Projeto europeu liderado por desenvolvedor de marés da Escócia demonstrou redução de custos na geração de energia renovável das marés com nova tecnologia.
O projeto europeu EnFAIT (Enabling Future Arrays in Tidal) Horizon 2020, liderado por um dos principais desenvolvedores de marés da Escócia, alcançou descobertas que têm o potencial de redefinir os limites do que pode ser alcançado pela energia das marés em todo o mundo. O projeto, que teve um investimento de US$ 22 milhões, reuniu sete parceiros, incluindo o desenvolvedor escocês de marés Nova Innovation, responsável pelo primeiro conjunto de marés offshore do mundo – o Shetland Tidal Array e a Catapulta de Energia Renovável Offshore (ORE), com o objetivo de reduzir o custo da energia das marés. O EnFAIT Horizon 2020 iniciou em 2017 e trouxe redução de custos, inovação e aprendizados do setor nos últimos seis anos.
O projeto EnFAIT Horizon 2020, liderado por um dos principais desenvolvedores de marés da Escócia, teve como objetivo reduzir o custo da energia das marés, atingindo uma redução de 40% nos custos das turbinas de marés. As descobertas do projeto podem impactar significativamente o setor, trazendo benefícios tanto para o desenvolvimento das energias renováveis quanto para a economia em geral. Essa redução nos custos das turbinas de marés representa um avanço importante para a indústria de energia das marés e sua viabilidade no mercado competitivo de energia.
Projeto Horizon 2020: Nova Tecnologia de Turbina de Marés
Durante o projeto, a Nova Innovation instalou três novas turbinas de acionamento direto de 100 kW e um centro submarino ao lado das três turbinas existentes no Shetland Tidal Array. Pela primeira vez, os efeitos da esteira entre turbinas num ambiente do mundo real foram analisados para identificar o espaçamento ideal entre turbinas num conjunto e o efeito que isto tem na geração de energia. Os dados coletados ajudaram a calibrar a modelagem computacional que será inestimável para futuros projetos de energia das marés.
-
A nova Reforma Tributária muda o rumo do petróleo e do gás no Brasil e coloca o país diante do maior desafio fiscal da década
-
Petrobras e Equinor vencem leilão no pré-sal da Bacia de Campos, arrematando bloco de Jaspe com maior lance do 3º Ciclo da Oferta Permanente e excedente recorde
-
Com mais de 5.500 km de extensão, 1,4 milhão de barris transportados por dia e ramificações que cruzam metade da Europa, este colosso subterrâneo é o maior oleoduto do mundo e um dos pilares estratégicos da economia russa
-
Entre o ouro negro e o verde da Amazônia: perfuração da Petrobras na Foz do Amazonas divide o Brasil e levanta a questão — progresso ou retrocesso às vésperas da COP30?
Redução de Custos e Desenvolvimento de Marés no Projeto Horizon 2020
Simon Forrest, CEO da Nova Innovation, acrescentou: ‘O EnFAIT tem sido um projeto incrivelmente bem-sucedido. Reduzimos os custos em 40%, duplicámos o tamanho do primeiro conjunto de marés offshore do mundo e alargámos os intervalos de manutenção das turbinas para dois anos e meio; todas elas são conquistas notáveis. Estes são passos cruciais para construir a confiança dos investidores e tornar a energia das marés financiável.’
Tecnologia de Energia das Marés e Novas Turbinas
Os sete parceiros EnFAIT de toda a Europa foram Nova Innovation, ORE Catapult, IDETA, RSK, SKF, Wood e The University of Edinburgh.

Tecnologia No exterior Energia Renovável Turbinas de marés



Seja o primeiro a reagir!