1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Impacto da moratória de Biden nas exportações de GNL: Como afeta o mercado?
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Impacto da moratória de Biden nas exportações de GNL: Como afeta o mercado?

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 05/02/2024 às 10:58
exportação de gás natural liquefeito, pausa às licenças para novos projetos de exportação, American Petroleum Institute (API), Austrália, Canadá, Catar, Distribuição de Gás Natural, DoE, EUA, Gás Natural Liquefeito (GNL), IEEFA, Joe Biden, Wood Mackenzie
Citygate – ponto de entrega de gás natural (Foto: Divulgação) – Todos os direitos: EPBR

Biden congela licenças para novas plantas de exportação de GNL, impactando a dinâmica do mercado e os preços internacionais. Medida visa combater a crise climática e garantir segurança de abastecimento.

A Exportação de GNL é uma atividade crucial para muitos países, incluindo os Estados Unidos. A recente decisão do governo Joe Biden de pausar as licenças para novos projetos de exportação de gás natural liquefeito (GNL) pode ter impactos significativos no mercado a curto prazo, mas especialistas acreditam que a situação na deve perdurar.
Apesar da pausa às licenças para novos projetos de exportação, analistas afirmam que, se o congelamento durar por mais tempo, os efeitos sobre a dinâmica do mercado podem se tornar estruturais, com impactos nos preços e fluxos comerciais. Ainda assim, a exportação de gás natural liquefeito continuará a desempenhar um papel fundamental no comércio global de energia.

Exportações de GNL: Pausa às licenças para novos projetos de exportação

A seguir, a analisa as implicações da medida:

  • O que a pausa imposta por Biden significa
  • Por que os EUA estão restringindo as exportações
  • Quais os impactos imediatos e de longo prazo sobre os novos projetos
  • Como afeta a geografia do mercado global de GNL
  • Para onde vão os preços
  • Quais os efeitos geopolíticos
  • As consequências ambientais para a indústria local
  • Quem pode ganhar e perder com a medida
  • E o que isso significa para o Brasil

Para que um projeto de liquefação possa exportar GNL dos EUA para países com os quais os Estados Unidos não têm um Acordo de Livre Comércio (ALC), o agente precisa da aprovação do Departamento de Energia (DoE). O mesmo vale para projetos no México e Canadá que usem gás americano como matéria-prima.

Na semana passada, uma ordem executiva do presidente dos EUA determinou uma pausa temporária na aprovação de novos projetos de exportação.

A interrupção vale, justamente, para o envio de gás a países com os quais os EUA não possuem ALC – no caso, a maioria dos principais importadores da Europa e Ásia. A exceção é a Coreia do Sul.

No anúncio, o governo dos EUA justificou que a medida permitirá ao DoE atualizar seus critérios de análises das autorizações.

Pressionado por grupos ambientalistas, no meio de uma corrida eleitoral para a presidência em 2024, Biden justificou o congelamento de novas licenças pelo caráter ambiental.

Na avaliação dos ambientalistas, a liderança dos EUA nas exportações globais de GNL está em desacordo com as ambições políticas do governo democrata de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa a nível nacional e global.

‘Durante este período, analisaremos atentamente os impactos das exportações de GNL nos custos da energia, na segurança energética da América e no nosso ambiente. Esta pausa nas novas aprovações de GNL vê a crise climática como ela é: a ameaça existencial do nosso tempo’, citou Biden, em pronunciamento oficial.

Impactos Significativos das Exportações de GNL

Corrida Eleitoral e Exportações de GNL

Crise Climática e Pausa nas Exportações de GNL

E o que isso significa para o Brasil

Influência das Exportações Globais de GNL nos Custos da Energia

Aprovação do DoE e Análises das Licenças

Retorno das Exportações e Capacidade Adicional de GNL

Gás Natural Liquefeito (GNL) e Impactos na Segurança do Abastecimento

Preços Internacionais e Vieses no Mercado de GNL

Wood Mackenzie e Análise Financeira das Exportações de GNL

Distribuição de Gás Natural e País Importadores de GNL

 

Fonte: EPBR

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x