Paรญs fechado ao mundo, a Coreia do Norte mantรฉm rรญgido controle sobre a populaรงรฃo e segue como uma das naรงรตes mais enigmรกticas da atualidade.
A Coreia do Norte, oficialmente chamada de Repรบblica Popular Democrรกtica da Coreia, รฉ um dos paรญses mais isolados do mundo. Localizada na รsia Oriental, faz fronteira com a China, a Rรบssia e a Coreia do Sul.
Desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953, o paรญs permanece sob regime comunista, atualmente liderado por Kim Jong-un.
O governo norte-coreano controla rigidamente todas as informaรงรตes que entram e saem do territรณrio. A imprensa รฉ estatal, o acesso ร internet รฉ extremamente limitado e turistas estrangeiros sรณ podem visitar รกreas especรญficas, sempre acompanhados por guias do governo.
-
Homem esperou 17 anos para abrir garrafa de uรญsque antiga โ o que aconteceu trouxe um aprendizado inesperado
-
Paia no litoral acorda com ‘mar seco’ e fenรดmeno inusitado preocupa moradores: entenda o que pode causar o recuo intenso da marรฉ
-
A explicaรงรฃo por trรกs da memรณria olfativa: cheiros que nos transportam no tempo
-
Estes sรฃo os 10 eletrodomรฉsticos que mais deram defeitos no Brasil em 2025, segundo Reclame Aqui e assistรชncias, com gastos de manutenรงรฃo que passam de R$ 2 mil por famรญlia
A populaรงรฃo local vive sob forte vigilรขncia e com poucas liberdades individuais.
Drone cruzou fronteira e registrou cidade isolada
Em uma publicaรงรฃo surpreendente no Reddit, um usuรกrio identificado como XiaoHao2 revelou imagens aรฉreas raras da Coreia do Norte, feitas com um drone enviado da China.
As fotos, divulgadas no final de marรงo do ano passado, mostram cenas da cidade de Sinuiju, localizada na fronteira com a China.
Segundo o autor, o drone partiu da cidade chinesa de Dandong e cruzou o rio Yalu, que separa os dois paรญses.
As imagens teriam sido feitas em 2020, no auge da pandemia. Sinuiju, capital da provรญncia de Pyongan Norte, aparece nas fotos com ruas vazias, prรฉdios simples e moradores observando o equipamento aรฉreo.
O internauta relatou que tudo ocorreu enquanto ele estava em territรณrio chinรชs e reforรงou, em resposta a um comentรกrio, que segue โvivo e livreโ.
Uma das imagens mostraria, segundo o The Korean Times, a principal avenida prรณxima ร estaรงรฃo Sinuiju Chongnyon.
Curiosidade sobre paรญs fechado continua em alta
A Coreia do Norte รฉ um dos paรญses mais isolados do mundo. Com fronteiras fechadas durante boa parte da pandemia, o turismo ainda exige autorizaรงรฃo, grupos organizados e guias locais. Fotografar livremente tambรฉm nรฃo รฉ permitido.
Essas imagens geraram repercussรฃo online justamente por mostrarem o interior do paรญs sem o controle habitual.
Segundo o prรณprio autor da postagem, os registros nรฃo foram editados e mostram exatamente o que o drone captou.