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Honda surpreende a indústria automotiva ao anunciar sua primeira fábrica com 630 mil m² exclusiva para produção de carros elétricos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/10/2024 às 09:16
Honda surpreende a indústria automotiva ao anunciar sua primeira fábrica exclusiva para produção de carros elétricos
Foto: Divulgação/Honda

Nova fábrica da Honda é inaugurada na China com capacidade para produzir 120 mil carros elétricos por ano, revolucionando a indústria automotiva.

A primeira e nova fábrica da Honda derivada a carros elétricos acaba de ser inaugurada na China. A fabricante japonesa da indústria automotiva, em parceria com a Dongfeng Motor, inaugurou a unidade, que produzirá veículos elétricos globais, no Distrito Econômico e Tecnológico de Wuhan. Esta é a quarta fábrica da Dongfeng Honda construída na região.

Nova fábrica da Honda contará com 630 mil m²

A nova fábrica da Honda para carros elétricos está localizada na cidade de Wuhan, na província de Hubei. A fábrica tem capacidade para cerca de 120 mil unidades por ano e emprega cerca de 4 bilhões de yuans, o equivalente a US$ 565 milhões, segundo as empresas.

Na China, a montadora da indústria automotiva promete lançar 10 novos carros elétricos até 2027. A meta da fabricante japonesa é vender, até 2035, apenas veículos elétricos no mercado chinês.

A nova fábrica da Honda ocupa uma área de 630 mil metros quadrados e abrange processos completos de produção de veículos elétricos, como estampagem, soldadura, montagem geral e inspeção dos veículos prontos. A planta da indústria automotiva tem uma capacidade anual de produção de 120 mil veículos elétricos de passageiros, com modelos iniciais que incluem o Lingxi L e o Ye S7. 

Desde 2003, quando se instalou no Distrito Econômico e Tecnológico de Wuhan, a Dongfeng Honda passou de um modelo de carro para conquistar o mundo para ter uma matriz de produtos completa. Desde 2017, a Donfeng Honda registrou um valor de produção anual superior a RMB 100 bilhões por seis anos consecutivos.

Entenda os planos de expansão da Honda na indústria automotiva

A mudança com a nova fábrica da Honda segue a tendência de eletrificação do mercado automotivo chinês. Marcas de carros a gasolina têm passado por forte pressão competitiva de marcas chinesas. Dados recentes mostram que, de janeiro a setembro deste ano, as vendas acumuladas de automóveis da Honda na China foram de 588.018 veículos, um declínio de 42,93% em relação ao mesmo período do último ano.

Este é o nono mês consecutivo de declínio nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior da Honda na China desde fevereiro deste ano.

Para se adaptar ao novo momento da indústria automotiva, a marca definiu objetivos de transformação elétrica, construindo duas novas fábricas de automóveis de nova energia (Wuhan e Guangzhou), com o plano de ter 10 modelos de veículos 100% elétricos na China até 2027.

Ao mesmo tempo, a Honda planeja reduzir a capacidade de produção de carros a gasolina. Em 25 de julho, a Honda anunciou que fechará uma fábrica da joint venture localizada em Wuhan e suspenderá a produção a partir de novembro deste ano, reduzindo assim a capacidade anual de produção de carros a gasolina na China de 1,49 milhão para 1 milhão de veículos.

Nova plataforma de carros elétricos

Além da nova fábrica da Honda, a marca também anunciou sua nova plataforma de carros elétricos. Tochigi é um terreno sagrado para a Honda, por isso é natural que a marca leve diversos jornalistas globais até lá para avaliar os primeiros resultados de seu programa de veículos elétricos desenvolvidos internamente: o Honda 0 Series. 

A Honda conta com vários programas de carros elétricos em andamento ao mesmo tempo. Na Europa e na China, há a arquitetura E:N, que já possui alguns modelos nas estradas europeias e chinesas, como o Honda E:NY1. Contudo, esse modelo provavelmente nunca chegará à América do Norte.

Em termos mecânicos, a plataforma em si é um grande negócio para a Honda, embora, se você for um fã de veículos elétricos, as novas tecnologias da Honda sejam uma espécie de paridade para o curso de qualquer novo projeto de veículo elétrico.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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