1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Inovação e sustentabilidade: Equipe de cientistas brasileiros recebe premiação da NASA SpaceApps Challenge por criação de tecnologia de verificação de vazamento de óleo no Nordeste
Tempo de leitura 3 min de leitura

Inovação e sustentabilidade: Equipe de cientistas brasileiros recebe premiação da NASA SpaceApps Challenge por criação de tecnologia de verificação de vazamento de óleo no Nordeste

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 31/03/2023 às 23:10
A tecnologia “Poseidon” foi pensada a partir do vazamento de óleo no Nordeste, em 2019, para contribuir com a sustentabilidade. A premiação da Nasa reforça o compromisso dos cientistas brasileiros com a segurança ambiental dos oceanos.
Fonte: Ciclo Vivo
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A tecnologia “Poseidon” foi pensada a partir do vazamento de óleo no Nordeste, em 2019, para contribuir com a sustentabilidade. A premiação da Nasa reforça o compromisso dos cientistas brasileiros com a segurança ambiental dos oceanos.

A ciência e a inovação brasileira segue sendo destaques no mundo inteiro. Um grupo de cientistas nacionais desenvolveu uma tecnologia de verificação de vazamento de óleo nos oceanos, a “Poseidon”, após o acontecido no Nordeste, e recebeu uma premiação internacional. Trata-se do prêmio NASA SpaceApps Challenge, de 2019, que reconheceu os benefícios da tecnologia à sustentabilidade dos mares. O evento foi adiado por conta da pandemia e ocorreu nos dias 15 e 16 de março de 2023.

Tecnologia de verificação de petróleo nos oceanos, criada por grupo de cientistas brasileiros, é premiada pela NASA em evento internacional

Uma equipe de empreendedores e cientistas brasileiros foi premiada pela NASA por desenvolver uma tecnologia inovadora para identificação de vazamentos de óleo nos oceanos.

A solução, batizada de “Poseidon”, foi desenvolvida durante o hackathon NASA SpaceApps Challenge, ocorrido no ano de 2019, que contou com mais de 29 mil participantes de 71 países e cerca de 2 mil projetos desenvolvidos.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A equipe paulista “Massa” levou o prêmio de sustentabilidade na categoria “Impacto Galático”. Essa é uma categoria que reconhece a solução com maior potencial de impacto para melhorar a vida na Terra com base nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Em razão dos impactos da pandemia, a cerimônia de premiação da Nasa acabou sendo adiada. Ela aconteceu na sede da agência espacial americana nos dias 15 e 16 de março de 2021, em Washington DC, nos Estados Unidos.

A tecnologia “Poseidon” utiliza imagens de satélite, Inteligência Artificial e algoritmos para detectar a existência de manchas de óleo nos oceanos.

Com a ajuda da IA, a solução é capaz de identificar a localização do vazamento de óleo, sua extensão e a direção em que ele está se espalhando.

Além disso, a tecnologia é capaz de prever o impacto ambiental do vazamento, permitindo que as autoridades tomem medidas preventivas para minimizar seus efeitos, contribuindo assim com a sustentabilidade. 

Projeto de criação da tecnologia Poseidon foi pensado pelos cientistas brasileiros após vazamentos de óleo no Nordeste do país

O problema dos vazamentos de óleo nos oceanos é uma preocupação global, uma vez que pode causar danos irreparáveis ​​ao ecossistema marinho e à vida selvagem.

Até então, a detecção de vazamentos dependia de observações feitas por aviões e barcos, o que tornava a identificação e a intervenção de vazamentos mais demoradas e menos eficazes.

A tecnologia “Poseidon” oferece uma solução mais rápida e precisa para a detecção e monitoramento de vazamentos de óleo, reduzindo significativamente o tempo necessário para a intervenção e minimizando os danos ambientais.

Segundo os cientistas da equipe, ela foi pensada após os vazamentos de óleo ocorridos no Nordeste brasileiro, no ano de 2019.

O derramamento se tornou um dos mais agressivos da história do país, impactando diretamente na fauna e na flora marinha da região.

“O nosso objetivo com a solução foi buscar minimizar os impactos ambientais e socioeconômicos que um desastre desse pode provocar nas regiões afetadas”, explicou Felipe Tanso, fundador da SkyFix Soluções Interativas e um dos participantes da iniciativa.

Com o recebimento da premiação da Nasa pela tecnologia, o grupo de cientistas brasileiros reforça seu compromisso com a sustentabilidade nacional.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos