O sinistro operacional aconteceu no Porto de Rostock, Alemanha. O gancho do navio guindaste quebrado foi a causa do acidente, segundo autoridades locais
O navio guindaste de elevação pesada HLC 295000 foi severamente danificado após um acidente durante um curso dos testes, no dia 2 de maio de 2020 no porto internacional de Rostock, na Alemanha.- A semana encerra com vagas de emprego para técnico, caldeireiro, soldador e mais pela Companhia Siderúrgica do Pecém
- Cursos online e gratuitos com certificado são oferecidos pelo SENAI e SESI
- Operador, soldador, ferramenteiro e mais vagas de emprego abertas em indústria neste dia 09 de maio
De acordo com o OEM ‘Liebherr’, estão em andamento investigações abrangentes sobre a causa e o curso do acidente.
Durante um teste de sobrecarga do guindaste offshore HLC 295000 da Liebherr-MCCtec Rostock GmbH, ocorreu um acidente grave, resultando em duas pessoas feridas sendo levadas ao hospital para tratamento. Outras dez pessoas foram tratadas por paramédicos no local.
Nesta fase das investigações, as autoridades responsáveis e os especialistas concordam por unanimidade que um gancho do guindaste quebrado foi a causa do acidente, disse Liebherr.
- Estudo chocante: Descubra qual tamanho de carro é o menos seguro em acidentes de trânsito
- Surreal! Ambulância atropela ciclista e cobra US$ 1.800 para levá-lo ao hospital
- Explosão em gasoduto da PDVSA deixou três pessoas feridas e impactou severamente o abastecimento de gás natural em todo o país
- Prepare o bolso! Seguro DPVAT obrigatório para veículos volta a ser cobrado — Saiba a data e os valores!
As razões exatas pelas quais o gancho não resistiu à carga não são claras nesta fase das investigações.
O design e a fabricação do gancho do guindaste foram adquiridos de um fornecedor externo.
Um erro de projeto ou produção do guindaste Liebherr pode, portanto, ser excluído.
O teste de sobrecarga para o HLC 295000 foi planejado para um cenário de carga de 5.500 toneladas. O elevador deveria ter sido realizado através da elevação de uma barcaça. A realização de um teste de sobrecarga é um procedimento típico para a indústria, pelo qual o guindaste é testado quanto à sua capacidade máxima de elevação.
Atualmente, fatos conhecidos indicam que o incidente ocorreu a uma carga de cerca de 2.600 toneladas, causando uma reação em cadeia que levou ao acidente.
No momento, o acidente não afeta as operações diárias do Porto de Rostock. De acordo com estimativas iniciais, o projetivo beira os 7 dígitos em dólares