1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / IBAMA – identificado vazamento de óleo próximo ao navio que está afundando com minério de ferro
Localização MA Tempo de leitura 2 min de leitura

IBAMA – identificado vazamento de óleo próximo ao navio que está afundando com minério de ferro

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 29/02/2020 às 11:54
Navio de carga de minérios da Vale é danificado e pode naufragar na costa do Maranhão
ibama, navio, minério de ferro, maranhão
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O IBAMA identificou vazamento de óleo próximo ao navio minero-petroleiro Stella Banner, que está afundando na altura do litoral do Maranhão, cheio de Minério de Ferro

Na altura do litoral do Maranhão, o navio minero-petroleiro Stella Banner, de bandeira sul-coreana, continua encalhado e a espera de uma solução. O navio, que está carregado de minério de ferro, deixou o terminal de Ponta da Madeira, rumo ao porto chinês de Qingdao, quando sofreu avarias no casco. O navio que está cheio de minério de ferro, com 294,8 mil toneladas, também estava totalmente abastecido de óleo.

Veja ainda:

De acordo com a Vale, a avaria aconteceu na proa após o navio sair, na noite de segunda-feira, do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão. A Vale informou também que o dano ocorreu já fora do canal de acesso ao porto.

O MV Stellar Banner, de bandeira das Ilhas Marshall, chegaria na China no dia 4 de abril. Segundo o site Marine Traffic, ele tem 340 metros de comprimento, carrega 300 mil toneladas de minério e foi construído em 2016.

Quatro rebocadores estão no local para prestar apoio. A sul-coreana Polaris Shipping, dona do navio, contratou a empresa Ardent Global para elaborar um plano de resgate.

Nesta sexta-feira (28), em um sobrevoo no local, o Ibama detectou uma mancha de óleo com radio de 830 metros próxima ao navio. Em nota, o Ibama informou que há uma mancha fina de óleo, mas que não sabe dizer o volume derramado. O navio está carregado com 4.000 toneladas de óleo.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos