1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Homem descobre que foi declarado como morto no SUS e precisou provar que estava vivo: “Você que morreu, né?”
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Homem descobre que foi declarado como morto no SUS e precisou provar que estava vivo: “Você que morreu, né?”

Publicado em 14/09/2025 às 13:17
SUS, Óbito, Estudante
Imagem: Matías Roitberg / reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Após ser declarado morto por engano no SUS, estudante argentino corrigiu cadastro em clínica e expôs falhas no sistema nacional

O argentino Matías Roitberg, de 25 anos, que mora no Brasil a mais de 10 anos, levou um susto ao descobrir que estava oficialmente morto. O erro foi identificado quando o estudante de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tentou retirar sua carteira de vacinação no Centro de Ciências da Saúde.

Segundo Roitberg, um funcionário encontrou o documento separado e brincou ao entregar. “Você que morreu, né?”, relatou o jovem ao telejornal Bom Dia Rio. “Fiquei completamente sem reação; meus amigos rindo muito e eu sem saber o que falar“, concluiu.

O momento foi de surpresa, porque amigos riram da situação, enquanto ele não sabia como reagir.

Cadastro apontava óbito em 2023

O sistema do SUS indicava que a morte havia ocorrido em 2 de outubro de 2023. Para reverter o equívoco, o estudante precisou comparecer a uma Clínica da Família, no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio.

Na unidade, conseguiu comprovar que estava vivo e regularizar sua situação. Além disso, descobriu que outros dados haviam sido alterados.

Alterações além do óbito

O jovem afirmou que o registro também trazia diferença em sua cor: “Não só tinham registrado o meu óbito, como também colocaram que sou preto, sendo que sou branco“.

A informação aumentou a estranheza porque a alteração teria sido feita em Ataléia, em Minas Gerais, município onde ele nunca esteve.

O caso deixou dúvidas sobre como os dados foram modificados e por qual motivo a cidade mineira apareceu vinculada ao cadastro.

Ministério da Saúde se manifesta

Em nota, o Ministério da Saúde explicou que o CadSUS recebe registros feitos por operadores credenciados em unidades de saúde.

O órgão assegurou que não houve golpe nem vazamento de informações, mas sim o uso incorreto de credenciais válidas.

O ministério também destacou que, quando se identifica uso indevido, o login do operador é bloqueado e os dados são corrigidos em unidade informatizada.

Além disso, todas as ações ficam registradas, permitindo rastreamento do responsável.

O episódio trouxe alívio após a regularização, mas também levantou preocupações porque expôs falhas em um sistema essencial para milhões de brasileiros.

As informações são de um artigo do Portal Terra.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x