1. Início
  2. / Vagas de Emprego
  3. / IBGE anuncia novas vagas de emprego para contratação de profissionais do Censo 2022 nas regiões de DF, ES, MG, PR, RS, SC e SP
Tempo de leitura 3 min de leitura

IBGE anuncia novas vagas de emprego para contratação de profissionais do Censo 2022 nas regiões de DF, ES, MG, PR, RS, SC e SP

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/11/2022 às 10:10
IBGE anuncia novas vagas de emprego para contratação de profissionais do Censo 2022 nas regiões de DF, ES, MG, PR, RS, SC e SP
Foto: Censo 2022 IBGE

O IBGE está com centenas de novas vagas de emprego abertas em seu processo seletivo Censo 2022. Há oportunidades para diversas localidades e os aprovados contarão com ótimos salários.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com mais um processo seletivo aberto que visa disponibilizar mais de 100 novas vagas de emprego para profissionais do Censo 2022. As oportunidades estão distribuídas em municípios nos estados do Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. De acordo com o edital do IBGE Censo 2022, estão abertas 157 vagas de emprego temporárias, onde 154 são voltadas para agentes de pesquisa e 3 para supervisores de coleta e qualidade.

Saiba quem poderá concorrer às vagas de emprego do processo seletivo IBGE Censo 2022

Os interessados em concorrer a essas vagas de emprego devem possuir ensino médio completo, idade mínima de 18 anos completos no ato da contratação, estar em pleno gozo de seus direitos políticos, estar em dia com as obrigações eleitorais, possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, estar em dia com as obrigações militares, para caso de candidato brasileiro do sexo masculino.

Além disso, é necessário não estar incompatibilizado com o disposto no artigo 6 da lei n.º 8.745. 9 de dezembro de 1993, que proíbe a contratação de servidores da administração indireta ou direta da união, dos estados, dos municípios e do distrito federal, assim como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas, possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo, não ter sido contratado pela lei n.º 8.745/1993 nos últimos dois anos e apresentar declaração de próprio punho de que não está em condição de sócio-gerente ou administrador de sociedades privadas. Neste caso, são incluídos os microempreendedores individuais (MEI).

Saiba como se inscrever no processo seletivo do Censo IBGE 2022

Para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM), estão sendo disponibilizadas 154 vagas, espalhadas em 23 municípios do DF, MG, ES, PR, SP e SC, com uma remuneração de R$ 1.387,50 por mês. Já para o cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ), estão abertas 3 vagas no estado do Paraná, com uma remuneração mensal de R$ 3.100.

As inscrições serão realizadas no período estabelecido no Cronograma Previsto no edital. O procedimento de inscrição deve ser realizado apenas presencialmente. Para realizar a inscrição, o candidato deve comparecer ao posto vinculado às vagas de emprego, de acordo com o edital, e entregar o formulário de inscrição, disponível no mesmo documento.

Ao preencher o formulário, o candidato deve considerar apenas a titulação de maior pontuação, tendo em vista que diversas pontuações não são cumulativas. Os candidatos devem apresentar a documentação original ou cópia autenticada no ato da contratação. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.

Processo seletivo para as vagas de emprego do Censo IBGE 2022

O processo de seleção acontecerá por meio de Análise de Títulos, compreendendo a Titulação Acadêmica dos candidatos. O título apresentado pelo candidato será analisado e logo depois, será atribuída uma pontuação, de acordo com o Edital.

A análise de títulos terá caráter classificatório, valendo até 10 pontos, e sendo realizada de acordo com a pontuação já estabelecida, em função do título apresentado no ato da inscrição.

Somente será considerado aprovado no processo seletivo o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 5 pontos do total de pontos da Análise de Títulos. Aquele aprovado dentro do número de vagas será classificado, enquanto o candidato aprovado fora do número de vagas, será considerado eliminado.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos