Honeywell acelera transição energética no Brasil com fórum sobre SAF, biorrefinarias e metas de descarbonização, destacando parcerias estratégicas e o programa Combustível do Futuro.
A Honeywell enfatiza que a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental na aceleração da transição energética, especialmente no contexto brasileiro. Segundo executivos da empresa, o Brasil possui um potencial significativo para liderar os esforços internacionais em direção à descarbonização, utilizando inovações tecnológicas para promover a utilização de fontes de energia renováveis. A adoção dessas tecnologias não apenas ajudaria a mitigar os impactos das mudanças climáticas, como também fortaleceria a posição do Brasil no cenário global da energia sustentável.
Em um evento realizado em São Paulo, no dia 30 de agosto de 2024, a importância da transição energética foi destacada com ênfase nas oportunidades de implementação de biorrefinarias e metas de descarbonização. A Honeywell salientou parcerias estratégicas essenciais para impulsionar essa migração energética, fazendo a conexão entre o uso de novos combustíveis e a redução da pegada de carbono. A transformação energética já é uma realidade e, graças ao programa Combustível do Futuro, o Brasil tem todas as ferramentas necessárias para assumir uma posição de liderança nesse processo global.
Esse é o pensamento da Honeywell, que reuniu, nos dias 13 e 15 de agosto, especialistas, clientes e parceiros nas edições de São Paulo e Rio de Janeiro do Fórum Net Zero, realizado em parceria com a Câmara de Comércio Americana para o Brasil (Amcham-Brasil).
- Nasa oferece prêmio em dinheiro no valor de R$ 259 mil para qualquer pessoa do mundo que consiga pensar em uma solução para resgatar astronautas na lua!
- Ovo ou a galinha? Cientistas podem ter desvendado o mistério sobre o que veio primeiro por meio de um micróbio com mais de 1 bilhão de anos
- Novo plástico que dissolve na água promete acabar com o lixo descartável e salvar o planeta
- Japão descobre 26,3 bilhões de dólares em metais críticos a 5.700 metros de profundidade: A maior grande descoberta no país em décadas
Discussões sobre Sustentabilidade no Fórum Net Zero
Durante os dois dias desse importante evento, lideranças globais dedicaram-se a debater temas críticos que podem acelerar a transição energética, incentivando um mundo mais sustentável. Entre as estratégias em destaque, a adoção de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) emergiu como um dos caminhos mais promissores para alcançar essa mudança energética.
Investimentos na Produção de Combustíveis Renováveis
Uma das empresas que se posiciona na vanguarda dessa transformação energética é a Acelen Renováveis, criada pela Mubadala Capital. Para impulsionar a migração energética, a Acelen está investindo mais de US$ 3 bilhões na criação da primeira unidade integrada destinada à produção de combustíveis renováveis a partir da macaúba, uma planta nativa do Brasil com alto rendimento de óleo.
Produção Anual e Metas Futuras
Por meio dessa biorrefinaria, espera-se alcançar uma produção anual de 1 bilhão de litros de combustíveis até o ano de 2027, o que contribuirá significativamente para a descarbonização do setor de aviação. Os líderes presentes, como o executivo da Atvos, enfatizados em um painel moderado pela Honeywell, destacaram que o Brasil tem um imenso potencial para se tornar um ator central na produção de SAF, devido à abundância de insumos naturais e ao suporte de incentivos e mandatos governamentais que promovam a competitividade.
Apoio Governamental e Programas de Incentivo
Dentre os programas de incentivo, o programa ‘Combustível do Futuro’ do Brasil (PL 528/2020) é fundamental. Este programa propõe incrementar o uso de SAF e diesel verde com o objetivo de reduzir as emissões de GEE no setor de transporte. Em agosto, o senador Veneziano Vital do Rêgo propôs uma emenda ao projeto de lei estabelecendo metas de descarbonização com a utilização de SAF, começando com uma meta de 1% em 2027 e aumentando gradualmente até 10% até 2037.
Avanços Rumo à Transição Energética
‘Ainda que esses avanços pareçam modestos, acreditamos que são passos cruciais na transição energética, essencial para posicionar o Brasil como um líder global na agenda da descarbonização’, afirmou José Fernandes, CEO da Honeywell para a América Latina. A empresa permanece comprometida em apoiar essa missão através de parcerias estratégicas, soluções sustentáveis e investimentos contínuos em tecnologia de ponta.
Compromisso da Honeywell com a Sustentabilidade
Sobre a Honeywell, vale destacar que é uma empresa operacional integrada que atua em uma vasta gama de setores e regiões geográficas globalmente. A Honeywell está fortemente alinhada com três megatendências poderosas: automação, o futuro da aviação e a transição energética, todas sustentadas pelo sistema operacional Honeywell Accelerator e pela plataforma Honeywell Forge IoT.
Segmentos de Negócios e Soluções Avançadas
Como parceiro de confiança, a Honeywell auxilia organizações na resolução dos desafios mais complexos e difíceis do mundo, oferecendo soluções inovadoras em seus segmentos de negócios em Tecnologias Aeroespaciais, Automação Industrial, Automação Predial e Soluções de Energia e Sustentabilidade. Esses esforços contribuem para tornar o mundo mais inteligente, mais seguro e mais sustentável. Para obter mais notícias e informações, visite www.honeywell.com/newsroom.
Fonte: © Imprensa HONEYWELL