1. Início
  2. / Indústria
  3. / Grito de socorro: Metalúrgicos pedem ao presidente Lula que reative estaleiros para que empregos e contratos possam ser restabelecidos
Localização RS Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Grito de socorro: Metalúrgicos pedem ao presidente Lula que reative estaleiros para que empregos e contratos possam ser restabelecidos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 20/03/2024 às 15:42
metalúrgicos, presidente, rio grande, estaleiro
Foto: Reprodução Portos e Navios

Um grupo de metalúrgicos de Rio Grande estão “clamando” por ajuda para reativar estaleiros e gerar empregos na região. Saiba mais

Os metalúrgicos de Rio Grande (RS) estão enfrentando dificuldades devido à falta de serviços e contratos nos estaleiros da região. Em uma carta aberta ao Presidente Lula, o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande e São José do Norte (Stimmmerg) pede ajuda para reativar os estaleiros e gerar empregos, conforme o site Petronotícias.

Desde a Operação Lava Jato, em 2014, os estaleiros de Rio Grande têm enfrentado um declínio nas atividades. Com a falta de novos contratos, a cidade sofre com a redução do comércio, transporte e segurança. Atualmente, três estaleiros na região estão praticamente parados, impactando diretamente a economia local.

Carta dos metalúrgicos do Rio Grande ao presidente Lula

O presidente do Stimmmerg, Benito Gonçalves, e o vice-presidente Sandro Barros, entregaram a carta aberta ao Presidente Lula durante um evento em Porto Alegre. Eles pedem que o governo intervenha para que os estaleiros de Rio Grande sejam reativados com novos negócios, garantindo igualdade de tratamento na distribuição de encomendas, especialmente da Petrobras.

Na carta, os metalúrgicos destacam a importância do governo Lula na geração de empregos e no desenvolvimento econômico. Eles pedem que o presidente intervenha para trazer novos projetos para os estaleiros da região, reaquecendo o setor naval e acelerando o desenvolvimento regional.

Veja agora o teor da carta aberta ao Presidente Lula:

“O Governo Lula se caracterizou pela geração de emprego e renda, por melhores salários e a criação de oportunidades para todos e observa que hoje, depois de termos construído plataformas de petróleo com a mesma competência que em qualquer outro lugar do planeta e, inclusive, termos consertado embarcações que vinham com defeito dos estaleiros asiáticos, estamos vivendo à mingua e na incerteza com relação a novos projetos. Temos em São José do Norte um estaleiro prestes a encerrar um contrato sem perspectiva de outro, enquanto na cidade do Rio Grande, o estaleiro com grande potencial, que possui o maior dique-seco da América Latina, vive às custas de pequenos reparos, sem perspectiva alguma de contrato.

Nos ajude, Senhor Presidente! A categoria metalúrgica deposita muita esperança no seu governo. Jamais esqueceremos que na época do PT chegamos a ter 24 mil trabalhadores no Polo Naval e isso representou um período de desenvolvimento que toda a comunidade da região se beneficiou. A indústria naval brasileira já provou sua capacidade. Fazemos qualquer tipo de navio, até mesmo para a Marinha do Brasil, como o submarino nuclear.

O reaquecimento do setor naval irá acelerar o desenvolvimento regional, no Sul, no Sudeste e Nordeste do País, como já aconteceu nos seus governos passados. Basta trazer para cá os contratos que hoje são levados para o exterior. Solicitamos providências nesse sentido e agradecemos, desde já, a atenção e o empenho para o atendimento à nossa solicitação. A classe metalúrgica e o Brasil confiam no Senhor”.

Expectativas e agradecimento

Os metalúrgicos depositam esperança no governo e lembram o período de desenvolvimento que a região viveu durante os governos do PT, com até 24 mil trabalhadores no Polo Naval. Além disso, os metalúrgicos ressaltam a capacidade da indústria naval brasileira e pedem que os contratos que hoje são levados para o exterior sejam trazidos de volta ao Brasil. A classe metalúrgica e o Brasil confiam no presidente Lula para ajudar a reativar o setor naval de Rio Grande e impulsionar a economia da região.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x