A UFSCAR está com centenas de vagas em graduação EAD gratuita sem precisar de ENEM. Confira as vagas e o período de inscrições.
A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com o apoio da Secretaria Geral de Educação à Distância, está com inscrições abertas para ingresso nos cursos de graduação EAD gratuita do sistema UAB em 2024. O curso disponível para ingresso é de Licenciatura em Pedagogia.
Quem poderá concorrer às vagas de graduação EAD gratuita da UFSCAR?
No total, são 650 vagas e a seleção para ingresso no segundo semestre de 2024 no curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia será realizada pela Assessoria de Gestão de Concursos e Vestibulares da Universidade do Estado de Mato Grosso – COVEST/UNEMAT, através da Fundação de apoio ao Ensino Superior Público Estadual (FAESPE).
O requisito básico para concorrer a uma das vagas de graduação EAD gratuita UFSCAR é possuir ensino médio completo ou ter concluído o nível médio até a data da matrícula.
-
Instituto Federal (IFAL) abre curso gratuito 100% online com certificado reconhecido e 160h de aula, veja como participar
-
Curso gratuito no SENAI em parceria com a prefeitura oferece vagas para Eletricista Instalador Predial, Manutenção de Máquinas Industriais e Pedreiro de Alvenaria em Poços de Calda
-
Torne-se um expert em IA sem pagar nada por isso! Senai e Amazon se unem e abrem 200 mil vagas em curso de tecnologia
-
Faça um curso gratuito e online no MEC com 180h, certificado da UFPI e temas como apostas esportivas, currículo espiral e cultura digital
Vale destacar que o curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, comprometido com a qualidade social da Educação, tem como objetivo formar o Pedagogo para atuar no magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental, magistério da Educação Infantil, magistério da Educação de Jovens e Adultos, Gestão Educacional (Orientação Educacional, Supervisão Educacional, Administração Educacional e Coordenação Pedagógica).
De modo específico, o objeto de trabalho específico do Pedagogo formado na graduação EAD gratuita UFSCAR é voltado para os processos de ensino e de aprendizagem relacionados à Educação Escolar, sendo por isso, a prática pedagógica o componente curricular central que permeia todo o processo de formação, o que não impede que esse profissional esteja apto a atuar também em outros contextos educativos.
Saiba como participar da graduação EAD gratuita da UFSCAR
As inscrições para a graduação EAD gratuita da UFSCAR vão até o dia 4 de abril, devem ser realizadas exclusivamente através do site da UFSCAR e podem ser efetuadas com isenção ou com pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85,00.
A solicitação de inscrição gratuita pode ser realizada por pessoas como titular ou dependente no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para efetuar a inscrição é essencial que a pessoa tenha o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). No ato da inscrição, serão solicitados dados como CPF, data de nascimento da pessoa candidata e as demais informaçõs solicitadas, e-mail único e válido, número de telefone celular válido, escolher a modalidade de concorrência, polo ao qual ficará vinculado para a realização de algumas atividades presenciais. Em seguida será necessário anexar a seguinte documentação em formato de PDF:
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração do estabelecimento de ensino, informando que a pessoa candidata se encontra;
- Folha da Carta de Intenção, conforme orientações do item 14.3, disponível no ANEXO XIX do Edital;
- Matriculada e cursando a última série do Ensino Médio;
- Cadastro de Pessoa Física – CPF;
- Documento Oficial de Identidade – RG, ou a Carteira de Identidade Nacional – CIN;
- Histórico Escolar do Ensino Médio.
CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 👈
Processo de seleção da UFSCAR
O processo de seleção para a graduação EAD gratuita será constituído de avaliação da Carta de Intenção da pessoa candidata. Todas as pessoas candidatas inscritas, no ato da inscrição, devem anexar a Folha da Carta de Intenção, que deve ser escrita na forma padrão da Língua Portuguesa de forma objetiva, clara e concisa, conforme orientações disponibilizadas, ser escrita à mão, ter limite mínimo de 8 linhas e limite máximo de 30 linhas, entre outros dados descritos no Edital.
A correção da carta será realizada por banca especializada, constituída de docentes indicados pela COVEST/UNEMAT, cujas identidades serão mantidas em sigilo.
A banca de correção da Carta de Intenção analisará se o texto desenvolvido pela pessoa candidata atende às proposições solicitadas e o grau de domínio demonstrado, em relação às competências e critérios de avaliação descritos no Edital.