1. Início
  2. / Uncategorized
  3. / Imagem Geosistemas passa a integrar entidades e grupos de Petróleo e Gás a fim de disseminar o uso de inteligência geográfica no setor
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Imagem Geosistemas passa a integrar entidades e grupos de Petróleo e Gás a fim de disseminar o uso de inteligência geográfica no setor

Escrito por Anna Carolina Cortez
Publicado em 28/06/2024 às 09:59

Ao lado de gigantes, como Petrobras, TAG e TBG, empresa de São José dos Campos passa a incentivar e mediar discussões, compartilhar casos de sucesso e materiais técnicos sobre o poder da geotecnologia voltados exclusivamente para o mercado de óleo e gás no Brasil e do mundo

A Imagem Geosistemas – Distribuidora oficial da Esri no Brasil – olhando positivamente para o movimento do mercado de Petróleo e Gás voltado para inovação tecnológica e transformação digital, passa a ser integrante de uma das maiores entidades representantes do mercado no Brasil, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP),  e no mundo, o “Pipeline Open Data Standard (PODS) Association”, além de comunidades técnicas, como a “Petroleum User Goup (PUG)”. Neste contexto, a companhia será representada pelo profissional, Leandro Coutinho, Analista de Geoprocessamento, especialista em Marketing da vertical Óleo & Gás da Imagem Geossistemas.

No Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) – entidade que organiza encontros, treinamentos e eventos ligados ao setor, a Imagem Geosistemas terá uma agenda consultiva e propositiva, e a responsabilidade de enfatizar o valor da inteligência geográfica por toda a cadeia produtiva “do poço ao posto”, através de soluções voltadas para a inovação e integração, sempre em consonância com projetos voltados para a transição energética. O compartilhamento do portal “Painel RS” (https://painelrs.com.br) com o instituto foi um dos primeiros passos dessa agenda, de forma a garantir que a informação hospedada no painel possa ser utilizada como apoio nos trabalhos de recuperação e projetos de resiliência de ativos impactados pela tragédia no Rio Grande do Sul.

 “A oportunidade de fazer parte do IBP nos permite uma interação mais próxima com as empresas do setor para trocarmos melhoras práticas e casos de sucesso com o uso da geotecnologia”, explica Coutinho. “A abordagem de problemas complexos por meio da inteligência geográfica torna aparente tendências e relacionamentos, geralmente ocultos, que são decisivos para tomadas de decisão. Por meio dos canais de relacionamento mantidos pelo Instituto, criaremos alianças de grande valor, mapeando o caminho para um futuro mais eficiente e sustentável.”, reforça o especialista.

Já no Petroleum User Goup – PUG GIS Hub  – que é uma rede social e ao mesmo tempo um espaço de compartilhamento de conteúdo sobre o setor de petróleo e gás, Leandro Coutinho terá uma cadeira de conselheiro e contribuirá com dados e artigos. O primeiro passo será dado no próximo mês, com o compartilhamento na comunidade dos casos de sucesso e boas práticas alcançadas pelas transportadoras de gás natural brasileiras utilizando inteligência geográfica, que se unem aos mais de 1.200 artigos e apresentações de empresas todos os subsetores da indústria espalhados por todo o planeta.

Por último, a Imagem Geosistemas passa a incorporar a Pipeline Open Data Standard (PODS) Association – uma instituição de nível global que fornece modelos de dados padronizados para empresas que trabalham com oleodutos e gasodutos. Neste espaço, o especialista em geotecnologia revelará mais quanto à expertise da companhia no que se refere a projetos com geotecnologia, inclusive, com cases de sucesso como os da Transportadora Associada de Gás – TAG, apresentado no evento O&G Summit 2022.

O Padrão PODS é o melhor ponto de partida para a implementação de um programa de GIS e gerenciamento de dados devido à sua eficácia e escalabilidade”, revela o profissional da Imagem Geosistemas.

Ambas as comunidades são patrocinadas pela americana Esri.

Principais dores hoje do mercado de Óleo e Gás

Para Coutinho, os profissionais das empresas do mercado de óleo e gás muitas vezes são obrigados a investir muito tempo assimilando as novidades da tecnologia GIS e testando novas soluções. “Quando se deparam com essas necessidades, procuram conhecimento em canais não especializados em Óleo e Gás”, revela.

Além disso, as organizações tendem a restringir necessidades de negócio e demandas por soluções ao seu próprio time (quando ele existe) de especialistas em GIS.

Outra questão apontada por Leandro é que não é comum a troca de experiências sobre o tema Inteligência Geográficanas empresas de Óleo e Gás. “Muitas vezes dificultada pelo sigilo de informação, mas outras vezes pela falta de um canal de comunicação adequado”, explica Coutinho.

Já os benefícios de se fazer parte de entidades e grupos de classe são muitos.

O primeiro deles é ter um canal de debate específico para o mercado GIS em O&G, da possibilidade de criar fluxos de trabalho compartilhados por especialistas de empresas de O&G de todo mundo separados por temas pertinentes ao mercado; de compartilhar e ter acesso a vídeos, artigos, apresentações de eventos e casos de sucesso por dezenas de empresas de O&G sobre todos os temas pertinentes ao mercado.

Por fim, ter acesso aos planos de capacitação de forma gratuita no formato EAD, acesso a um atlas de dados em âmbito global focado na indústria de óleo e gás e separados por temas pertinentes ao mercado, além da possível participação em debates globais, como o mais recente Energy Resources Seminar 2024 e o Esri Energy Resources GIS Conference 2024. Neste ponto, calendário previsto para 2024, engloba assuntos como Eficiência Energética, Transição Energética, Gestão de Risco Operacional e Integração de Sistemas, como o SAP e o Maximo.

Sobre a Imagem (www.img.com.br): Empresa brasileira líder em Soluções de Inteligência Geográfica, fundada em 1986, é a distribuidora oficial do ArcGIS, plataforma desenvolvida pela gigante norte-americana Esri. Apoia empresas e governos na transformação de dados em conhecimento através de tecnologias que solucionam problemas de negócios. A Imagem conta com uma equipe formada por 300 profissionais, sediada em São José dos Campos/SP e possui escritórios comerciais em São Paulo, Piracicaba, Rio de Janeiro e Brasília.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Anna Carolina Cortez

Anna Carolina Cortez, jornalista e assessora de imprensa

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x