A partir desta sexta-feira, 10 novos radares começam a multar em rodovias paulistas! Saiba onde estão e evite surpresas desagradáveis. A EcoNoroeste segue implantando fiscalização rigorosa para coibir excesso de velocidade. Veja os trechos e os limites permitidos antes de pegar a estrada!
A partir desta sexta-feira (07), motoristas que trafegam por importantes rodovias do interior paulista devem estar atentos a uma novidade que visa aumentar a segurança viária.
Mudanças significativas ocorrerão em trechos movimentados, impactando diretamente a rotina de quem utiliza essas vias.
A concessionária EcoNoroeste anunciou a ativação de dez novos radares de velocidade em trechos sob sua administração, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 31 de janeiro.
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Esses equipamentos estão distribuídos nas rodovias Washington Luís (SP-310), Carlos Tonanni (SP-333) e Laurentino Mascari (SP-333), com limites de velocidade que variam entre 80 km/h e 110 km/h, dependendo do trecho e do tipo de veículo.
Localização dos novos radares
Rodovia Washington Luís (SP-310)
- Km 235+470m: Pista norte, sentido São Carlos-Ibaté, em São Carlos. Velocidade máxima: 90 km/h para veículos leves e pesados.
- Km 259+350m: Pista norte, sentido Ibaté-Araraquara, em Araraquara. Velocidade máxima: 80 km/h para veículos leves e pesados.
- Km 260+700m: Pista sul, sentido Araraquara-São Carlos, em Araraquara. Velocidade máxima: 80 km/h para veículos leves e pesados.
- Km 375+970m: Pista norte, sentido Santa Adélia-Catanduva, em Pindorama. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.
- Km 412+000m: Pista norte, sentido Catiguá-Cedral, em Uchoa. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.
Rodovia Carlos Tonanni (SP-333)
- Km 88+800m: Pista leste, sentido Jaboticabal-Sertãozinho, em Sertãozinho. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.
- Km 96+640m: Pista oeste, sentido Sertãozinho-Jaboticabal, em Sertãozinho. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.
- Km 97+870m: Pista leste, sentido Jaboticabal-Sertãozinho, em Barrinha. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.
Rodovia Laurentino Mascari (SP-333)
- Km 168+710m: Pista leste, sentido Itápolis-Taquaritinga, em Itápolis. Velocidade máxima: 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para pesados.
- Km 173+650m: Pista leste, sentido Itápolis-Taquaritinga, em Itápolis. Velocidade máxima: 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para pesados.
Expansão contínua
Esses novos radares integram um projeto mais amplo da EcoNoroeste, que prevê a instalação de 45 equipamentos ao longo das rodovias sob sua concessão.
Desde 10 de janeiro de 2025, 28 radares já estão em operação, com o objetivo de monitorar e controlar a velocidade dos veículos, visando reduzir acidentes e aumentar a segurança dos usuários.
Critérios de instalação
A escolha dos locais para a instalação dos radares baseou-se em um mapeamento detalhado das áreas com maiores índices de gravidade e fatalidade em acidentes de trânsito.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) aprovaram previamente esses pontos estratégicos.
Informação aos motoristas
Para garantir que os motoristas estejam cientes das novas fiscalizações, a EcoNoroeste realizou ampla divulgação prévia, utilizando placas, faixas e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo das rodovias.
A relação completa dos novos equipamentos está disponível nas redes sociais da concessionária.
Sobre a EcoNoroeste
A EcoNoroeste é uma concessionária do grupo EcoRodovias, responsável pela administração de cinco rodovias no interior de São Paulo.
A empresa iniciou suas operações em 2023, gerenciando as rodovias Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e Carlos Tonanni, além de Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333). Em 2025, a EcoNoroeste assumirá a gestão de mais 158 quilômetros de estradas.
Importância da fiscalização eletrônica
A implementação desses novos radares reflete uma tendência crescente no estado de São Paulo em utilizar a tecnologia para aprimorar a segurança viária.
De acordo com dados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), colisões traseiras causadas por excesso de velocidade representam cerca de 30% dos acidentes nas rodovias paulistas.
A fiscalização eletrônica tem se mostrado uma ferramenta eficaz na redução desses índices, incentivando os motoristas a respeitarem os limites de velocidade estabelecidos.
Orientações aos condutores
Os motoristas que utilizam essas rodovias devem redobrar a atenção às sinalizações de limite de velocidade e estar cientes das novas localizações dos radares. O respeito às normas de trânsito é fundamental para garantir a segurança;