De olho no crescimento da rival BYD, fabricante chinesa investe pesado para ampliar a produção e buscar protagonismo no mercado global de carros elétricos e híbridos
A montadora chinesa Changan deu um passo importante para disputar espaço com BYD e Geely, líderes do setor automotivo na China. No dia 15 de maio, a empresa inaugurou uma nova fábrica na Tailândia com produção inicial de 100 mil veículos por ano.
Montadora chinesa quer crescer no ranking
Em 2024, a BYD vendeu mais de 3,7 milhões de carros e liderou o ranking chinês. A Geely ficou em segundo com 1,77 milhão, seguida pela FAW Volkswagen, com 1,6 milhão. A Changan terminou o ano em quarto lugar, com 1,36 milhão de unidades, à frente da Chery, que registrou 1,35 milhão.
Já em 2025, os números seguem uma tendência parecida. A BYD já superou a marca de 1 milhão de veículos vendidos. A Geely está próxima de atingir esse número. A Chery somou 776.141 vendas até abril. A Changan, por sua vez, acumula 562.206 veículos emplacados nos quatro primeiros meses do ano.
-
Porsche investe R$ 70 milhões para ampliar rede de carregadores ultrarrápidos no Brasil e acelerar uso de carros elétricos
-
Porto Alegre se torna referência ao economizar R$ 1 milhão com uso de ônibus elétricos, além de reduzir índice de poluição na capital
-
Volkswagen aposta em SUV elétrico com preço competitivo, que deve custar em torno de R$ 160 mil, além de contar com autonomia de 425 km
-
Nem carro, nem moto, esse triciclo elétrico com mais de 100 km de autonomia pode ser “dirigido” sem capacete, unindo a agilidade de um scooter ao nível de proteção de um carro
Nova fábrica busca ampliar presença internacional
Para disputar com as líderes do setor, a Changan aposta na expansão global. A nova fábrica tailandesa vai produzir carros das marcas Changan, Deepal e Avatr. O foco da produção será o Sudeste Asiático, Austrália e Nova Zelândia.
A meta da empresa é atingir a capacidade máxima de 200 mil veículos por ano até 2027. Atualmente, a planta opera com metade desse volume. A expectativa é que a unidade ajude a aumentar os números da fabricante e fortaleça sua atuação fora da China.
Aposta em veículos de nova energia
A estratégia da montadora chinesa no mercado tailandês envolve apenas carros de nova energia. Isso inclui modelos 100% elétricos, veículos elétricos de longo alcance (EREVs) e híbridos plug-in (PHEVs).
Com essa nova etapa de produção internacional, a Changan busca encurtar a distância que a separa da BYD e da Geely, empresas que dominam as vendas dentro e fora do território chinês.
Será nos próximos meses que o mercado poderá avaliar se a expansão da Changan resultará em uma presença mais forte nos rankings globais.
Com informações de hibridosyelectricos