Decisão estratégica da GWM responde ao sucesso do H6 e às mudanças nos impostos sobre veículos elétricos, adiando a estreia da aguardada Picape Poer
Segundo O Tempo, a Great Wall Motors (GWM) anuncia uma virada estratégica em sua produção brasileira, confirmando o Haval H6 como o primeiro modelo a ser fabricado em solo nacional. Essa decisão, impactada pelo sucesso do SUV no mercado brasileiro, reflete as mudanças nas políticas governamentais em relação aos impostos sobre veículos elétricos, motivando a montadora a reavaliar seus planos e cronogramas.
GWM e a revolução SUV
A gigante chinesa GWM, reconhecida por sua inovação e presença global, escolheu o Haval H6 para inaugurar sua produção no Brasil. O SUV, que já conquistou o coração dos consumidores brasileiros, será fabricado na planta de Iracemápolis, interior de São Paulo, a antiga fábrica da Mercedes, agora revitalizada para receber a produção desse veículo elétrico.
A reviravolta na escolha do modelo a ser produzido no Brasil pela GWM está diretamente ligada às alterações nas políticas tributárias brasileiras. Com o governo federal reativando gradualmente o imposto de importação, que atinge 35% para veículos elétricos e híbridos, a montadora orienta sua estratégia para se adequar ao cenário tributário do país. A mudança de planos visa garantir a competitividade do Haval H6 no mercado nacional.
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O sucesso do Haval H6 no Brasil:
O COO da GWM no Brasil, Oswaldo Ramos, ressalta o êxito do Haval H6 nas vendas, acumulando expressivas 8.600 unidades comercializadas de janeiro a novembro deste ano. Esse desempenho notável posiciona o SUV como líder em seu segmento, superando concorrentes locais, como o Caoa Chery Tiggo 8. O reconhecimento e a preferência do consumidor brasileiro pelo H6 influenciam diretamente na decisão estratégica da montadora.
Enquanto a GWM se prepara para iniciar a produção do Haval H6 em solo brasileiro, a tão aguardada picape Poer teve sua chegada ao mercado nacional adiada. A fábrica em Iracemápolis está passando por adaptações para a produção do SUV, postergando os planos originais da montadora. A picape, que já está em fase de testes no Brasil, permanece nos planos da GWM, mas a estreia agora está prevista para um momento posterior.
Perspectivas futuras da GWM no Brasil:
Além do Haval H6, a GWM mantém em análise a possibilidade de produzir a picape Poer em solo brasileiro. As projeções indicam que a fábrica em Iracemápolis pode abrigar também a produção desse robusto veículo. Paralelamente, a montadora explora a ideia de introduzir no mercado brasileiro um SUV menor, o Haval H4, mas essa iniciativa está prevista para os anos de 2025 ou 2026, demonstrando a visão estratégica de longo prazo da GWM.
A decisão da GWM de produzir o Haval H6 no Brasil representa não apenas uma adaptação às mudanças tributárias, mas também uma resposta direta à demanda crescente por SUVs elétricos no país. O adiamento da picape Poer demonstra a flexibilidade da montadora em ajustar seus planos para atender às condições do mercado brasileiro em constante evolução. A GWM continua sua trajetória de inovação, preparando o terreno para uma presença significativa no mercado nacional de veículos elétricos e consolidando sua posição como referência no setor de SUVs.