O IBAMA identificou vazamento de óleo próximo ao navio minero-petroleiro Stella Banner, que está afundando na altura do litoral do Maranhão, cheio de Minério de Ferro
Na altura do litoral do Maranhão, o navio minero-petroleiro Stella Banner, de bandeira sul-coreana, continua encalhado e a espera de uma solução. O navio, que está carregado de minério de ferro, deixou o terminal de Ponta da Madeira, rumo ao porto chinês de Qingdao, quando sofreu avarias no casco. O navio que está cheio de minério de ferro, com 294,8 mil toneladas, também estava totalmente abastecido de óleo.
Veja ainda:
- A Oceaneering encerra a semana com vagas de emprego para projetos de óleo e gás em Macaé, RJ
- 10 mil vagas de emprego são oferecidas por grandes empresas como Coca-Cola, BRF, Stone e mais
- Projeto da Petrobras em Santos-SP, demanda vagas para profissionais de Engenharia Civil e Agrimensor
De acordo com a Vale, a avaria aconteceu na proa após o navio sair, na noite de segunda-feira, do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão. A Vale informou também que o dano ocorreu já fora do canal de acesso ao porto.
- Vitória do petróleo e gás? Empresas petrolíferas estão se afastando da energia verde e faturando BILHÕES com combustíveis fósseis
- Petrobras choca o mundo ao prometer TRANSFORMAR o Brasil com investimento de US$ 111 BILHÕES e geração de milhares de empregos! Será a virada do país?
- Petrobras tem plano audacioso de investimentos: a área de exploração e produção contará com um orçamento de US$ 77 bilhões (R$ 440 bilhões), enquanto US$ 20 bilhões (R$ 114 bilhões) serão destinados ao refino
- Brasil e Argentina fecham mega-acordo para importar gás natural barato e revolucionar a integração energética na América do Sul!
O MV Stellar Banner, de bandeira das Ilhas Marshall, chegaria na China no dia 4 de abril. Segundo o site Marine Traffic, ele tem 340 metros de comprimento, carrega 300 mil toneladas de minério e foi construído em 2016.
Quatro rebocadores estão no local para prestar apoio. A sul-coreana Polaris Shipping, dona do navio, contratou a empresa Ardent Global para elaborar um plano de resgate.
Nesta sexta-feira (28), em um sobrevoo no local, o Ibama detectou uma mancha de óleo com radio de 830 metros próxima ao navio. Em nota, o Ibama informou que há uma mancha fina de óleo, mas que não sabe dizer o volume derramado. O navio está carregado com 4.000 toneladas de óleo.