A Universidade Federal de Maringá está com milhares de vagas em cursos gratuitos diversos. São dois vestibulares para graduação EAD gratuita com direito a certificado, confira!
A Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou recentemente o período de inscrições para o Vestibular EAD e para o Vestibular de Inverno 2024, que visam disponibilizar milhares de vagas em cursos gratuitos de graduação.
Quantas vagas para graduação EAD gratuita estão disponíveis?
O Vestibular de Inverno 2024 da Universidade Federal de Maringá oferece 1.108 vagas em mais de 70 cursos gratuitos, enquanto o vestibular de graduação EAD gratuita disponibiliza 755 vagas em cursos como Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Português/ Inglês e Pedagogia, distribuídos nos 21 polos da instituição.
O edital das inscrições homologadas no vestibular de graduação online gratuita será publicado em 11 de junho, e os locais de prova divulgados a partir de 14 de junho, com aplicação das provas na Universidade Federal em 14 de julho.
-
Instituto Federal (IFAL) abre curso gratuito 100% online com certificado reconhecido e 160h de aula, veja como participar
-
Curso gratuito no SENAI em parceria com a prefeitura oferece vagas para Eletricista Instalador Predial, Manutenção de Máquinas Industriais e Pedreiro de Alvenaria em Poços de Calda
-
Torne-se um expert em IA sem pagar nada por isso! Senai e Amazon se unem e abrem 200 mil vagas em curso de tecnologia
-
Faça um curso gratuito e online no MEC com 180h, certificado da UFPI e temas como apostas esportivas, currículo espiral e cultura digital
Os candidatos aprovados no Vestibular EaD ingressarão na instituição ainda este ano, enquanto os aprovados no Vestibular de Inverno apenas em 2025. Entre os cursos gratuitos de inverno estão:
Letras – Português;
Ciência da Computação;
Arquitetura e Urbanismo;
Engenharia Química;
Informática;
Engenharia Mecânica;
Estatística;
Física – Bacharelado em Física Médica;
Design;
Engenharia de Produção;
Zootecnia;
Letras – Inglês;
Ciências Contábeis;
Administração;
Biomedicina;
Ciências Biológicas;
Química – Licenciatura;
Letras – Português/Francês;
Artes Visuais;
Medicina;
História;
Enfermagem;
Matemática – Licenciatura;
Odontologia;
Agronomia Integral;
Bioquímica;
Geografia – Bacharelado;
Engenharia de Alimentos;
Farmácia;
Engenharia Agrícola;
Comunicação e Multimeios;
Direito;
Psicologia;
Educação Física;
Biotecnologia;
Moda;
Medicina Veterinária;
Engenharia Civil;
Secretariado Executivo Trilíngue;
Engenharia Elétrica;
Filosofia;
Engenharia Ambiental;
Ciências Sociais – Licenciatura;
Letras – Português/Inglês;
Artes Cênicas;
Serviço Social;
Geografia.
Saiba como se inscrever e concorrer aos cursos gratuitos da Universidade Federal de Maringá
Para ambos os concursos de graduação online gratuita, as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet ou por meio do app Vestibular UEM, no período de 2 de maio a 5 de junho. Para que as inscrições nos cursos gratuitos sejam homologadas é necessário fazer o pagamento integral da taxa correspondente até o dia 7 de junho.
A taxa de inscrição custa R$ 185. Vale mencionar que a Universidade Federal mantém as novas regras adotadas há um ano para as inscrições ao Vestibular de Inverno, como a opção de cada candidato se inscrever em três cursos diferentes, que não precisam ser de uma mesma área. Desta forma, a prova deixou de contar com as questões de Conhecimentos Específicos.
Segundo Leandro Vanalli, reitor da UEM, esta graduação EAD gratuita é mais uma oportunidade para estudantes da região, de todo o Paraná e de todo o Brasil de ingressarem na Universidade Federal.
O conjunto de mudanças resultou em um aumento no ingresso nas séries iniciais dos cursos da instituição, uma conquista que foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP). Foi observada também uma redução na abstenção. A expectativa é que no vestibular de cursos gratuitos de inverno e EAD esses números sejam ainda mais positivos.
Vantagens da nova abordagem da Universidade Federal de Maringá
Segundo Márcia do Nascimento Brito, coordenadora geral da CVU, desde o último ano a prova é a mesma para todos os candidatos inscritos, exceto na seção de língua estrangeira, na qual o candidato pode escolher entre espanhol, francês ou inglês.
Durante o processo de inscrição, o candidato terá as opções de cursos pretendidos seguindo uma ordem de preferência, dentre os cursos constantes do edital de abertura do Concurso Vestibular. O objetivo principal dessas alterações foi proporcionar maior acesso dos candidatos aos cursos de graduação online gratuita da UEM.
Opa! Boa noite! Como faço pra poder participar?
Comece a lendo o que foi postado na página, é o primeiro passo!