O Grupo Energisa está realizando um investimento milionário para a construção de várias usinas solares em MG, MT, MS e RJ, adicionando 144 MW de potência.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES aprovou nesta semana um financiamento de R$ 700 milhões para o Grupo Energisa. O montante será voltado a um investimento em 49 usinas solares espalhadas nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Novo investimento do Grupo Energisa beneficiará 4,5 mil empresas
As usinas solares adicionaram 144 MW de potência elétrica renovável e serão instaladas em telhados, terrenos próximos aos locais de consumo e fachadas. O investimento tem como objetivo reduzir a emissão anual de 476 mil toneladas de CO2 durante sua vida útil de 25 anos.
A iniciativa com usinas solares trará benefícios a mais de 4,5 mil empresas de pequeno e médio porte em 28 municípios. Roberta Godoi, vice-presidente de soluções energéticas da (re)Energisa, destaca que o Grupo Energisa tem como foco ser protagonista na transição energética, disponibilizando a melhor solução de energia limpa para negócios e pessoas e desenvolvendo um mundo mais sustentável.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Cafeicultor de Minas Gerais revoluciona com energia solar e reduz 71% na conta de luz com projeto da Solarprime.
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
As usinas solares contam com menor variabilidade de geração de eletricidade ao longo de um ciclo anual se comparado com projetos que utilizam recursos hídricos e eólicos além de gerarem uma maior segurança ao sistema elétrico.
Já Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, enfatiza que o investimento do Grupo Energisa levará energia solar distribuída para diversas empresas e fornecerá diversos benefícios.
Com este projeto, a Energisa se posiciona como o único grupo da área elétrica a disponibilizar uma solução completa no conceito “one stop shop”, em que tudo que o cliente deve está concentrado em uma única plataforma. Além do tamanho da rede, a marca é voltada aos negócios focados na promoção de uma economia de baixo carbono.
Benefícios do investimento do Grupo Energisa nas usinas solares
A energia limpa é um dos meios mais promissores de combater as mudanças climáticas, em vez de depender de fontes de energia que emitem gases poluentes. A energia solar é uma das alternativas que disponibilizam uma maior autonomia para consumidores residenciais e empresariais, além de ajudar na sustentabilidade do meio ambiente.
O projeto do BNDES e o Grupo Energisa é um exemplo de como as empresas podem ajudar a transição energética de forma lucrativa e vantajosa.
Ao mesmo tempo em que geram energia limpa e empregos, essas usinas solares podem reduzir a dependência de combustíveis fósseis e, desta forma, reduzir a poluição atmosférica e emissões de gases poluentes.
A transição para uma fonte sustentável é fascinante e requer investimentos significativos. Todos podem contribuir para um futuro mais limpo, seja através de iniciativas individuais ou através da colaboração em parcerias como essa do BNDES e Grupo Energisa. A expectativa é que novos projetos como este estejam presentes no futuro, que contribuam para formar o mundo mais sustentável e resiliente à mudança climática.
Conheça o Grupo Energisa
O Grupo Energisa foi fundado em Minas Gerais, no ano de 1905, e sempre contou com a inovação como característica mais forte em seu DNA, e o foco de transformar energia em conforto e desenvolvimento para as pessoas.
Atualmente é o maior grupo empresarial privado da área elétrica. A companhia conta com 16 mil colaboradores próprios que atuam em todas as áreas do país para conectar mais de 20 milhões de pessoas à melhor solução de energia. Uma empresa em plena expansão, que coloca sempre o cliente no centro da estratégia, e desta forma, atualmente oferece em seu portfólio muito além da distribuição e geração de energia.