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Governo japonês e gigantes Honda, Yamaha e Suzuki pressionam Vietnã após veto às motos a gasolina em 2026 que pode paralisar fábricas

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 22/10/2025 às 19:43
Em meio a tensões comerciais, o Japão e fabricantes como Honda, Yamaha e Suzuki pedem que o Vietnã adie o veto às motos a gasolina previsto para 2026.
Em meio a tensões comerciais, o Japão e fabricantes como Honda, Yamaha e Suzuki pedem que o Vietnã adie o veto às motos a gasolina previsto para 2026.
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Em carta oficial, a embaixada japonesa e fabricantes como Honda, Yamaha e Suzuki alertam que a proibição de motos a gasolina em Hanói pode causar falências e desemprego em massa.

O governo japonês e as principais fabricantes de motocicletas emitiram um alerta ao Vietnã sobre os possíveis efeitos econômicos e de emprego causados pela decisão de proibir motocicletas movidas a gasolina no centro de Hanói a partir de 2026.

A medida, oficializada em julho pelo governo vietnamita sob a orientação do primeiro-ministro Pham Minh Chinh, tem como meta reduzir os altos níveis de poluição atmosférica na capital.

Reação do Japão e das montadoras

A embaixada japonesa enviou uma carta às autoridades do Vietnã classificando a mudança como abrupta.

O documento destacou riscos de desemprego em setores de apoio, como concessionárias e fornecedores de peças de reposição, e pediu um período de adaptação para a transição à eletrificação, com implementação gradual das restrições.

Fabricantes japonesas como Honda, Yamaha e Suzuki também manifestaram preocupação, alertando sobre possíveis interrupções na produção e falências de empresas da cadeia de suprimentos.

A Honda, que domina cerca de 80% do mercado vietnamita de motocicletas, vendeu 2,6 milhões de unidades em 2024 e opera quatro fábricas no país.

Embora quase todos os seus modelos sejam movidos a gasolina, a empresa oferece atualmente dois modelos elétricos e enfrenta queda expressiva nas vendas desde o anúncio da medida.

Mercado em transformação e resposta vietnamita

O mercado de motocicletas no Vietnã, avaliado em US$ 4,6 bilhões, tem uma taxa de utilização próxima de 80% entre mais de 100 milhões de habitantes.

Mesmo sem impacto direto sobre os carros, as vendas de automóveis a gasolina caíram 18% em setembro em relação ao ano anterior, segundo dados da associação VAMA.

Enquanto as fabricantes japonesas analisam o futuro de suas operações, a empresa local VinFast registrou aumento de 55% nas vendas de motocicletas e bicicletas elétricas no segundo trimestre de 2025, alcançando quase 70.000 unidades vendidas.

Até o momento, o governo vietnamita não respondeu formalmente às preocupações japonesas, mas reforçou que a restrição é essencial para melhorar a qualidade do ar em Hanói.

O primeiro-ministro Pham Minh Chinh afirmou que o país busca cooperação internacional para reduzir emissões e que pretende adotar um roteiro compartilhado de transição. A Cidade de Ho Chi Minh também planeja restrições semelhantes nos próximos anos.

Mudança política no Japão

Paralelamente, o Parlamento japonês nomeou Sanae Takaichi como primeira-ministra — a primeira mulher a ocupar o cargo.

Takaichi lidera um governo de coalizão que prioriza a estabilidade política e a manutenção de acordos com a oposição, o que pode influenciar futuras decisões sobre os interesses econômicos do Japão em mercados estrangeiros como o vietnamita.

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22/10/2025 20:03

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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