Em meio a pandemia, continuam os investimentos em infraestrutura nas obras da Ferrovia Oeste-Leste, na Bahia. O Governo Federal, através da Valec, está trabalhando na escavação do traçado de Guanambi-Bom Jesus da Lapa. Grupo Zurich Airport firma acordo com BNDES para investir nos aeroportos de Macaé e Vitória
Leia também
- Coca-Cola abre vagas para profissionais sem experiência em seu programa de trainee, salário de 13,8 mil reais!
- Pedreiros, Serventes, Auxiliar de Serviço Gerais, Técnicos e muito mais vagas de emprego para manutenção civil
- Guindasteiros, Caldeireiros, Técnicos e Marítimos há vagas para embarque IMEDIATO em multinacional de óleo e gás
As atividades de perfuração em rocha e detonação, que vão possibilitar que o trecho da ferrovia passe pelo local, seguem a todo vapor com 1000 trabalhadores.
-
ITA 2.0? Novo complexo de R$ 3 bilhões com 540 hectares e centro de pesquisa vai produzir 50 aviões por ano, incluindo modelo de luxo e bimotor a etanol
-
Cidade dos bilionários de Santa Catarina surpreende geral com luxo escondido, empresas gigantes, segurança absurda e moradores que andam de carro comum como se nada fosse
-
Trem-bala brasileiro vai ligar RJ a SP em 105 minutos com velocidade de 320 km/h, passagem a R$ 500, percurso de 417 km e investimento de R$ 60 bilhões
-
Nova lei cria ‘Super MEI’, eleva limite para muito além dos atuais R$ 81 mil e estabelece nova faixa de contribuição para autônomos
Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o Governo Federal vai conceder o trecho Ilhéus-Caetité em 2020, com foco na mineração.
“A Valec está preparando, ainda, uma extensão da ferrovia até Barreiras, pensando no crescimento do agronegócio em toda a região do Matopiba, dos quais fazem parte os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia”.
Ferrovia de Integração Oeste-Leste
Com aproximadamente 1527 km de extensão, a Ferrovia de Integração Oeste Leste-FIOL ligará o futuro porto de Ilhéus (no litoral baiano) a Figueirópolis (em Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte Sul.
Objetivos
- Estabelecer alternativas mais econômicas para os fluxos de carga de longa distância;
- Favorecer a multimodalidade;
- Interligar a malha ferroviária brasileira;
- Propor nova alternativa logística para o escoamento da produção agrícola e de mineração por meio do terminal portuário de Ilhéus/BA; e
- Incentivar investimentos, para incrementar a produção e induzir a processos produtivos modernos.
Benefícios
- Reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados aos mercados internos e externos;
- Aumentar a produção agroindustrial da região, motivada por melhores condições de acesso aos mercados nacional e internacional;
- Interligar os estados de Tocantins, Maranhão, Goiás e Bahia aos portos de Ilhéus/BA e Itaqui/MA, o que proporcionará melhor
- desempenho econômico de toda a malha ferroviária;
- Incentivar os investimentos, a modernização e a produção;
- Melhorar a renda e a distribuição da riqueza nacional;
- Reduzir a emissão de poluentes;
- Reduzir o número de acidentes em rodovias.
https://twitter.com/tarcisiogdf/status/1251169623820709889
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.