O Honda HR-V 2018 usado se destaca pelo conforto, versatilidade e valorização no mercado. Conheça os motivos para investir nesse SUV.
Mesmo após sete anos de seu lançamento, o Honda HR-V 2018 continua sendo um dos SUVs usados mais desejados pelos brasileiros. A montadora japonesa lançou esse modelo no mercado com a proposta de oferecer um carro familiar, confortável e robusto, e acertou em cheio.
Desde março de 2015, quando o HR-V chegou às ruas, a aceitação foi tão grande que ele rapidamente figurou entre os mais vendidos da categoria, dividindo espaço com rivais como Jeep Renegade e Peugeot 2008.
A versão 2018 do SUV trouxe novidades importantes, como reestilização no visual, melhorias na suspensão e novos itens de série, reforçando ainda mais sua posição de destaque no segmento de usados e seminovos.
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Lançado para quem não cabia no CR-V, Honda HR-V conquistou pela versatilidade e conforto
A ideia da Honda com o HR-V era clara: atender ao público que queria um SUV, mas que via o CR-V como caro ou grande demais para a garagem.
Assim, o Honda HR-V 2018 foi construído sobre a plataforma do Fit, utilizando a base Global Small Car da marca. Isso proporcionou ao modelo dimensões ideais para o uso urbano, sem perder espaço interno.
O design inteligente trouxe também o famoso sistema de bancos ULT, herdado do Fit, que permite múltiplas formas de rebatimento dos assentos, otimizando o espaço interno para cargas diversas.
O porta-malas de 437 litros é um dos maiores da categoria, tornando o SUV usado ideal para famílias.
Desempenho suave, motor eficiente e câmbio CVT garantem dirigibilidade tranquila no Honda HR-V 2018
O motor 1.8 16V da linha R18A1 foi mantido na linha 2018, com 140 cv de potência com gasolina e 139 cv com etanol.
Um detalhe curioso é que, ao contrário da maioria dos veículos flex, o HR-V entrega mais potência com gasolina.
O torque chega a 17,4 kgfm (etanol) e 17,3 kgfm (gasolina), atingido a 5.000 rpm.
O câmbio automático CVT entrega uma condução linear, sem trancos, mas também sem esportividade.
A versão EXL, topo de linha, conta com simulação de marchas, o que agrada a quem busca uma experiência mais próxima de um câmbio convencional.
A suavidade na condução foi reforçada após a reprogramação da suspensão na versão 2018, oferecendo um rodar mais próximo ao de um sedã.
A suspensão traseira, com eixo de torção, foi mantida, o que gerou críticas, mas a escolha favoreceu o espaço interno.
Consumo do Honda HR-V 2018 é equilibrado, mas não empolga
Para quem procura um SUV usado com bom consumo, o Honda HR-V 2018 entrega números razoáveis, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. Confira os dados:
- Etanol na cidade: 7,7 km/l
- Etanol na estrada: 8,6 km/l
- Gasolina na cidade: 11,0 km/l
- Gasolina na estrada: 12,3 km/l
Embora não seja dos mais econômicos, o equilíbrio entre desempenho e consumo agrada a quem prioriza conforto e confiabilidade.
Acabamento simples contrasta com lista generosa de equipamentos no SUV da Honda
Por dentro, o Honda HR-V 2018 oferece boa posição de dirigir, excelente isolamento acústico e espaço interno adequado para cinco ocupantes.
O banco traseiro acomoda tranquilamente dois adultos e uma criança, e o sistema de rebatimento de bancos traz versatilidade ao dia a dia.
No entanto, o acabamento interno é um dos pontos mais criticados. Apesar da reestilização, o visual ainda era considerado simples, com uso excessivo de plásticos rígidos e um design pouco empolgante.
Em contrapartida, a lista de equipamentos da versão EXL é generosa:
- Ar-condicionado automático
- Assistente de partida em rampa
- Bancos de couro
- Câmera de ré
- Central multimídia com espelhamento de celular, GPS nativo e Bluetooth
- Controle de estabilidade e tração
- Freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold
- Piloto automático
- Retrovisores com rebatimento elétrico
- Seis airbags
- Sensores de chuva e luminosidade
Apesar da boa conectividade, as entradas USB e HDMI são de difícil acesso, posicionadas atrás do console central.
Manutenção é simples, mas peças podem pesar no bolso de quem busca um Honda HR-V 2018 usado
A fama de carro confiável do Honda HR-V 2018 segue forte. Proprietários destacam a manutenção descomplicada como um dos pontos altos.
No entanto, o preço de algumas peças pode surpreender. Veja alguns valores médios:
- Bomba de combustível: R$ 800 a R$ 1.100
- Farol dianteiro: R$ 1.300 a R$ 1.800
- Kit de amortecedores traseiros: R$ 330 a R$ 600
- Lanterna traseira: R$ 1.100 a R$ 1.500
- Pastilhas de freio dianteiro: R$ 300 a R$ 400
- Troca de óleo completa: R$ 280 a R$ 450
- Velas de ignição (jogo): R$ 240 a R$ 330
Além disso, há relatos recorrentes de falhas no tensionador da correia dentada, que pode apresentar problemas antes dos 80 mil km indicados pela fabricante.
Também existem queixas sobre o freio de estacionamento eletrônico e sinais de corrosão em algumas unidades.
Preços e mercado: Honda HR-V 2018 usado mantém alta valorização e procura constante
Apesar dos anos, o Honda HR-V 2018 usado continua sendo valorizado no mercado. De acordo com a tabela da KBB Brasil, os preços da versão EXL são:
- Preço de loja: entre R$ 98.733 e R$ 103.791
- Preço de particular: de R$ 89.744 a R$ 94.553
- Preço de troca: varia entre R$ 72.820 e R$ 78.972
É possível encontrar unidades com bom histórico de manutenção e baixa quilometragem, o que reforça o apelo do modelo entre os consumidores que buscam um SUV usado confiável e com bom custo-benefício.
Versão manual do HR-V 2018 é rara, mas existe — e chama atenção de colecionadores e curiosos
Pouca gente sabe, mas o Honda HR-V 2018 chegou a ser vendido com câmbio manual.
A versão LX com esse tipo de transmissão representou menos de 1% das vendas e teve vida curta, permanecendo disponível por apenas um ano.
Quem encontra uma unidade dessas hoje pode ter em mãos uma peça rara, que desperta a curiosidade de colecionadores e fãs da marca.
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