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Governo planeja leiloar MAIS DE 20 terminais portuários para somar R$ 8,7 BILHÕES em investimentos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 22/10/2024 às 02:59
Governo prepara megaleilão de 35 terminais portuários, com investimentos bilionários; será a maior rodada de concessões da história.
Governo prepara megaleilão de 35 terminais portuários, com investimentos bilionários; será a maior rodada de concessões da história.

Governo Lula lança megaprojeto de leilões de terminais portuários, com previsão de R$ 11 bilhões em investimentos. Entre 2023 e 2026, 35 terminais serão licitados.

O Brasil está prestes a vivenciar um dos maiores marcos na história de suas infraestruturas portuárias.

Um plano ambicioso está em andamento, e a promessa de gigantescos investimentos vai transformar os terminais portuários do país.

Contudo, o que pouca gente sabe é que esse projeto tem uma dimensão jamais vista, com implicações que vão muito além de melhorias logísticas.

Você pode estar prestes a testemunhar um dos maiores movimentos do governo federal na economia nacional.
Segundo fontes do Ministério dos Portos e Aeroportos, o governo federal está prestes a realizar a maior rodada de concessões portuárias já vista no Brasil, com leilões programados para ocorrer até o fim de 2026.

Serão mais de 20 terminais a serem licitados, com previsão de movimentar impressionantes R$ 8,7 bilhões em investimentos privados.

O cronograma já está pronto e deverá ser anunciado oficialmente em novembro de 2024.

Leilões históricos e previsão de investimentos

Conforme apurado pela Folha de S. Paulo, o governo Lula (PT) planeja realizar o maior volume de leilões portuários da história do país, superando o que foi feito nos últimos dez anos.

Entre 2023 e 2026, 35 terminais passarão por concessão, com um investimento total estimado de R$ 11,085 bilhões.

Essa cifra engloba a construção de novos terminais, obras de ampliação e modernização das infraestruturas já existentes, além de melhorias nos serviços prestados pelos portos.

Terminais de destaque e investimentos bilionários

Os primeiros leilões devem ocorrer ainda em 2024, com destaque para os terminais dos portos de Santana (AP), Maceió (AL) e Itaguaí (RJ).

Este último é considerado o maior da carteira atual, com um investimento previsto de R$ 3,580 bilhões.

O novo terminal será construído do zero em uma área de 249 mil metros quadrados e receberá minério de ferro.

Já em Santos (SP), o governo também licitará o terminal de contêineres STS10, que contará com mais de R$ 3,507 bilhões em melhorias e expansão.

O cronograma oficial prevê que os leilões destes dois terminais ocorram até o fim de 2025, consolidando-se como as concessões mais valiosas do programa de privatização.

O terminal STS10, em particular, deve ajudar a aliviar a alta demanda por espaço para contêineres no porto de Santos, que atualmente opera próximo a 90% de sua capacidade.

Regiões estratégicas e terminais no Norte do Brasil

Outro ponto que chama a atenção no plano do governo é a atenção dada à região Norte, que deve receber uma parte significativa dos investimentos previstos.

No porto de Itaqui (MA), por exemplo, há previsão de R$ 1,567 bilhão para ampliar a capacidade de recebimento de granéis vegetais, enquanto o porto de Vila do Conde (PA) verá uma injeção de R$ 1,131 bilhão para modernização de suas instalações e aumento da capacidade de processamento de minérios como alumina e bauxita.

Previsão até 2026: mais de 50 leilões

Até o final de 2026, o governo federal pretende realizar 58 leilões, incluindo projetos que ainda estão em fase de estudo. Silvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos, afirma que essa estratégia colocará o Brasil em um novo patamar de competitividade no setor portuário.

“Nossa meta é chegar a R$ 20 bilhões em investimentos ao fim deste ciclo”, destacou o ministro. “Vamos fazer em quatro anos o que não foi feito em uma década.”

Calendário e aportes financeiros previstos

O calendário dos leilões prevê os seguintes investimentos e terminais de destaque para os próximos anos:

  • Santana/AP (MCP03) – R$ 88,9 milhões (2024)
  • Itaguaí/RJ (ITG02) – R$ 3,580 bilhões (2024)
  • Santos/SP (STS10) – R$ 3,507 bilhões (1º trimestre de 2025)
  • Vila do Conde/PA (VDC29) – R$ 716 milhões (1º trimestre de 2025)
  • Itaqui/MA (IQI15) – R$ 1,567 bilhões (1º trimestre de 2026)

Esses leilões têm como objetivo aumentar a capacidade de exportação do Brasil, modernizar a infraestrutura portuária e atrair mais investimentos privados para setores estratégicos.

De acordo com especialistas, essas concessões são fundamentais para que o país acompanhe o crescimento do comércio internacional e melhore sua eficiência logística.

Desafios e expectativas

Embora a promessa de grandes investimentos seja vista como positiva, o plano do governo também enfrenta desafios.

Alguns críticos apontam que a burocracia e os atrasos nos trâmites regulatórios podem prejudicar o cronograma, além da necessidade de melhorias na governança dos projetos.

No entanto, o governo permanece confiante de que conseguirá executar os leilões dos terminais portuários dentro do prazo e garantir o fluxo de capital necessário para revitalizar o setor portuário.

Com todos esses leilões e investimentos bilionários, será que o Brasil finalmente conseguirá competir de igual para igual com as maiores potências mundiais no setor portuário?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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