1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Honda redefine suas prioridades: híbridos assumem protagonismo até 2030, enquanto elétricos avançam com cautela
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Honda redefine suas prioridades: híbridos assumem protagonismo até 2030, enquanto elétricos avançam com cautela

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 11/11/2025 às 12:30
Honda ajusta planos e aposta em híbridos até 2030 após desaceleração nas vendas de elétricos, mantendo investimentos
Honda ajusta planos e aposta em híbridos até 2030 após desaceleração nas vendas de elétricos, mantendo investimentos
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Durante o Salão Automóvel de Tóquio de 2025, o presidente da Honda anunciou que os híbridos dominarão a estratégia global da marca até 2030, enquanto os elétricos seguirão em desenvolvimento com ritmo mais cauteloso.

A Honda decidiu revisar sua estratégia global para os próximos anos, priorizando os veículos híbridos até o final da década. A medida surge após uma desaceleração nas vendas de carros totalmente elétricos, que não atingiram as projeções otimistas dos últimos anos.

Durante o Salão Automóvel de Tóquio de 2025, o Diretor e Presidente da Honda Motor Company, Toshihoro Mibe, afirmou que o mercado global de elétricos está aproximadamente cinco anos atrasado em relação às previsões iniciais.

Mibe reconheceu que, enquanto os veículos elétricos não avançam na velocidade esperada, os híbridos vêm ganhando espaço de forma consistente. “O mercado de veículos elétricos está desacelerando mais do que o previsto; podemos dizer que está cerca de cinco anos atrás das projeções. No entanto, o volume de vendas de carros híbridos está aumentando, e continuamos a desenvolver a tecnologia híbrida”, declarou.

Foco no desenvolvimento de novos híbridos

Dentro desse novo direcionamento, a Honda investe em tecnologias que tornem seus híbridos mais eficientes. A empresa está desenvolvendo um sistema híbrido 90 kg mais leve e com menor consumo de combustível, que será aplicado, entre outros, ao modelo mais vendido da marca.

O plano é lançar, em 2027, uma versão completamente nova do híbrido de porte médio, além de expandir o portfólio para veículos pequenos, médios e grandes.

Planejamos oferecer uma versão aprimorada do nosso híbrido de porte médio em 2027. Assim que atingirmos esse objetivo, poderemos oferecer híbridos de todos os tamanhos, e estes continuarão a evoluir no futuro”, explicou Mibe.

Elétricos continuam no radar da Honda

Apesar da priorização dos híbridos, a empresa reafirma que não está abandonando os veículos 100% elétricos. Segundo Mibe, o foco é ajustar as expectativas e os investimentos ao ritmo real do mercado. “Não estamos reduzindo o desenvolvimento de nossos veículos totalmente elétricos; apenas, em comparação com nossas previsões iniciais, o valor será menor do que havíamos antecipado. O veículo elétrico continua sendo a solução ideal”, afirmou.

A Honda continuará investindo na pesquisa e no desenvolvimento de veículos elétricos, incluindo a Série 0, uma plataforma criada exclusivamente para essa categoria. A empresa também trabalha em uma nova geração de plataformas elétricas, que deve incorporar tecnologias mais avançadas nos próximos anos.

Duas tecnologias, um mesmo futuro

Para Mibe, a Honda entrará nos próximos anos sustentada por dois pilares tecnológicos. “Acreditamos que os veículos elétricos e híbridos serão os dois pilares que impulsionarão os negócios automotivos da Honda”, declarou.

O executivo prevê que, até 2030, a empresa ultrapasse dois milhões de unidades híbridas vendidas globalmente.

Enquanto o mercado de elétricos não alcança maturidade, a Honda aposta em uma transição gradual, combinando eficiência energética e adaptação comercial. “No futuro, os veículos elétricos serão a solução, mas até lá precisamos adotar uma abordagem mais realista do ponto de vista comercial”, concluiu Mibe.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x