A Horwin Brasil fechou uma parceria com a CBMM Brasil para construção da primeira moto elétrica que utilizará bateria de nióbio e terá carregamento ultrarrápido
A empresa de motos elétricas Horwin Brasil fechou uma parceria com a maior especialista do mundo de Tecnologia de nióbio, a CBMM, com a missão de expandir o acesso à energia renovável e contribuir com a expansão da eletromobilidade no Brasil. O acordo foi assinado em janeiro deste ano, porém se tornou público nesta quinta-feira (31), e prevê o uso de uma bateria de nióbio em uma moto elétrica. A estimativa é que o projeto piloto seja lançado ainda no primeiro semestre deste ano. A produção em larga escala está prevista para 2024 e, de acordo com cálculos, apenas neste primeiro ano serão vendidas 100 mil motos elétricas apenas para o mercado nacional.
Moto elétrica com bateria de nióbio será a primeira a entrar no mercado
De acordo com Rogério Marques Ribas, gerente do programa de baterias da CBMM Brasil, esta é uma tecnologia pioneira em motos elétricas comerciais. O projeto entre a CBMM e a Horwin é a primeira aplicação das baterias de nióbio de recarga ultrarrápida em uma motocicleta comercial.
Segundo Marques, desenvolver a bateria é uma etapa considerada simples, e a fabricação da moto elétrica em si possui muita engenharia e tecnologia embarcada. De acordo com o gerente, conversas entre as empresas já eram feitas antes mesmo da parceria ser fechada.
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Marques afirma que a Horwin é uma empresa focada em motos elétricas, e não uma empresa de motos tradicionais que está migrando de mercado. Desde 2014, a empresa já vendeu mais de 2 milhões de motos elétricas ao redor do mundo. Sendo assim, a companhia já possui o conceito de entregar energia renovável para a sociedade em seu DNA. Por isso, se uniu à CBMM, mas na época a tecnologia ainda não estava pronta o suficiente para ser inserida em um produto.
Vantagens da bateria de nióbio em uma moto elétrica
De acordo com a CEO da Horwin Brasil, Pricilla Favero, a empresa tem muito orgulho de atuar ao lado da CBMM no Brasil. Não é apenas o desenvolvimento da bateria de nióbio, mas também a aplicação em uma motocicleta comercial.
De acordo com a executiva, todo o time da empresa está empenhado em fazer essa moto elétrica ganhar vida com menos minutos de recarga. Segundo Pricilla, o protótipo do projeto será apresentado ainda no primeiro semestre deste ano, e o modelo escolhido foi a CR6, que conta com uma potência de um motor de 6.200W e uma autonomia de 150 km.
Ribas também ressalta as vantagens da moto elétrica que contará com a bateria de nióbio. Segundo o mesmo, trata-se de uma moto com design arrojado de alta performance, e é bastante provável que possua bons números em sua aceleração, entregando uma autonomia acima de 100 km, que deve ser utilizado em um percurso urbano. A expectativa é que a moto elétrica seja recarregada em apenas 10 minutos.
CBMM Brasil também fechou parceria com a Volkswagen
Ribas ressalta que a empresa já atua em diversas parcerias com outras empresas no mercado, seja no desenvolvimento de aplicações de nióbio para mobilidade elétrica ou em estruturas veiculares.
Um exemplo é a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que foi anunciada no último ano. A ideia é aplicar as baterias de nióbio em caminhões elétricos de grande porte. A estimativa é de que a fase de testes comece no próximo ano, na fábrica da montadora em Resende, no Rio de Janeiro, e logo após siga para a planta industrial da companhia em, Araxá.