Descubra por que a Hilux custa quase o dobro no Brasil comparado à Tailândia e Argentina. Entenda como os altos impostos pesam no bolso do brasileiro.
Você sabia que a Toyota Hilux vendida no Brasil custa quase o dobro do que modelos semelhantes em outros países? O que poucos brasileiros percebem é que estão pagando caro demais por um carro que, lá fora, custa muito menos.
De antemão, estamos falando do mesmo automóvel sendo fabricado por empresas do mesmo grupo e com padrões semelhantes de qualidade.
Assim, vamos aos fatos:
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Hilux no Brasil
No Brasil, uma Hilux nova, do modelo mais simples, está sendo vendida por cerca de R$ 278.790,00. Esse valor já inclui todos os impostos, que chegam a representar cerca de 50% do preço final.
Ou seja, praticamente metade do valor da caminhonete vai direto para os cofres públicos, e não para a Toyota.
É importante ressaltar que isso significa que sem a carga tributária tão alta, o mesmo carro poderia custar algo em torno de R$ 139 mil.
Na Tailândia, terra da Hilux, o preço é outro
Agora vem o choque: a Tailândia é o país onde mais se fabrica a Hilux no mundo. Lá está localizada a principal planta de produção do modelo. E adivinha quanto custa uma Hilux por lá?
No site oficial da Toyota na Tailândia, o modelo semelhante é vendido por 824.000 bahts tailandeses, ou seja, cerca de R$ 141.999,00 na cotação atual.
Ou seja, a mesma caminhonete, produzida em larga escala, custa praticamente a metade do pagamos no Brasil. E com muito menos imposto envolvido.
E na Argentina, onde é fabricada a Hilux brasileira? Também é mais barata!
Outro detalhe que espanta ainda mais: as Hilux vendidas no Brasil nem vêm da Tailândia, mas sim da Argentina, onde a Toyota também tem uma planta dedicada ao modelo. E quanto custa por lá?
Na Argentina, a Hilux sai por 42.079.000 pesos argentinos, o que convertido dá aproximadamente R$ 186.556,28. Mesmo com a economia argentina em crise, comparado com o Brasil, o carro ainda é bem mais barato.
Comparativo direto: Brasil x Tailândia x Argentina
País | Preço da Hilux 0km | Valor em Reais | Observações |
---|---|---|---|
Tailândia | 824.000 THB | R$ 141.999,00 | Maior fábrica da Hilux no mundo |
Argentina | 42.079.000 pesos | R$ 186.556,28 | Origem da Hilux vendida no Brasil |
Brasil | — | R$ 278.790,00 | Cerca de 50% do valor é imposto |
Imposto demais?
Em razão disso, a diferença de preços é gritante — e revoltante. Em resumo,o brasileiro paga até R$ 136 mil a mais por um carro que, em teoria, deveria ser mais barato por estar sendo importado de um vizinho como a Argentina.
Enquanto na Tailândia (berço da Hilux) e na Argentina (fornecedora do Brasil) os preços são significativamente menores, o brasileiro segue sendo punido por um sistema tributário arcaico e ineficiente.
O brasileiro paga caro não pela qualidade, mas pelos impostos
Por fim, a Toyota Hilux é apenas um exemplo. Mas ela escancara uma realidade: o consumidor brasileiro paga caro não pela qualidade, mas pelos impostos. Como resultado, um carro que poderia custar R$ 140 mil chega aqui por quase R$ 280 mil.
Está na hora de questionar: até quando vamos conseguir viver com essa tributação tão alta?