A proposta do Ministério dos Transportes promete reduzir custos, facilitar o acesso e acabar com a obrigatoriedade das aulas em autoescolas.
O governo federal estuda acabar com a exigência de autoescola para quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo informações da FOLHA, a proposta, já finalizada pelo Ministério dos Transportes, será apresentada ao presidente Lula (PT) para aprovação.
Segundo o ministro Renan Filho, a ideia é tornar as aulas facultativas, mantendo apenas a exigência de aprovação nos exames teórico e prático.
-
Descubra Superagui, o paraíso secreto na ilha brasileira, sem carros, com piscinas naturais e cultura única
-
Conheça o bilionário anônimo e a história real por trás do apelido mais misterioso do Brasil
-
Komatsu D575A‑3 Super Dozer empurra o equivalente a uma casa pequena por vez
-
A escavadeira Bagger 288 opera com apenas cinco pessoas, mesmo pesando 13.500 toneladas e consumindo energia de uma cidade inteira
Redução de custos e mais inclusão
Atualmente, tirar a carteira custa entre R$ 3.000 e R$ 4.000, dependendo do estado.
O novo modelo pode cortar mais de 80% desse valor.
O ministro destaca que isso beneficiará os mais pobres e facilitará o acesso ao primeiro emprego. A mudança também deve auxiliar na formação de motoristas profissionais.
Renan Filho explicou que a obrigatoriedade está em uma resolução do Contran, permitindo alteração por ato do Executivo.
Não será necessário passar pelo Congresso. O cidadão poderá escolher entre contratar uma autoescola ou um instrutor autônomo credenciado.
Modelo semelhante ao de outros países
Em países como Inglaterra e Estados Unidos, o uso de autoescolas não é obrigatório. O ministro citou esses exemplos como inspiração para o novo formato.
A proposta também retira a exigência de veículo adaptado para o treinamento.
O candidato poderá usar o próprio carro ou o do instrutor.
Desigualdade de gênero e falta de motoristas
Segundo dados do ministério, em algumas cidades médias, 40% das pessoas dirigem sem habilitação. Entre mulheres em idade para ter CNH, 60% não possuem o documento.
O custo elevado é um dos principais obstáculos. Além disso, o modelo atual dificulta a formação de motoristas profissionais, como caminhoneiros.
Renan Filho afirmou que o programa será transformador e não trará gastos ao Tesouro.