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Importante rodovia em SP vai receber 10 novos radares a partir desta sexta-feira (07)

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 06/02/2025 às 19:16
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A partir desta sexta-feira, 10 novos radares começam a multar em rodovias paulistas! Saiba onde estão e evite surpresas desagradáveis. A EcoNoroeste segue implantando fiscalização rigorosa para coibir excesso de velocidade. Veja os trechos e os limites permitidos antes de pegar a estrada!

A partir desta sexta-feira (07), motoristas que trafegam por importantes rodovias do interior paulista devem estar atentos a uma novidade que visa aumentar a segurança viária.

Mudanças significativas ocorrerão em trechos movimentados, impactando diretamente a rotina de quem utiliza essas vias.

A concessionária EcoNoroeste anunciou a ativação de dez novos radares de velocidade em trechos sob sua administração, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 31 de janeiro.

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Esses equipamentos estão distribuídos nas rodovias Washington Luís (SP-310), Carlos Tonanni (SP-333) e Laurentino Mascari (SP-333), com limites de velocidade que variam entre 80 km/h e 110 km/h, dependendo do trecho e do tipo de veículo.

Localização dos novos radares

Rodovia Washington Luís (SP-310)

  • Km 235+470m: Pista norte, sentido São Carlos-Ibaté, em São Carlos. Velocidade máxima: 90 km/h para veículos leves e pesados.
  • Km 259+350m: Pista norte, sentido Ibaté-Araraquara, em Araraquara. Velocidade máxima: 80 km/h para veículos leves e pesados.
  • Km 260+700m: Pista sul, sentido Araraquara-São Carlos, em Araraquara. Velocidade máxima: 80 km/h para veículos leves e pesados.
  • Km 375+970m: Pista norte, sentido Santa Adélia-Catanduva, em Pindorama. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.
  • Km 412+000m: Pista norte, sentido Catiguá-Cedral, em Uchoa. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.

Rodovia Carlos Tonanni (SP-333)

  • Km 88+800m: Pista leste, sentido Jaboticabal-Sertãozinho, em Sertãozinho. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.
  • Km 96+640m: Pista oeste, sentido Sertãozinho-Jaboticabal, em Sertãozinho. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.
  • Km 97+870m: Pista leste, sentido Jaboticabal-Sertãozinho, em Barrinha. Velocidade máxima: 110 km/h para veículos leves e 90 km/h para pesados.

Rodovia Laurentino Mascari (SP-333)

  • Km 168+710m: Pista leste, sentido Itápolis-Taquaritinga, em Itápolis. Velocidade máxima: 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para pesados.
  • Km 173+650m: Pista leste, sentido Itápolis-Taquaritinga, em Itápolis. Velocidade máxima: 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para pesados.

Expansão contínua

Esses novos radares integram um projeto mais amplo da EcoNoroeste, que prevê a instalação de 45 equipamentos ao longo das rodovias sob sua concessão.

Desde 10 de janeiro de 2025, 28 radares já estão em operação, com o objetivo de monitorar e controlar a velocidade dos veículos, visando reduzir acidentes e aumentar a segurança dos usuários.

Critérios de instalação

A escolha dos locais para a instalação dos radares baseou-se em um mapeamento detalhado das áreas com maiores índices de gravidade e fatalidade em acidentes de trânsito.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) aprovaram previamente esses pontos estratégicos.

Informação aos motoristas

Para garantir que os motoristas estejam cientes das novas fiscalizações, a EcoNoroeste realizou ampla divulgação prévia, utilizando placas, faixas e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo das rodovias.

A relação completa dos novos equipamentos está disponível nas redes sociais da concessionária.

Sobre a EcoNoroeste

A EcoNoroeste é uma concessionária do grupo EcoRodovias, responsável pela administração de cinco rodovias no interior de São Paulo.

A empresa iniciou suas operações em 2023, gerenciando as rodovias Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e Carlos Tonanni, além de Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333). Em 2025, a EcoNoroeste assumirá a gestão de mais 158 quilômetros de estradas.

Importância da fiscalização eletrônica

A implementação desses novos radares reflete uma tendência crescente no estado de São Paulo em utilizar a tecnologia para aprimorar a segurança viária.

De acordo com dados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), colisões traseiras causadas por excesso de velocidade representam cerca de 30% dos acidentes nas rodovias paulistas.

A fiscalização eletrônica tem se mostrado uma ferramenta eficaz na redução desses índices, incentivando os motoristas a respeitarem os limites de velocidade estabelecidos.

Orientações aos condutores

Os motoristas que utilizam essas rodovias devem redobrar a atenção às sinalizações de limite de velocidade e estar cientes das novas localizações dos radares. O respeito às normas de trânsito é fundamental para garantir a segurança;

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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