Instituto Federal abre milhares de vagas em programa de cursos gratuitos de TI. Não perca esta oportunidade de capacitação na área de TI e se inscreva!
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) está com inscrições abertas para o programa EmbarcaTech no Ceará, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que visa ofertar capacitação na área de TI. No total, são seis mil vagas em cursos gratuitos de TI oferecidas em uma plataforma de Ensino à Distância (EAD), com mil delas disponibilizadas no Ceará.
Tudo sobre o programa de capacitação na área de TI
A área de sistemas embarcados, tecnologia que envolve dispositivos com hardware e software desenvolvidos para tarefas específicas, vem abrindo diversas oportunidades no mercado nacional e internacional.
Esses sistemas constituem o núcleo de uma variedade de produtos, desde eletrodomésticos inteligentes até sistemas automotivos complexos e equipamentos médicos. A expansão de soluções inovadoras tem alavancado a busca por profissionais com capacitação na área de TI, gerando uma demanda crescente por especialistas na área.
- Ambev, a maior fabricante de cerveja do planeta, oferece 20 mil vagas em cursos gratuitos e online (EAD) com certificado garantido para todo o Brasil
- Microsoft, o gigante da tecnologia, liberou 5 mil vagas em cursos gratuitos online (EAD) com certificação garantida para todo o Brasil
- MEC liberou inscrições abertas para curso gratuito de mestrado em educação inclusiva – PROFEI, com vagas em universidades de todo o Brasil
- Embaixada Britânica convoca brasileiros para curso gratuito de mestrado no Reino Unido com todas as despesas pagas
O programa de cursos gratuitos de TI do Instituto Federal tem como base duas fases. A primeira consiste em uma capacitação inicial intensiva de três meses, totalizando 160 horas e disponibilizada em plataforma de Ensino a Distância (EaD). Nesta fase, o programa atende seis mil estudantes, incluindo mil vagas para o Ceará.
A segunda etapa dos cursos gratuitos de TI, uma residência tecnológica, é destinada aos 600 melhores alunos da fase inicial, sendo 100 no Ceará, e tem duração de 12 meses (240 horas). Durante a residência, os participantes recebem uma bolsa de estudos mensal no valor de R$ 3.100.
Quem pode participar dos cursos gratuitos de TI do Instituto Federal?
Podem concorrer à capacitação na área de TI candidatos que possuam idade igual ou superior a 18 anos e que tenham concluído ensino médio. Ainda é necessário que atendam a pelo menos uma das condições:
Estar matriculado ou ter concluído um curso de nível técnico nos eixos de Controle e Processos Industriais ou Informação e Comunicação, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT);
Estar matriculado ou ter finalizado um curso de nível superior ou de pós-graduação nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Engenharias e áreas correlatas ou apresentar experiência profissional comprovada ou competências específicas nas áreas correlatas.
Para apoiar o aprendizado, o programa de cursos gratuitos de TI oferece uma plataforma de ensino com recursos interativos, fóruns e mentorias online com profissionais.
Ao final do curso, os participantes recebem certificação nacionalmente reconhecida emitida pelo IFCE, MCTI e Softex. Os alunos com melhor desempenho terão ainda a chance de participar de estágios remunerados em empresas parceiras, facilitando a entrada no mercado de trabalho.
Conheça o Embarcatech
O programa de capacitação na área de TI, lançado em julho em Fortaleza, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a coordenação da Softex, organização que atua há 27 anos em prol do incentivo da Transformação Digital Brasileira, criando, promovendo e executando iniciativas no âmbito nacional e internacional nas áreas de tecnologia e inovação.
Além do IFCE, também participam do programa de cursos gratuitos de TI os institutos Federais do Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão, juntamente com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI) e o Instituto Hardware BR.
Segundo Wally Menezes, Reitor do Instituto Federal do Ceará, o principal capital intelectual que será formado no programa, com as instituições parceiras, é o maior dos capitais que podemos ter. Com isso, a formação desse time tem essa estratégia de ter uma formação de excelência em tecnologia extremamente estratégica.