Governo Lula lança megaprojeto de leilões de terminais portuários, com previsão de R$ 11 bilhões em investimentos. Entre 2023 e 2026, 35 terminais serão licitados.
O Brasil está prestes a vivenciar um dos maiores marcos na história de suas infraestruturas portuárias.
Um plano ambicioso está em andamento, e a promessa de gigantescos investimentos vai transformar os terminais portuários do país.
Contudo, o que pouca gente sabe é que esse projeto tem uma dimensão jamais vista, com implicações que vão muito além de melhorias logísticas.
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Você pode estar prestes a testemunhar um dos maiores movimentos do governo federal na economia nacional.
Segundo fontes do Ministério dos Portos e Aeroportos, o governo federal está prestes a realizar a maior rodada de concessões portuárias já vista no Brasil, com leilões programados para ocorrer até o fim de 2026.
Serão mais de 20 terminais a serem licitados, com previsão de movimentar impressionantes R$ 8,7 bilhões em investimentos privados.
O cronograma já está pronto e deverá ser anunciado oficialmente em novembro de 2024.
Leilões históricos e previsão de investimentos
Conforme apurado pela Folha de S. Paulo, o governo Lula (PT) planeja realizar o maior volume de leilões portuários da história do país, superando o que foi feito nos últimos dez anos.
Entre 2023 e 2026, 35 terminais passarão por concessão, com um investimento total estimado de R$ 11,085 bilhões.
Essa cifra engloba a construção de novos terminais, obras de ampliação e modernização das infraestruturas já existentes, além de melhorias nos serviços prestados pelos portos.
Terminais de destaque e investimentos bilionários
Os primeiros leilões devem ocorrer ainda em 2024, com destaque para os terminais dos portos de Santana (AP), Maceió (AL) e Itaguaí (RJ).
Este último é considerado o maior da carteira atual, com um investimento previsto de R$ 3,580 bilhões.
O novo terminal será construído do zero em uma área de 249 mil metros quadrados e receberá minério de ferro.
Já em Santos (SP), o governo também licitará o terminal de contêineres STS10, que contará com mais de R$ 3,507 bilhões em melhorias e expansão.
O cronograma oficial prevê que os leilões destes dois terminais ocorram até o fim de 2025, consolidando-se como as concessões mais valiosas do programa de privatização.
O terminal STS10, em particular, deve ajudar a aliviar a alta demanda por espaço para contêineres no porto de Santos, que atualmente opera próximo a 90% de sua capacidade.
Regiões estratégicas e terminais no Norte do Brasil
Outro ponto que chama a atenção no plano do governo é a atenção dada à região Norte, que deve receber uma parte significativa dos investimentos previstos.
No porto de Itaqui (MA), por exemplo, há previsão de R$ 1,567 bilhão para ampliar a capacidade de recebimento de granéis vegetais, enquanto o porto de Vila do Conde (PA) verá uma injeção de R$ 1,131 bilhão para modernização de suas instalações e aumento da capacidade de processamento de minérios como alumina e bauxita.
Previsão até 2026: mais de 50 leilões
Até o final de 2026, o governo federal pretende realizar 58 leilões, incluindo projetos que ainda estão em fase de estudo. Silvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos, afirma que essa estratégia colocará o Brasil em um novo patamar de competitividade no setor portuário.
“Nossa meta é chegar a R$ 20 bilhões em investimentos ao fim deste ciclo”, destacou o ministro. “Vamos fazer em quatro anos o que não foi feito em uma década.”
Calendário e aportes financeiros previstos
O calendário dos leilões prevê os seguintes investimentos e terminais de destaque para os próximos anos:
- Santana/AP (MCP03) – R$ 88,9 milhões (2024)
- Itaguaí/RJ (ITG02) – R$ 3,580 bilhões (2024)
- Santos/SP (STS10) – R$ 3,507 bilhões (1º trimestre de 2025)
- Vila do Conde/PA (VDC29) – R$ 716 milhões (1º trimestre de 2025)
- Itaqui/MA (IQI15) – R$ 1,567 bilhões (1º trimestre de 2026)
Esses leilões têm como objetivo aumentar a capacidade de exportação do Brasil, modernizar a infraestrutura portuária e atrair mais investimentos privados para setores estratégicos.
De acordo com especialistas, essas concessões são fundamentais para que o país acompanhe o crescimento do comércio internacional e melhore sua eficiência logística.
Desafios e expectativas
Embora a promessa de grandes investimentos seja vista como positiva, o plano do governo também enfrenta desafios.
Alguns críticos apontam que a burocracia e os atrasos nos trâmites regulatórios podem prejudicar o cronograma, além da necessidade de melhorias na governança dos projetos.
No entanto, o governo permanece confiante de que conseguirá executar os leilões dos terminais portuários dentro do prazo e garantir o fluxo de capital necessário para revitalizar o setor portuário.
Com todos esses leilões e investimentos bilionários, será que o Brasil finalmente conseguirá competir de igual para igual com as maiores potências mundiais no setor portuário?