Uma gravação vazada de um novo programa de treinamento da Tesla revela que a empresa está preocupada com um crescente problema de moral dos funcionários
No ano passado, a Tesla enfrentou uma série de demissões que foram mal geridas em diversos níveis, resultando em problemas significativos “na moral dos funcionários”. Um ano depois, esses desafios parecem persistir e a empresa está buscando soluções.
Já na semana passada, segundo o site electrek, a Tesla interrompeu a produção na Gigafactory Texas por uma semana, durante a qual os funcionários foram incentivados a participar de treinamentos. Um dos temas abordados foi a “cultura organizacional”, e o Business Insider obteve uma gravação que revelou algumas declarações feitas nesse contexto.
O instrutor perguntou aos funcionários da Tesla que participavam do treinamento se eles já haviam sentido “não consigo trabalhar nessas condições” ou se já haviam se sentido prejudicados pelas constantes mudanças na empresa. “Eu sei que já”, disse o instrutor aos funcionários.
-
4 carros usados com bom custo-benefício que oferecem espaço, conforto e preço abaixo de R$ 100 mil
-
Moto da Yamaha por menos de R$ 23 mil desafia mercado com motor flex e garantia de três anos, fazendo da Crosser 150 S uma ótima oportunidade
-
Moto popular abaixo de R$ 16 mil tem tanque de 15 litros, suspensão monoshock: SHI 175 une motor confiável, manutenção barata e design robusto
-
Esses são os 5 carros que menos perderam valor no Brasil em 2025 e mecânicos recomendam comprar sem medo
A gravação evidenciou que a Tesla está enfrentando alguns problemas de rotatividade devido ao moral. O instrutor disse:
“Muitas pessoas saem desta empresa e ficam com um gosto ruim na boca. Pensam: ‘Cara, foi horrível. Foi ruim. Fiquei esgotado. Sinto que não consegui fazer nada, ninguém me ouviu.'”
O treinamento sobre cultura da empresa supostamente era destinado à gerência da Tesla, mas o instrutor disse que a empresa decidiu expandi-lo para todos os funcionários.
Eles acrescentaram:
“A liderança tem outro nível de responsabilidade: tentar guiar e direcionar essa cultura. Mas, no fim das contas, somos nós, as pessoas em campo, que somos o reflexo dessa cultura.”
O instrutor destacou a necessidade de os funcionários se concentrarem no “propósito maior” da Tesla.
A Tesla se beneficiou muito por ser uma empresa orientada por uma missão, com o objetivo de acelerar a transição para o transporte elétrico e a energia sustentável.
Entretanto, a missão da Tesla parece ter mudado ao longo dos anos, à medida que o CEO Elon Musk direcionou o foco para a condução autônoma. Muitas pessoas percebem que a missão original foi prejudicada, especialmente considerando o apoio de Musk a Donald Trump e ao Partido Republicano, que historicamente se opõem a veículos elétricos e energia renovável.