Alta no frete marítimo encarece produtos fotovoltaicos. Expectativa do mercado é de alta de U$ 500 a U$ 600 por semana, impactando diretamente os componentes dos sistemas fotovoltaicos.
O aumento no frete marítimo tem elevado os custos dos produtos fotovoltaicos. O cenário atual aponta para uma expectativa de acréscimo de US$ 500 a US$ 600 semanalmente, o que afeta diretamente os componentes desses sistemas ecoeficientes. A elevação do dólar e os atrasos nas entregas estão contribuindo significativamente para esse aumento.
Com a subida do frete marítimo, o custo de transporte por navio dos produtos fotovoltaicos importados da China para o Brasil se tornou mais oneroso. O mercado prevê que este cenário permaneça por um período, pressionando ainda mais os preços finais dos sistemas fotovoltaicos. Esse cenário deve colocar uma pressão significativa nos custos finais, especialmente em tempos onde a alta demanda dificulta ajustes rápidos.
Impactos no Frete Marítimo no Setor de Fotovoltaicos
Fontes ouvidas pelo Canal Solar indicaram que numerosos fatores estão interagindo para aumentar o frete marítimo, o que impacta diretamente os componentes dos sistemas fotovoltaicos. Conforme apontaram essas fontes, o aumento afeta especialmente os contêineres com módulos fotovoltaicos, que possuem valor agregado inferior aos contêineres com inversores.
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Aumento do Frete e Ajustes nas Rotas
O quadro que se desenha a partir dessa situação é que tanto os EUA quanto a Europa estão pagando um frete marítimo mais elevado para receber produtos oriundos da China. Isso faz com que os navios direcionem suas rotas preferencialmente para esses destinos, em vez de se voltarem para a Costa Leste da América do Sul, resultando em atrasos na entrega de produtos para o mercado brasileiro. Além disso, o tempo para as mercadorias saírem para entrega aumentou, em função da menor quantidade de navios para essa região e pelo fato das embarcações só serem despachadas quando a carga está completa. Há relatos também de blank sailings, onde ocorre a comunicação de cancelamento da atracação de um navio em determinado porto, modificando parcialmente ou totalmente sua rota.
Expectativas e Previsões de Mercado
De acordo com Roberto Caurim, CEO da importadora e distribuidora Bluesun Solar do Brasil, outro fator destacado para essa alta é que o valor do Wp (Watt-pico) do módulo fotovoltaico caiu nos últimos meses na China, o que tornou proporcionalmente mais caro o transporte por módulo. O empresário ainda adiciona que as previsões são de que esse cenário perdure pelo menos até o final do ano. Esse é um quadro que não deve se alterar tão cedo; os armadores não preveem uma redução desses valores, o que significa que ficaremos com fretes elevados até o fim do ano, conforme a expectativa do mercado.
Implicações do Aumento no Transporte Marítimo
Já para Eduardo Villas Boas, CEO da distribuidora Esfera Solar, o mercado de geração distribuída (GD) não deve avaliar exclusivamente esse período específico de alta do frete marítimo como um fator determinante, pois não será decisivo para ditar a venda ou não dos produtos. Villas Boas também observa que existe a expectativa do mercado de que os fretes comecem a se ajustar a partir de agosto, visto que subiram devido a fatores não previstos e que já se ajustaram. Com isso, uma redução de preço deve ocorrer novamente até o final do ano.
Influência da Variação Cambial e do Dólar
Sobre a influência da alta do dólar nesse cenário, Caurim e Villas Boas comentam sobre o impacto do dólar no aumento do frete marítimo e sobre os impostos: Há dois meses, um módulo custava um valor; hoje, em razão do impacto do dólar, principalmente no dia 17, e pelo impacto dos fretes marítimos, o custo aumentou pouco mais de 15%, precisamente 15,4%. Em resumo, quem diminuir preços agora ou vender sem margem provavelmente não vai repor estoque. Estamos vendo muitas distribuidoras saindo do mercado fotovoltaico e, pior ainda, nas páginas policiais pois não conseguiram honrar a entrega dos kits de pré-venda. Esta situação tende a se agravar nos próximos meses, afirmou Caurim.
Preços e Consumo de Produtos Fotovoltaicos
Villas Boas defende que, no momento, o que impacta mais não é o frete em si, mas a variação cambial, que afeta tanto os módulos quanto os inversores e outros insumos. Cada distribuidor possui uma realidade em relação a estoques, prazos de pagamento, estratégia e fornecedores, além de lidar com os resquícios de um ano desafiador para distribuidores e importadores. No entanto, os preços de módulos e inversores vêm caindo nos últimos 12 meses, e o custo-benefício para o consumidor final continua atrativo, acelerando a transição para uma matriz energética mais limpa.
Desafios da Pré-venda e Impactos nos Projetos
Este cenário de alta impacta a pré-venda, pois uma distribuidora que comercializa produtos nessa modalidade muitas vezes não considera a flutuação do frete, prejudicando-se quando o preço acordado fica abaixo do mercado, o que leva a trabalhar com margens negativas. Como precaução, a Bluesun não trabalha com pré-vendas longas. Autorizamos pré-venda somente quando os produtos já estão no porto e trabalhamos com muitos BLs para uma mesma remessa, garantindo que um canal vermelho não impacte todo o lote vendido antecipadamente, explica o empresário.
Aconselhamentos e Estratégias na Pré-venda
Villas Boas opina que o impacto na pré-venda depende do tipo de projeto. Se for um projeto completo, o frete impacta nas negociações; se for venda de pequenos projetos do dia a dia, o impacto é menor, pois normalmente o distribuidor só libera a pré-venda após o embarque, quando o custo do frete já foi definido. Neste caso, o que impacta mais é a variação cambial, atualmente muito volátil, conclui o executivo.
Diferença entre CIF e FOB no Frete
Existem dois tipos de frete: o CIF (Cost, Insurance and Freight), que significa Custo, Seguro e Frete, e o FOB (Free on Board), ou livre a bordo. No Brasil, o tipo de frete utilizado é o CIF, de modo que o encargo fica com a empresa fornecedora e o frete entra no preço final do produto. Quando a tributação se dá pelo CIF e não pelo FOB, esse aumento de frete integra a cadeia tributária, pontua Eudes Silveira, diretor da Port Trade, ao Canal Solar.
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