Ao lado de gigantes, como Petrobras, TAG e TBG, empresa de São José dos Campos passa a incentivar e mediar discussões, compartilhar casos de sucesso e materiais técnicos sobre o poder da geotecnologia voltados exclusivamente para o mercado de óleo e gás no Brasil e do mundo
A Imagem Geosistemas – Distribuidora oficial da Esri no Brasil – olhando positivamente para o movimento do mercado de Petróleo e Gás voltado para inovação tecnológica e transformação digital, passa a ser integrante de uma das maiores entidades representantes do mercado no Brasil, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), e no mundo, o “Pipeline Open Data Standard (PODS) Association”, além de comunidades técnicas, como a “Petroleum User Goup (PUG)”. Neste contexto, a companhia será representada pelo profissional, Leandro Coutinho, Analista de Geoprocessamento, especialista em Marketing da vertical Óleo & Gás da Imagem Geossistemas.
No Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) – entidade que organiza encontros, treinamentos e eventos ligados ao setor, a Imagem Geosistemas terá uma agenda consultiva e propositiva, e a responsabilidade de enfatizar o valor da inteligência geográfica por toda a cadeia produtiva “do poço ao posto”, através de soluções voltadas para a inovação e integração, sempre em consonância com projetos voltados para a transição energética. O compartilhamento do portal “Painel RS” (https://painelrs.com.br) com o instituto foi um dos primeiros passos dessa agenda, de forma a garantir que a informação hospedada no painel possa ser utilizada como apoio nos trabalhos de recuperação e projetos de resiliência de ativos impactados pela tragédia no Rio Grande do Sul.
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“A oportunidade de fazer parte do IBP nos permite uma interação mais próxima com as empresas do setor para trocarmos melhoras práticas e casos de sucesso com o uso da geotecnologia”, explica Coutinho. “A abordagem de problemas complexos por meio da inteligência geográfica torna aparente tendências e relacionamentos, geralmente ocultos, que são decisivos para tomadas de decisão. Por meio dos canais de relacionamento mantidos pelo Instituto, criaremos alianças de grande valor, mapeando o caminho para um futuro mais eficiente e sustentável.”, reforça o especialista.
Já no Petroleum User Goup – PUG GIS Hub – que é uma rede social e ao mesmo tempo um espaço de compartilhamento de conteúdo sobre o setor de petróleo e gás, Leandro Coutinho terá uma cadeira de conselheiro e contribuirá com dados e artigos. O primeiro passo será dado no próximo mês, com o compartilhamento na comunidade dos casos de sucesso e boas práticas alcançadas pelas transportadoras de gás natural brasileiras utilizando inteligência geográfica, que se unem aos mais de 1.200 artigos e apresentações de empresas todos os subsetores da indústria espalhados por todo o planeta.
Por último, a Imagem Geosistemas passa a incorporar a Pipeline Open Data Standard (PODS) Association – uma instituição de nível global que fornece modelos de dados padronizados para empresas que trabalham com oleodutos e gasodutos. Neste espaço, o especialista em geotecnologia revelará mais quanto à expertise da companhia no que se refere a projetos com geotecnologia, inclusive, com cases de sucesso como os da Transportadora Associada de Gás – TAG, apresentado no evento O&G Summit 2022.
“O Padrão PODS é o melhor ponto de partida para a implementação de um programa de GIS e gerenciamento de dados devido à sua eficácia e escalabilidade”, revela o profissional da Imagem Geosistemas.
Ambas as comunidades são patrocinadas pela americana Esri.
Principais dores hoje do mercado de Óleo e Gás
Para Coutinho, os profissionais das empresas do mercado de óleo e gás muitas vezes são obrigados a investir muito tempo assimilando as novidades da tecnologia GIS e testando novas soluções. “Quando se deparam com essas necessidades, procuram conhecimento em canais não especializados em Óleo e Gás”, revela.
Além disso, as organizações tendem a restringir necessidades de negócio e demandas por soluções ao seu próprio time (quando ele existe) de especialistas em GIS.
Outra questão apontada por Leandro é que não é comum a troca de experiências sobre o tema Inteligência Geográficanas empresas de Óleo e Gás. “Muitas vezes dificultada pelo sigilo de informação, mas outras vezes pela falta de um canal de comunicação adequado”, explica Coutinho.
Já os benefícios de se fazer parte de entidades e grupos de classe são muitos.
O primeiro deles é ter um canal de debate específico para o mercado GIS em O&G, da possibilidade de criar fluxos de trabalho compartilhados por especialistas de empresas de O&G de todo mundo separados por temas pertinentes ao mercado; de compartilhar e ter acesso a vídeos, artigos, apresentações de eventos e casos de sucesso por dezenas de empresas de O&G sobre todos os temas pertinentes ao mercado.
Por fim, ter acesso aos planos de capacitação de forma gratuita no formato EAD, acesso a um atlas de dados em âmbito global focado na indústria de óleo e gás e separados por temas pertinentes ao mercado, além da possível participação em debates globais, como o mais recente Energy Resources Seminar 2024 e o Esri Energy Resources GIS Conference 2024. Neste ponto, calendário previsto para 2024, engloba assuntos como Eficiência Energética, Transição Energética, Gestão de Risco Operacional e Integração de Sistemas, como o SAP e o Maximo.
Sobre a Imagem (www.img.com.br): Empresa brasileira líder em Soluções de Inteligência Geográfica, fundada em 1986, é a distribuidora oficial do ArcGIS, plataforma desenvolvida pela gigante norte-americana Esri. Apoia empresas e governos na transformação de dados em conhecimento através de tecnologias que solucionam problemas de negócios. A Imagem conta com uma equipe formada por 300 profissionais, sediada em São José dos Campos/SP e possui escritórios comerciais em São Paulo, Piracicaba, Rio de Janeiro e Brasília.