A Honda, assim como a Toyota, está buscando por um caminho alternativo aos carros elétricos e anunciou seu novo SUV híbrido movido a hidrogênio que chegará ao mercado em 2024.
A multinacional Honda confirmou nesta semana que planeja avançar com a produção em série de um veículo com tecnologia de célula de combustível, se trata de um SUV híbrido movido a hidrogênio. A produção terá lugar na unidade da empresa em Ohio, nos Estados Unidos.
Novo SUV da Honda terá como base o novo CR-V
A partir de 2024, o Performance Manufacturing Center em Marysville, no estado de Ohio, onde são fabricados veículos especiais de pequeno volume, como o desportivo Acura NSX, também será responsável pela produção de um modelo de Veículo Elétrico com Célula de Combustível (FCEV).
O modelo alimentado a hidrogênio terá como base no novo CR-V, recentemente lançado no mercado norte-americano com a particularidade de oferecer duas formas de abastecimento. Os tanques atestados de hidrogênio garantem uma maior autonomia para longas viagens e um sistema plug-in permite um carregador e uma bateria para maior conveniência em distâncias menores.
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Este modelo será um híbrido que une as vantagens de um carro elétrico com a autonomia habitualmente grande de um modelo equipado com tecnologia de pilha de combustível. A Honda afirma que em 2024 trará mais informações sobre o modelo e, para já, não menciona a sua introdução na Europa.
Honda aposta novamente no mercado de hidrogênio
O Honda Clarity, da primeira geração, foi um projeto pioneiro para a montadora na Califórnia, entretanto, um tanto caro e limitado, sendo arrendado para clientes importantes e formadores de opinião na época. Após alguns anos, o Clarity saiu de cena e então veio a segunda geração, agora como um carro vendido diretamente ao consumidor, entretanto, ainda com alcance limitado comercialmente a alguns estados americanos.
Este modelo precisou de uma variante de propulsão apenas elétrica para compensar sua atuação no mercado americano e no japonês. Com presença confirmada para o país, a nova geração do Honda CR-V terá uma versão movida a hidrogênio em 2024, dando continuidade à missão do Clarity.
Nessa proposta SUV híbrido movido a hidrogênio, a Honda justifica que o preço do lítio subiu tanto que ultrapassou o da platina, utilizada nas células de combustível, compensando mais produzir um carro movido por hidrogênio que um elétrico puro.
Assim como a Toyota, a Honda é muito conhecida por buscar um caminho diferente e igualmente aposta no hidrogênio como fonte de combustível do futuro para mover seus carros, embora haja custos com essa fonte de energia. Atualmente, as montadoras de veículos comerciais são os que mais focam no hidrogênio como um bom combustível, desde vans de porte compacto, como a Peugeot Expert, até caminhões extrapesados.
Japonesa entra no mercado de estações de troca de baterias
Além do SUV movido a Hidrogênio, a gigante japonesa entrou recentemente no mercado de estações de troca de baterias com foco em carros elétricos. A empresa possui agora a Honda Power Pack Exchanger, que começa as vendas e comissionamentos, por enquanto, em casa, com a entrega da primeira unidade ao Gachaco, um consórcio voltado à troca de baterias.
Em breve, terá início a produção em série da infraestrutura, capaz de carregar ao mesmo tempo, várias unidades de baterias Honda Mobile Power Pack, e a multinacional Honda promete para aqueles que pilotam motocicletas ou utilizam outros produtos compatíveis com seus acumuladores uma troca fácil e rápida.
A japonesa afirma que desenvolveu uma estação com um design externo que se encaixa perfeitamente com a paisagem urbana e utiliza o sistema Power Pack Cloud para gerenciar centralmente todas as informações requisitadas para um serviço de compartilhamento de bateria na nuvem.