Brasil inaugura primeiro corredor de transporte pesado a gás natural, começando pelo Maranhão
Prepare-se para uma revolução nas estradas brasileiras! O gás natural está prestes a transformar o transporte pesado no país, trazendo benefícios ambientais e econômicos que parecem saídos de um filme de ficção científica.
O Brasil ganha seu primeiro corredor de transporte pesado a gás natural, com a operação iniciada no Maranhão e planos de expansão para outros estados. A Eneva, operadora de gás natural, fornecerá GNL para a frota de caminhões da Virtu GNL, que será utilizada na logística de distribuição da Yara Brasil, líder global em nutrição de plantas.
Introdução do gás natural no transporte pesado
“Estamos dando um passo importante rumo à descarbonização do país com a introdução do gás natural no transporte pesado,” afirmou Marcelo Lopes, diretor executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva. Esse combustível mais limpo substituirá o diesel, reduzindo significativamente as emissões de gases poluentes e promovendo uma matriz energética mais sustentável.
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A assinatura do contrato de transporte ocorreu no dia 24 de setembro, durante a feira ROG-e, com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho. O contrato prevê o transporte de 50 mil toneladas de fertilizantes por ano, a partir de janeiro de 2025, utilizando caminhões movidos a gás natural e fornecido pela Eneva. Isso resultará em uma redução de 20% nas emissões de CO₂ e 90% na emissão de NOx e SOx, gases nocivos à saúde.
Eneva e Yara
“A adoção de uma matriz de transporte mais eficiente, de menor custo e impacto é fundamental para nos tornarmos uma empresa neutra em carbono até 2050,” disse Alberto Rodrigues, diretor de Logística da Yara Brasil. José de Moura Jr., CEO da VirtuGNL, acrescentou: “Yara é uma empresa que compartilha nosso compromisso com a descarbonização. Estamos entusiasmados com essa parceria.”
A Eneva possui uma capacidade de produção de 600 metros cúbicos de gás natural por dia no Complexo do Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes (MA). Na região do Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, há um alto consumo de combustíveis que agora podem ser substituídos pelo gás natural, garantindo uma matriz energética mais limpa para o país. “Se conseguirmos converter 10% deste novo mercado, seriam equivalentes a aproximadamente 1 milhão de metros cúbicos de GNL por dia,” comentou Lopes.
Uso do gás natural
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a importância do projeto para a sustentabilidade do transporte de carga no Brasil. “Estamos empenhados em estimular a criação de corredores azuis de transporte de carga para promover o uso do gás natural,” afirmou. Entre as ações planejadas está a instalação de postos de abastecimento em rotas estratégicas e a destinação de 1% da receita dos leilões de rodovias para fomentar novas tecnologias de transporte menos poluentes.
Você acredita que o corredor de transporte pesado a gás natural será um divisor de águas para a sustentabilidade no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!