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Importante rodovia em SP vai receber 10 novos radares a partir desta sexta-feira (07)

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 06/02/2025 às 19:16
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A partir desta sexta-feira, 10 novos radares começam a multar em rodovias paulistas! Saiba onde estão e evite surpresas desagradáveis. A EcoNoroeste segue implantando fiscalização rigorosa para coibir excesso de velocidade. Veja os trechos e os limites permitidos antes de pegar a estrada!

A partir desta sexta-feira (07), motoristas que trafegam por importantes rodovias do interior paulista devem estar atentos a uma novidade que visa aumentar a segurança viária.

Mudanças significativas ocorrerão em trechos movimentados, impactando diretamente a rotina de quem utiliza essas vias.

A concessionária EcoNoroeste anunciou a ativação de dez novos radares de velocidade em trechos sob sua administração, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 31 de janeiro.

Esses equipamentos estão distribuídos nas rodovias Washington Luís (SP-310), Carlos Tonanni (SP-333) e Laurentino Mascari (SP-333), com limites de velocidade que variam entre 80 km/h e 110 km/h, dependendo do trecho e do tipo de veículo.

Localização dos novos radares

Rodovia Washington Luís (SP-310)

  • Km 235+470m: Pista norte, sentido São Carlos-Ibaté, em São Carlos. Velocidade máxima: 90 km/h para veículos leves e pesados.
  • Km 259+350m: Pista norte, sentido Ibaté-Araraquara, em Araraquara. Velocidade máxima: 80 km/h para veículos leves e pesados.
  • Km 260+700m: Pista sul, sentido Araraquara-São Carlos, em Araraquara. Velocidade máxima: 80 km/h para veículos leves e pesados.
  • Km 375+970m: Pista norte, sentido Santa Adélia-Catanduva, em Pindorama. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.
  • Km 412+000m: Pista norte, sentido Catiguá-Cedral, em Uchoa. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.

Rodovia Carlos Tonanni (SP-333)

  • Km 88+800m: Pista leste, sentido Jaboticabal-Sertãozinho, em Sertãozinho. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.
  • Km 96+640m: Pista oeste, sentido Sertãozinho-Jaboticabal, em Sertãozinho. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.
  • Km 97+870m: Pista leste, sentido Jaboticabal-Sertãozinho, em Barrinha. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.

Rodovia Laurentino Mascari (SP-333)

  • Km 168+710m: Pista leste, sentido Itápolis-Taquaritinga, em Itápolis. Velocidade máxima: 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para pesados.
  • Km 173+650m: Pista leste, sentido Itápolis-Taquaritinga, em Itápolis. Velocidade máxima: 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para pesados.

Expansão contínua

Esses novos radares integram um projeto mais amplo da EcoNoroeste, que prevê a instalação de 45 equipamentos ao longo das rodovias sob sua concessão.

Desde 10 de janeiro de 2025, 28 radares já estão em operação, com o objetivo de monitorar e controlar a velocidade dos veículos, visando reduzir acidentes e aumentar a segurança dos usuários.

Critérios de instalação

A escolha dos locais para a instalação dos radares baseou-se em um mapeamento detalhado das áreas com maiores índices de gravidade e fatalidade em acidentes de trânsito.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) aprovaram previamente esses pontos estratégicos.

Informação aos motoristas

Para garantir que os motoristas estejam cientes das novas fiscalizações, a EcoNoroeste realizou ampla divulgação prévia, utilizando placas, faixas e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo das rodovias.

A relação completa dos novos equipamentos está disponível nas redes sociais da concessionária.

Sobre a EcoNoroeste

A EcoNoroeste é uma concessionária do grupo EcoRodovias, responsável pela administração de cinco rodovias no interior de São Paulo.

A empresa iniciou suas operações em 2023, gerenciando as rodovias Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e Carlos Tonanni, além de Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333). Em 2025, a EcoNoroeste assumirá a gestão de mais 158 quilômetros de estradas.

Importância da fiscalização eletrônica

A implementação desses novos radares reflete uma tendência crescente no estado de São Paulo em utilizar a tecnologia para aprimorar a segurança viária.

De acordo com dados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), colisões traseiras causadas por excesso de velocidade representam cerca de 30% dos acidentes nas rodovias paulistas.

A fiscalização eletrônica tem se mostrado uma ferramenta eficaz na redução desses índices, incentivando os motoristas a respeitarem os limites de velocidade estabelecidos.

Orientações aos condutores

Os motoristas que utilizam essas rodovias devem redobrar a atenção às sinalizações de limite de velocidade e estar cientes das novas localizações dos radares. O respeito às normas de trânsito é fundamental para garantir a segurança;

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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