFRS tem como objetivo capacitar profissionais para o exercício da prática profissional avançada e transformadora com bases científicas em Tecnologia e Engenharia de Materiais.
Já o Mestrado Profissional em Educação Básica acontece no Campus Farroupilha e conta com as seguintes linhas de pesquisa: Políticas públicas e Inclusão na Educação Básica; e Formação de professores, currículos e Práticas pedagógicas na educação básica.
- Instituto Federal abre 6 MIL vagas em cursos gratuitos para capacitação na área de TI. Saiba como realizar a sua inscrição sem pagar nada e ganhar R$ 3 MIL REAIS!
- Ambev, a maior fabricante de cerveja do planeta, oferece 20 mil vagas em cursos gratuitos e online (EAD) com certificado garantido para todo o Brasil
- Microsoft, o gigante da tecnologia, liberou 5 mil vagas em cursos gratuitos online (EAD) com certificação garantida para todo o Brasil
- MEC liberou inscrições abertas para curso gratuito de mestrado em educação inclusiva – PROFEI, com vagas em universidades de todo o Brasil
Este curso gratuito do Instituto Federal visa promover a qualificação dos profissionais da educação, especialistas e graduados, que atuam em cargos e funções nas instituições escolares e nos órgãos de gestão dos sistemas de ensino, em trajetória de formação continuada, com estudos e produção de conhecimentos científico-profissionais, metodologias e tecnologias relevantes para o desenvolvimento educacional, que contribuam com as demandas do seu campo de atuação na Educação Básica. Este mestrado é voltado para professores, gestores e outros profissionais da educação interessados em investigar e propor mudanças em suas instituições de ensino.
Passo a passo de como se inscrever nos cursos gratuitos de mestrado do IFRS
Para o curso de Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais do Instituto Federal são oferecidas 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de janeiro deste ano.
A expectativa é que as aulas comecem já na segunda metade de março. Já para o Mestrado Profissional em Educação Básica, no total, são 24 vagas, e as inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de fevereiro. As aulas estão previstas para começar apenas em Abril.
Em ambos os cursos gratuitos de mestrado há reserva de vagas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PcD). Mais informações sobre as etapas de seleção, assim como detalhes sobre todo o processo que rege as seleções podem ser conferidos nos editais de ambos os cursos.
IFRS também oferece cursos de formação inicial e continuada
O Instituto Federal, além destes cursos gratuitos de mestrado, também oferece 6 mil vagas em cursos FIC online, no âmbito do Ministério do Turismo. Aqueles que estiverem interessados devem se inscrever até o dia 25 de fevereiro.
Para a inscrição, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição com dados e documentos pessoais referente à vaga que deseja no site da instituição. As vagas são para cursos como agente de recepção e reservas em hospedagem, mensageiro em meio de hospedagem, garçom, copeiro, espanhol básico e espanhol intermediário.
O candidato deve manifestar interesse no curso no ato da inscrição, bem como no município mais próximo da localidade em que reside. Cada estudante pode se inscrever em até três cursos. As oportunidades são por ordem de inscrição, sendo selecionados os primeiros mil inscritos. Em caso de disponibilidade de mais vagas, será informado na publicação da homologação das inscrições.