Em meio a pandemia, continuam os investimentos em infraestrutura nas obras da Ferrovia Oeste-Leste, na Bahia. O Governo Federal, através da Valec, está trabalhando na escavação do traçado de Guanambi-Bom Jesus da Lapa. Grupo Zurich Airport firma acordo com BNDES para investir nos aeroportos de Macaé e Vitória
Leia também
- Coca-Cola abre vagas para profissionais sem experiência em seu programa de trainee, salário de 13,8 mil reais!
- Pedreiros, Serventes, Auxiliar de Serviço Gerais, Técnicos e muito mais vagas de emprego para manutenção civil
- Guindasteiros, Caldeireiros, Técnicos e Marítimos há vagas para embarque IMEDIATO em multinacional de óleo e gás
As atividades de perfuração em rocha e detonação, que vão possibilitar que o trecho da ferrovia passe pelo local, seguem a todo vapor com 1000 trabalhadores.
- Mais de 50 MIL empregos! Projeto colossal de mineração terá investimento de R$ 5 BILHÕES e promete mudar de vez região brasileira com direito a até ferrovia nova
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o Governo Federal vai conceder o trecho Ilhéus-Caetité em 2020, com foco na mineração.
“A Valec está preparando, ainda, uma extensão da ferrovia até Barreiras, pensando no crescimento do agronegócio em toda a região do Matopiba, dos quais fazem parte os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia”.
Ferrovia de Integração Oeste-Leste
Com aproximadamente 1527 km de extensão, a Ferrovia de Integração Oeste Leste-FIOL ligará o futuro porto de Ilhéus (no litoral baiano) a Figueirópolis (em Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte Sul.
Objetivos
- Estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga de longa distância;
- Favorecer a multimodalidade;
- Interligar a malha ferroviária brasileira;
- Propor nova alternativa logística para o escoamento da produção agrícola e de mineração por meio do terminal portuário de Ilhéus/BA; e
- Incentivar investimentos, para incrementar a produção e induzir a processos produtivos modernos.
Benefícios
- Reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados aos mercados internos e externos;
- Aumentar a produção agroindustrial da região, motivada por melhores condições de acesso aos mercados nacional e internacional;
- Interligar os estados de Tocantins, Maranhão, Goiás e Bahia aos portos de Ilhéus/BA e Itaqui/MA, o que proporcionará melhor
- desempenho econômico de toda a malha ferroviária;
- Incentivar os investimentos, a modernização e a produção;
- Melhorar a renda e a distribuição da riqueza nacional;
- Reduzir a emissão de poluentes;
- Reduzir o número de acidentes em rodovias.
Obras da Ferrovia Oeste-Leste/BA a todo vapor com 1.000 trabalhadores. Atividade de perfuração em rocha p/ detonação liberando traçado Guanambi-Bom Jesus da Lapa. Governo @JairBolsonaro concede trecho Ilhéus-Caetité em 2020 e já preparamos a extensão até Barreiras, focando o agro pic.twitter.com/X126K83S9A
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) April 17, 2020