PMIs de serviços nos EUA e Brasil são aguardados pelos investidores, assim como cotações de minério, tensões no Oriente Médio e tecnologia ORAN.
Os **dados de emprego** nos EUA estão no centro das atenções nesta terça-feira (5), com os índices futuros dos Estados Unidos operando em baixa. O mercado aguarda a divulgação do relatório JOLTS, que trará os números de vagas de emprego, e também está de olho nos dados das folhas de pagamento não-agrícolas (payroll), que serão divulgados na sexta-feira (8). A resiliência em qualquer uma das frentes poderá diminuir as apostas de cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed) no início do próximo ano.
Os investidores estão antecipando a reunião da próxima semana, onde esperam que o Fed mantenha as taxas inalteradas. De acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group, os futuros de taxas de juros sugerem uma probabilidade de 58% de o BC americano começar a cortar as taxas até março de 2024. Os **números de vagas de emprego** e os **índices de trabalho** continuarão sendo monitorados atentamente pelo mercado nas próximas semanas.
1.Bolsas Mundiais
O desempenho das bolsas asiáticas foi marcado por quedas generalizadas, influenciadas pela avaliação de uma série de dados econômicos da região. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,91%, atingindo seu nível mais baixo desde novembro de 2022. No entanto, o índice CSI 300, da China continental, obteve um resultado semelhante ao cair 1,9%, encerrando o dia em 3.394,26 pontos, atingindo a mínima dos últimos quatro anos.
- Mais de 1 milhão de barris: envio de petróleo da Rússia para Coreia do Norte em troca de soldados e armas na guerra contra Ucrânia
- Bacia de Campos terá R$ 130 bilhões em investimentos, 25 mil empregos e nova era energética para o Brasil
- Tramontina na indústria offshore? Umas das maiores metalúrgicas do Brasil entrega projeto inovador para FPSO da PRIO!
- Estado brasileiro pode se tornar um dos mais ricos do país com investimento BILIONÁRIO no setor de petróleo e gás e promete gerar mais de 400 novos empregos diretos!
2. Agenda
A programação desta terça-feira traz destaque para o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre no Brasil, que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) às 9h. Além disso, também aguarda-se a publicação do Indicador Antecedente de Emprego, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e dados da política monetária e operações de crédito pelo Banco Central. Ao mesmo tempo, o Índice PMI composto pelo IHS Markit também será divulgado.
3. Noticiário econômico
Nesta terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara deverá debater uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir a carga horária de trabalho semanal de 44 para 36 horas. A análise da constitucionalidade do texto é o ponto de partida para a tramitação da proposta legislativa. Paralelamente, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para investigar o deputado federal André Janones (Avante-MG) pelos crimes de associação criminosa e peculato, a partir de solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR). O inquérito visa apurar a prática conhecida como ‘rachadinha’ por parte do parlamentar, conforme relatos enviados por políticos de oposição e veiculados em reportagens jornalísticas.
4. Noticiário político
Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ressaltou, na segunda-feira (4), que a Corte decide questões que dividem a sociedade em conformidade com a Constituição, enfatizando a independência do tribunal nesta função. Ainda no âmbito político, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara analisará uma proposta que busca reduzir a carga horária semanal de trabalho de 44 horas para 36 horas, demandando um prazo de 10 anos para entrar em vigor se aprovada.
5. Radar Corporativo
No campo corporativo, a Eletrobras assinou um contrato com a Infraestrutura Brasil Holding XX, empresa controlada por fundos geridos pelo Pátria Investimentos, para a venda de 49% no capital social das Sociedades de Propósito Específico (SPEs) Chapada do Piauí. Outro destaque é a Serena, que iniciou as operações do projeto eólico Goodnight 1 no Texas, seu primeiro empreendimento no maior mercado de energia dos Estados Unidos, o Ercot. Por fim, o Conselho de Administração Pague Menos indicou Jonas Marques como sucessor de Mário Queirós para a posição de Diretor Presidente da companhia, em um processo de transição que será efetivado a partir de 2024.
Fonte: Estadão, Reuters e Agência Brasil
Fonte: Info Money