Novo motor elétrico da Honda chega para desbancar Yamaha, Shineray e Bajaj. Novo motor V3 promete revolucionar o mercado e chegará em alguns anos.
Um dos principais lançamentos da japonesa Honda durante o Salão de Milão (Eicma) deste ano, o maior evento global das fabricantes de motos, não foi um novo veículo. Trata-se de um novo motor V3 turbo elétrico da Honda, que promete prolongar a vida dos propulsores a combustão e, além disso, adotar tecnologias inéditas para o universo das duas rodas (ao menos em relação aos modelos de produção em massa).
Novo propulsor da japonesa será um motor V3 turbo elétrico
O novo motor da Honda em questão é um de configuração V3 e são dois pistões inclinados para frente e um para trás, separados por um ângulo de 75°. O motor V3 é refrigerado a líquido e, conforme a Honda, tem uma dimensão extremamente compacta.
Contudo, para além da configuração pouco usual de três cilindros em V, o que mais chama atenção é o fato dele ser sobrealimentado por um supercompressor elétrico. Se o novo motor da Honda fosse turbo, já seria um destaque, mas ao optar por uma solução elétrica, a Honda traz um ingrediente a mais de ineditismo ao projeto.
- Nova lei do capacete traz multa que pode dar muita dor de cabeça aos motoristas
- Como calibrar pneu de moto, carro e bicicleta: dicas essenciais para segurança, economia e conforto
- Vidros embaçados? Aprenda truques rápidos para desembaçar e melhorar a visibilidade no seu carro!
- Por que o motor diesel parece durar para sempre enquanto o motor a gasolina enfrenta mais desgaste
Segundo a marca japonesa, o supercompressor elétrico permite controlar a compressão da admissão de ar de forma independente das rotações do propulsor, o que significa que o torque do motor V3 pode ser entregue mesmo em baixas rotações.
Isso acontece, porque é um novo motor da Honda, alimentado por uma bateria, o responsável por girar os rotores do compressor, não os gases expelidos pela câmera de combustão (Como seria caso fosse um turbo convencional, que depende dos giros do motor para enviar mais gases ao turbo). Além disso, não há necessidade de intercooler, comum em motores turbo.
Entenda as vantagens do novo motor da Honda
Apesar de soar mais complexo e pesado, por conta da adição de componentes extras no conjunto motriz, a Honda afirma que esta configuração do motor V3 mais supercompressor permite uma centralização de massa mais eficiente.
Com o avanço das tecnologias híbridas e da eletrificação em motos, a marca fez questão de frisar que continuará desenvolvendo “tecnologias avançadas ao lançar motos elétricas e outros produtos em seu portfólio para atender as variadas demandas dos consumidores atuais.
A marca vê o desenvolvimento desse novo motor da Honda V3 com um supercompressor elétrico como um novo desafio na área de motores a combustão e o seu objetivo é permitir que seus consumidores continuem experimentando o prazer ao pilotar uma motocicleta.
Ainda não há expectativa de potência e torque deste motor V3 sobrealimentado, tampouco previsão de quando entrará em produção, mas já se sabe que ele será destinado a motores de maior cilindrada, possivelmente como alternativa aos propulsores de quatro cilindros em linha.
O futuro da tecnologia nas motos da Honda
Apesar do entusiasmo gerado por esta nova tecnologia do novo motor da Honda, a marca indica que ainda existem várias etapas até que o motor se torne uma realidade comercial. A empresa está focada no desenvolvimento e na produção em massa, priorizando a segurança e a eficiência.
O lançamento do motor em motocicletas estará inicialmente restrito a modelos premium, refletindo a complexidade e o custo da nova tecnologia.
Os avanços tecnológicos neste motor V3 ilustram a direção para a qual a indústria de motos está se movendo: combinações de potência e eficiência através da inovação. A Honda, mais uma vez, demonstra seu compromisso com inovação, oferecendo soluções que não só aumentam o desempenho, mas também consideram limitações práticas como o espaço disponível e o gerenciamento térmico.