1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Impulse 2, o primeiro avião solar a dar a volta ao mundo, percorre 43 KM sem gastar uma gota de combustível
Tempo de leitura 2 min de leitura

Impulse 2, o primeiro avião solar a dar a volta ao mundo, percorre 43 KM sem gastar uma gota de combustível

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 20/09/2022 às 12:10
Impulse 2, o primeiro avião solar a dar a volta ao mundo, percorre 43 KM sem gastar uma gota de combustível
Ao aterrissar em Abu Dhabi, o Solar Impulse 2 percorreu mais de 40 mil Laurent Gillieron/EFE/VEJA

O primeiro avião movido a energia solar a dar a volta ao mundo consegue alcançar mais de 43 mil km.

O Impulse 2, primeiro avião movido a energia solar a dar a volta ao mundo, conta com uma largura de um Boeing 747, com 4 motores elétricos. O modelo, que usa energia solar como combustível, pode percorrer 43 mil quilômetros sem poluir o ambiente e acaba de alcançar um novo recorde de 97% de eficiência com seus 4 propulsores.

Avião solar conta com mais de 17 mil células fotovoltaicas

Avião Solar Impulse – A volta ao mundo

O Solar Impulse é um projeto de avião movido a energia solar proposto pela Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), situada na Suíça.

A escola é promovida pela Bertrand Piccard, que tem como foco a fabricação de aviões capazes de rodar todo o mundo por meio da fonte solar e sem queimar combustível. O avião solar possui o mesmo tamanho do famoso Boeing 747, mas pesando cerca de 1 tonelada e meia apenas.

O veículo pode voar utilizando energia solar capturada por meio de mais de 17 mil células fotovoltaicas.

Motores elétricos do avião que não utiliza combustível perdem apenas 3% de energia

O avião movido a energia solar pode ser considerado um grande laboratório ambulante, contando com diversas tecnologias de alto nível que tornam possível que o veículo gere grandes quantidades de energia solar e armazene toda essa eletricidade, além utilizá-la de forma mais eficiente.

Tendo uma grande eficiência em seus motores elétricos, de 97%, o avião solar possui apenas 27% em seus motores térmicos, ou seja, os propulsores do avião que não utilizam combustível perdem apenas 3% de toda sua energia. Já os motores movidos a propulsão por meio da combustão chegam a perder até 73% de energia.

Airbus desenvolve drone movido a energia solar

Drone solar da AIRBUS – Youtube

De acordo com dados de agosto do Exército dos EUA, um drone movido a energia solar caiu após voar por mais de dois meses. O veículo, que recebeu o nome de Zephy-8, produzido pelo grupo europeu Airbus, se deparou com eventos que finalizaram sua viagem sobre o deserto de Yuma, no Arizona, em 18 de agosto. 

O site Simple Fying, responsável pelo rastreamento de voos, afirmou que o equipamento atingiu entre 45 mil a 50 mil pés e, de forma rápida, começou a cair.

O drone conta com mais de 25 metros de envergadura e pesa mais de 75 quilos. O Zephy8 movido a energia solar mais do que dobrou os recordes de voos não tripulados.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos